Questões de Concursos: Qualidade e produtividade

Prepare-se para a prova com questões de Qualidade e produtividade de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q186672 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

Com relação à qualidade e à produtividade nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, pois de nada adianta qualidade sem produtividade.

II. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes externos e os clientes internos.

III. A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos.

IV. No início da era industrial, a preocupação dos gestores estava voltada para os volumes de produção. Com o aumento da competitividade surgiu a medição da produtividade, que até a segunda guerra mundial era entendida como razão entre o volume produzido e o tempo gasto para esta produção.

V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída.

Está correto o que se afirma em

2 Q189167 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Em um debate sobre os custos da qualidade, um grupo de administradores chegou à correta conclusão de que

3 Q114399 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

O diagrama Ishikawa é uma ferramenta importante para o gestor no processo de tomada de decisão, porque

4 Q249707 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria. As causas de um problema podem ser agrupadas, a partir do conceito dos 6M, como decorrentes de falhas em materiais, em mão de obra, em máquinas, em meio ambiente, em

5 Q187367 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, CAERN, FGV

Após analisar diversas ferramentas da qualidade, uma determinada empresa optou por uma ferramenta que possui as seguintes características: i) liberação da criatividade; ii) ausência de julgamento prévio; iii) registro das ideias; iv) capacidade de síntese; e v) ausência de hierarquia durante o processo. A ferramenta que possui as características apresentadas é

6 Q190293 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

Entre as ferramentas de controle da qualidade, aquela que permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos é o

7 Q111225 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista de Finanças e Controle Desenvolvimento Institucional, MF, ESAF

Os indicadores de desempenho, como dados ou informações, preferencialmente numéricos, representam um determinado fenômeno e são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Aqueles que focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço (eficácia), medindo como o produto ou serviço é percebido pelos usuários e a capacidade do processo em atender aos requisitos desses usuários, são chamados:

8 Q191881 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, UFT, COPESE

A Administração da Qualidade é uma das abordagens mais significativas para o aprimoramento das operações nas organizações. Em linhas gerais, sua evolução ocorreu em três grandes Eras: da Inspeção, do Controle Estatístico da Qualidade e da Qualidade Total. A respeito dessa evolução, assinale a afirmativa INCORRETA.

9 Q100660 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

A maior parte dos princípios e práticas que suportam o TQM Gerenciamento da Qualidade Total deriva de contribuições de um grupo restrito de estudiosos. Tidos como mestres, ou gurus, o conhecimento de seu trabalho é requisito para qualquer esforço visando compreender e implementar o TQM nas organizações. Sobre os Gurus da Qualidade e seus pensamentos, é correto afirmar que:

10 Q158752 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

Assinale a alternativa correta sobre a Gestão da Qualidade Total.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.