Questões de Concursos: Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde

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1 Q851712 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Prefeitura de Abelardo Luz SC Psicólogo, GSA CONCURSOS, 2020

De acordo com o Parágrafo Único do Art. 17 da Lei nº 10.741/2003, não estando o idoso no domínio de suas faculdades mentais para optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável, e não havendo curador ou familiar conhecido, o médico deverá comunicar o fato ao:

2 Q835237 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Quanto ao direito de atendimento preferencial ao idoso, previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/ 2003):

3 Q903953 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a capacitação de profissionais, de acordo com o Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


Intensificar a capacitação dos profissionais de ___________, dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, com funções nas áreas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas ilícitas em todos os níveis de governo e estimular a criação de departamentos especializados nas atividades de combate às drogas no território nacional.

4 Q908982 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Segundo Amarante ((apud, MELO, 2012)), a Reforma Psiquiátrica pode ser caracterizada como um processo complexo, que abrange quatro dimensões principais:
Fonte: MELO, Anastácia Mariana da Costa. Apontamentos sobre a reforma psiquiátrica no Brasil / Notes about the psychiatric reform in Brazil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 84–95, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v4i9.68692. (Páginas 03-06.). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68692. Acesso em: 25 jun. 2024.


I- A dimensão teórico-conceitual diz respeito à construção de um novo paradigma no campo das Ciências Sociais, no que diz respeito ao olhar direcionado ao sujeito em sofrimento psíquico, que significa uma ruptura com o modelo biomédico e psiquiátrico tradicional.

II- A dimensão técnico-assistencial está ligada às formas de atendimento e capacitação dos profissionais de saúde mental para as novas formas de abordagem dos pacientes, determinadas pela Reforma Psiquiátrica.

III- A dimensão jurídico-política se situa no campo das tensões que foram trazidas pelas ações da Reforma Psiquiátrica e que produziram mudanças nas relações que são estabelecidas entre o Estado e a Sociedade no campo da saúde mental.

IV- A dimensão sociocultural, que traz à tona a construção de um novo lugar social para a loucura e para o sujeito louco, por meio do imaginário social e de sua relação com a sociedade.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

5 Q908983 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os profissionais de Psicologia desenvolvem suas atividades no serviço público em RAPS, SUAS, CREAS, CAPS, dentre outros espaços. Estas siglas denominam as estruturas ou locais de atendimento e suas nomenclaturas significam, na sequência:

6 Q884761 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Educador Social, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Tema: Repasse de informações sobre prevenção da exploração sexual. Qual é o objetivo do programa de repasse de informações sobre a prevenção da exploração sexual, nos estabelecimentos educacionais de ensino fundamental e médio, além dos espaços socioeducativos de atividades de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes:

7 Q884836 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Adultos com deficiência física enfrentam uma série de desafios psicológicos que podem influenciar sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Estudos nessa área têm explorado os aspectos psicológicos que afetam esses indivíduos, incluindo questões relacionadas à autoestima, autoimagem, ansiedade, depressão e estresse. Compreender esses aspectos é fundamental para desenvolver intervenções e políticas que promovam o apoio psicológico adequado e melhorem a qualidade de vida desses adultos. Quais são alguns dos aspectos psicológicos percebidos em adultos com deficiência física, de acordo com os estudos realizados:

8 Q884837 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Como o reconhecimento da deficiência está relacionado à interpretação subjetiva dos indivíduos sobre sua própria condição, segundo os estudos de Martins e Barsaglini (2011) e Resende e Gouveia (2011):

9 Q903952 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Conforme a Lei nº 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente, analisar a sentença.

A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento (1ª parte). Podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 anos inscritas nos cadastros de adoção, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa de apadrinhamento de que fazem parte (2ª parte).

A sentença está:

10 Q884838 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Para indivíduos com deficiência física, as relações familiares e sociais desempenham um papel crucial em seu bem-estar emocional, desenvolvimento pessoal e inclusão na sociedade. A família muitas vezes serve como um pilar de apoio, fornecendo amor, suporte emocional e assistência prática para enfrentar os desafios diários. Além disso, as interações sociais com amigos, colegas e comunidade são essenciais para promover a inclusão, a autoestima e o senso de pertencimento. Compreender o impacto positivo dessas relações é fundamental para criar ambientes mais inclusivos e apoiar o pleno desenvolvimento de indivíduos com deficiência física. Qual é o papel das relações familiares e sociais para indivíduos com deficiência física:
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