Questões de Concursos: Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático

Prepare-se para a prova com questões de Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q914021 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, ServenteMerendeira, Prefeitura de Paverama RS, OBJETIVA, 2023

A vida de prateleira de um alimento pode ser aquele tempo entre a produção do alimento, sua embalagem e o tempo em que o alimento está apto ao consumo. A partir desse tempo, alterações podem ocorrer no alimento por diversas causas. Existem fatores externos que influenciam muito essas características. São eles:



I. Condições de armazenamento.

II. Micro-organismos.

III. Temperatura e umidade.



Está(ão) CORRETO(S):

2 Q896859 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o Falling Number, assinale a alternativa INCORRETA.

3 Q896872 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Algumas frutas e vegetais, quando amassados, cortados ou triturados, rapidamente se tornam escuros. Essa descoloração é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como:

4 Q896861 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o tratamento por filtração em membranas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. É utilizado um material semipermeável com microabertura de filtração, que permite a remoção de material particulado, macromoléculas, moléculas dissolvidas e íons dissolvidos.
II. Os processos sob pressão de fase líquida, microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração, osmose reversa e eletrodiálise podem ser usados para separar espécies micrométricas e submicrométricas.
III. A escolha da membrana independe das características da água a ser tratada e da qualidade desejada do efluente final.

5 Q896849 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Em determinadas condições, os açúcares redutores produzem pigmentos marrons que são desejáveis e importantes em alguns alimentos. Porém, outras vezes, esses pigmentos produzidos sob aquecimento ou durante longo tempo de armazenamento de alimentos que contêm açúcares redutores são indesejáveis. Em geral, o escurecimento de alimentos sob aquecimento ou durante a estocagem se deve a reações químicas entre o açúcar redutor, principalmente a D-glicose, e um grupo amina primário. Como é conhecida essa reação?

6 Q896850 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A reação de fotoxidação é um processo oxidativo dos ácidos graxos insaturados resultante da exposição à luz, oxigênio e fotosensores. A presença destes nos tecidos animal e vegetal, como a riboflavina, clorofila e mioglobina, dá início ao processo de transferência de energia para a reação de formação do peróxido. Em relação à reação fotoxidativa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Envolve a formação de radicais livres.
( ) É dependente da pressão do oxigênio.
( ) É inibida pela ação de receptores de oxigênio singlete, como betacaroteno e tocoferóis, mas não é afetada pela ação de antioxidantes.
( ) Não apresenta período de indução.
( ) Não provoca mudanças na insaturação da configuração cis para trans.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

7 Q896852 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

No processo de refino de óleos vegetais comestíveis, vários componentes menores são removidos com o intuito de melhorar a aparência, odor, sabor e estabilidade do produto. Essas substâncias incluem ácidos graxos livres, fosfolipídios, carboidratos, proteínas e produtos de sua degradação, água, pigmentos (carotenoides e clorofila) e produtos oriundos da oxidação de lipídios. As etapas de refino são: degomagem, neutralização, branqueamento, desodorização e, às vezes, hidrogenação. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as etapas de refino abaixo aos respectivos produtos formados a partir de tais processos.

Coluna 1
1. Degomagem ácida com H3PO4 – Remoção de: fosfolipídios, proteínas, amido, traços de metais.
2. Neutralização com NaOH – Remoção de: ácido fosfórico, fosfolipídios, compostos fenólicos, traços de metais.
3. Branqueamento com argila ativada – Remoção de: pigmentos (clorofila, caroteno, etc.), fosfolipídios, peróxidos, traços de metais, sabão, ácido fosfórico.

Coluna 2
( ) Ácidos graxos trans, cetonas e aldeídos, ácidos graxos livres, dímeros e polímeros, e traços do adsorvente.
( ) Ésteres de ácido fosfórico, ácidos graxos livres e ácido fosfórico.
( ) Sabão, diglicerídios e água.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

8 Q896848 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

De acordo com Damodaran, Parkin e Fennema (2010), sobre a Ciência dos Alimentos, analise as assertivas abaixo:

I. A química de alimentos é um dos tópicos principais da Ciência dos Alimentos e trata da composição e das propriedades dos alimentos, bem como das transformações químicas que eles sofrem durante a manipulação, o processamento e o armazenamento.
II. É um ramo das Ciências Biológicas e um tópico interdisciplinar que envolve basicamente Microbiologia, Química, Biologia e Engenharia.
III. O químico de alimentos não depende do conhecimento da Química, Bioquímica, Botânica, Zoologia e Biologia molecular para estudo e controle efetivos dos materiais biológicos usados como matéria-prima para a alimentação humana, mas é necessário que tenha formação na área de Nutrição.
IV. Trata de suas propriedades físicas, químicas e biológicas e de suas relações com estabilidade, custo, processamento, segurança, valor nutricional, salubridade e conveniência.
V. O interesse primordial dos químicos de alimentos inclui reprodução, crescimento e modificações que o material biológico sofre em condições ambientais compatíveis ou razoavelmente compatíveis com a vida.

Quais estão corretas?

9 Q905703 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Educação, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Quais as ações fisiológicas da água e dos eletrólitos, como o Na +, Cl –, HCO3 –, Ca++, K+ que são componentes da saliva?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.