Questões de Concursos Públicos: Química Inorgânica

Encontre aqui questões Química Inorgânica de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O composto inorgânico cuja fórmula é K3AsO4 é denominado:
A respeito das funções da química inorgânica e das reações químicas, assinale a opção correta.
O 3-fenil-propenal é uma substância responsável pelo odor característico de canela, que é a casca odorífera de uma árvore cujo nome científico é o Cinnamomum zeylanicum, muito utilizada como especiaria. Essa molécula possui a função orgânica
O elemento oxigênio aparece na estrutura de vários compostos orgânicos. A função orgânica oxigenada, que é caracterizada por um átomo de oxigênio unido por ligações simples a um átomo de hidrogênio e a um átomo de carbono de anel benzênico, é a(o)

Até meados do século XIX, as cirurgias eram realizadas sem anestesia, às vezes com a administração de quantidades apreciáveis de álcool, justificada pela crença de que o paciente ficaria entorpecido. Em 1846, William Morton conseguiu demonstrar que o éter dietílico podia ser usado para produzir inconsciência temporária durante os procedimentos cirúrgicos. Um problema dessa prática era o fato de o éter formar com o oxigênio do ar uma mistura explosiva, e qualquer choque entre os instrumentos metálicos cirúrgicos podia resultar em uma centelha e conseqüentemente em ignição. Outra substância usada como anestésico, o clorofórmio HCCl 3 foi considerado melhor que o éter, pois a recuperação era mais rápida e menos desagradável. No entanto, alguns pacientes morriam; apesar disso, os riscos associados eram considerados pequenos. A partir de 1857, o clorofórmio tornou-se o anestésico preferido para os partos sem dor, na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, o clorofórmio não é mais usado para tal fim.

Acerca das substâncias citadas no texto, julgue os itens a seguir.

O álcool que pode ser ingerido, a que o texto se refere, é o metanol ou álcool metílico.

Os polímeros - ou plásticos, como são mais conhecidos - são uma classe de materiais dos quais a sociedade do século XXI é bastante dependente. O emprego de materiais poliméricos na vida diária é cada vez mais significativo. Pode-se facilmente comprovar isso observando os inúmeros materiais que são fabricados utilizando compostos poliméricos, como, por exemplo, tubos de encanamento, canetas, sacos de lixo, roupas, eletrodomésticos etc. Sobre os polímeros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na polimerização de condensação, os monômeros não precisam apresentar ligação dupla entre carbonos, mas é necessária a existência de dois tipos de grupos funcionais nos dois monômeros diferentes.

( ) Tem-se como exemplo de polímeros lineares e ramificados o nylon, polietileno, policloreto de vinila e poliestireno.

( ) Policloreto de vinila é um polímero de condensação, termoplástico de rigidez elevada e excelente resistência química.

( ) O poliuretano é um elastômero. Após a vulcanização, o material é termofixo, possui baixa elasticidade e alta resistência à abrasão.

A sequência está correta em

Acerca das propriedades e reações características de hidretos, ácidos, hidróxidos, óxidos e sal, julgue os itens de 71 a 76. Os hidretos são compostos inorgânicos binários que apresentam o hidrogênio como o elemento mais eletropositivo.