Questões de Concursos: Psicologia da Educação

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q850508 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Passagem PB Psicólogo, EDUCA, 2020

O âmbito educacional concentra discussões em torno da inclusão escolar, almejando a efetivação do direito à educação das pessoas público-alvo da Educação Especial na sala comum da escola regular. Esse direito foi possível mediante a formulação de legislações e de políticas públicas educacionais. A atuação do psicólogo no meio escolar é de sumas importância, devido:

I. O psicólogo escolar, profissional atuante em ambientes educacionais, também teve de redirecionar as suas práticas para as demandas que emergiram desse contexto.
II. A escola regular inclusiva e a sala de aula inclusiva trouxeram desafios aos professores, uma vez que o coletivo e o individual passaram a ganhar notabilidade no cotidiano escolar. Enfatizou-se, assim, a relevância dos professores como público-alvo de atuação do psicólogo escolar.
III. A Psicologia Escolar sofreu influência inicial francesa e norte-americana. No Brasil, a primeira metade do século XX foi marcada por um modelo clínico de intervenções direcionadas aos problemas de aprendizagem, utilizando os testes psicológicos como principal instrumento.
IV. Como atribuições do psicólogo escolar, tende a colaborar com a adequação nas práticas realizadas pelos professores com vista a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
V. A atuação do psicólogo escolar junto aos professores diante da Educação Inclusiva mostra-se relevante para a comunidade escolar, sendo professores e alunos os principais beneficiados.

Estão CORRETAS:

2 Q851607 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Massaranduba SC Psicólogo, FURB, 2020

Em ambientes escolares, psicólogos têm lidado com desafios como descontroles emocionais de estudantes e professores, dificuldades de aprendizagem, pouco interesse de estudantes e professores, pouco envolvimento dos adultos responsáveis por estudantes, estresse de docentes, sentimento de impotência frente aos alunos em inclusão, carências de recursos, inabilidades para lidar com as questões de sexualidade manifestadas por estudantes, gravidez precoce, consumo de drogas e outros mais. Nesse contexto, destaca-se como compromisso social da Psicologia na escola:

3 Q850882 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

Assinale a alternativa correta sobre o que falam as teorias cognitivistas acerca do desenvolvimento e de aprendizagem:

4 Q848046 | Psicologia, Psicologia da Educação, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

A respeito da articulação entre Psicologia Educacional e políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa correta:

5 Q848416 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

A abordagem da psicologia no âmbito da educação no Brasil se caracterizou como uma área de conhecimento e como um campo de prática social. Sobre essa afirmação é correto afirmar que:

6 Q848746 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Massaranduba SC Psicólogo, FURB, 2020

O contexto educacional concentra discussões a respeito da inclusão escolar, com vistas à efetivação do direito à educação para o público da educação especial na sala de aula da escola regular. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto aos indicadores que psicólogos e psicólogas, que atuam com educação inclusiva, utilizam para avaliar seus trabalhos:

7 Q847739 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A Entrevista Familiar Exploratória Situacional (EFES) pode ser definida pelo psicopedagogo como uma sessão conjunta com

8 Q847619 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede a aprendizagem, implica uma temática muito complexa. Para Alicia Fernández, esse saber só é possível com uma formação orientada sobre três pilares:

9 Q848559 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A sigla ECRO significa Esquema Conceitual Referencial Operativo, proposta pela epistemologia convergente como unidade operacional, que possibilita o psicopedagogo construir seu fazer

10 Q150466 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.