Questões de Concursos: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q896523 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Fantova (2005) enfatiza competências na prática psicopedagógica, como a capacidade de gerir problemas, a capacidade de negociação, a gestão adequada da informação, a capacidade de adaptar-se a contextos mutantes, a autonomia e a responsabilidade, a atitude construtiva e tolerante, no sentido de colaborar com processos de ensino e aprendizagem mais inclusivos. Portanto, é CORRETO afirmar que:

2 Q900226 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor em Atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

A escolha da profissão é um processo evolutivo (Super, 1957, citado por Sparta, Bardagi & Teixiera, 2006) que, se realizada de forma consciente e planejada, interfere positivamente na qualidade de vida. A maioria das pessoas, entretanto, faz escolhas profissionais conhecendo muito pouco sobre a totalidade das atividades de trabalho, o que pode ser reflexo da ausência de uma preocupação sistemática da escola ou da família em ensinar a filhos ou alunos habilidades de tomada de decisão (Bardagi, Lassance & Paradiso, 2003). Segundo Lehman (2005), 44,5% da evasão escolar nos cursos superiores é causada pela escolha mal realizada (...) A orientação profissional no contexto escolar, além de poder ter uma perspectiva preventiva, pode ser uma intervenção para a promoção de saúde, visto que pretende trabalhar, a partir das relações sociais do indivíduo, a compreensão e transformação delas, além de capacitá-lo a agir de modo a transformar a realidade que o cerca e superar os obstáculos que dela advêm (Bock & Aguiar, 1995). O Ministério da Educação do Brasil coloca a orientação profissional como um dos objetivos da escola.

(Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v2n1/v2n1a08.pdf. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)



Existem várias concepções sobre a escolha dos profissionais. Utilizando a classificação de Bock (2002), pode-se organizá-las em: teorias tradicionais (abordagem liberal); teorias críticas; e, teorias para além da crítica. Entre as propostas que podem ser agrupadas na última classificação, tem-se a abordagem sócio-histórica. Sobre a abordagem sócio-histórica durante o processo da Orientação Profissional (OP), analise as afirmativas a seguir.



I. Implica na capacidade de orientação no sistema de produção social, de forma que permite ao indivíduo compreender as questões relativas à sua inserção no trabalho social, os problemas éticos e as formas de participação social.


II. Deve aconselhar o indivíduo e informar sobre as oportunidades oferecidas pela sociedade, visando à sua integração no que se convencionou chamar “mundo do trabalho”, promovendo seu ajustamento a ele, inclusive com posterior acompanhamento.


III. A escolha deve ser consciente, ou seja, com pleno conhecimento de suas aptidões, características físicas e de personalidade, seus interesses, valores e aspirações sociais, e com o conhecimento das oportunidades que a sociedade oferece em termos de cursos, profissões e mercado de trabalho.


IV. Questiona a profissão como um banal meio de realização individual, enfatizando a responsabilidade social e coletiva de construção da sociedade que necessitamos e queremos, pela via da participação social efetiva, através do trabalho, e, ainda, possibilita ao aluno condições para o desenvolvimento da consciência política.



Está correto o que se afirma apenas em

3 Q896519 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Uma vertente científica pautada nas execuções educacionais, hoje muito utilizada na Psicopedagogia Institucional - Escolar, é a Psicanálise. Castelhano e colaboradores (2020) elencam que os conhecimentos desenvolvidos pelos meios psicanalíticos permitem a investigação e elucidação das questões atreladas à constante educativa, servindo de aporte teórico-prático ante as contingências das execuções pedagógicas. Para tanto, é CORRETO afirmar que:

4 Q896514 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A Psicopedagogia teve sua origem na Europa no século XIX, chegando ao Brasil por volta da década de 1970, sob a influência da Argentina. Para Anjos e Dias (2015, p. 02):

“[...] é entendida como uma ciência que propõe-se a buscar uma resposta para os conflitos na aprendizagem com técnicas de trabalho que podem ser desenvolvidas de maneira individual ou em grupo, para assim resgatar a vontade de aprender, de modo a observar quais fatores, possivelmente, podem contribuir ou não para o processo de ensino-aprendizagem.”

Nessa perspectiva, a Psicopedagogia pode atuar em várias áreas, dentre elas:

I- O(A) psicopedagogo (a) pode atuar na escola e na clínica.
II- O(A) psicopedagogo (a) não pode atuar na intervenção e construção de conhecimento científico.
III- O (A) psicopedagogo (a) pode atuar em empresas.
IV- O(A) psicopedagogo (a) pode atuar só com supervisão de um pedagogo e de um psicólogo organizacional.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

5 Q896521 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Para Cordié (1996, p. 23), “Não é preciso “fazer” nem impor nada quando o “saber” adquiriu o brilho do objeto do desejo para os pais, não é preciso imperativo algum para que a criança se apodere desse saber” . Para o autor, “dissociar o funcionamento intelectual de tudo aquilo que constitui o ser: afetos, libido, fantasmas, pulsões, desejos, modos de ser no mundo, [isto é], do conjunto das operações que comandam o nascimento do sujeito” (Cordié, 1996, p. 125). Seguindo a linha de raciocínio da relação entre Psicanálise e Psicogenética, é CORRETO afirmar que:

6 Q899343 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Torres e Fernandez (2001), a palavra disgrafia deriva, etimologicamente, dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), constituindo uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre os sintomas da disgrafia.

I. Traçados muitos grossos ou finos.
II. Ritmo da escrita excessivamente rápida ou lenta.
III. Caligrafia inclinada.
IV. Letras juntas, sobrepostas ou ilegíveis.

Está correto o que se afirma em:

7 Q882902 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A psicologia do desenvolvimento é importante para a aprendizagem porque ajuda a compreender como os processos cognitivos são adquiridos e maturados ao longo da vida. A partir da análise das alternativas, marque a opção CORRETA que afirma uma das suas finalidades.

8 Q896516 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Jorge Visca, considerado o pai da Psicopedagogia no Brasil, e autor da Epistemologia Convergente, compõe uma matriz de pensamento diagnóstico ancorado em três axiomas. Quais os axiomas CORRETOS considerados por Visca?

9 Q884690 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Instrutor Educacional, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024

O adolescente vivencia intensamente o processo de construção de sua identidade. A experiência vivida em família e a convivência com os pais, irmãos, avós e outras pessoas significativas é fundamental para seu desenvolvimento. Sobre esse processo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Uma atitude de oposição a seu modelo familiar e aos pais é sempre um problema e não faz parte inerente do processo de diferenciação em relação a estes e de construção de seu próprio eu.
( ) O desenvolvimento de sua autonomia acontece de modo crescente, mas o adolescente, em diversos momentos, precisará recorrer tanto a fontes sociais que lhe sirvam de referência (educadores, colegas e outras) quanto à referência e à segurança do ambiente familiar.

10 Q896522 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A intervenção psicopedagógica é um processo multidisciplinar e abrangente, cujo objetivo é apoiar e facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais de crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades no processo de aprendizagem. Nesse sentido, diferentes abordagens e modelos de intervenção podem ser utilizadas. Assim, é CORRETO afirmar que algumas abordagens comuns incluem:

I- Abordagem clínica, abordagem institucional, abordagem familiar e abordagem integrada.
II- Abordagem psicológica, abordagem sistêmica, abordagem neuronal e abordagem linguística.
III- Abordagem familiar, abordagem classificatória, abordagem emancipadora e abordagem problematizadora.
IV- Abordagem integrada, abordagem tecnicista, abordagem sociopsicológica e abordagem logoterápica.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.