Questões de Concursos: Reações Adversas

Prepare-se para a prova com questões de Reações Adversas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q477215 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia Cargo 7, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O uso desnecessário, assim como a utilização de fármacos em situações contra-indicadas, expõe pacientes a riscos de reações adversas a medicamentos (RAM) e intoxicações medicamentosas, constituindo, portanto, causa de morbidade e, inclusive, de mortalidade. Assinale a opção incorreta a respeito da RAM.

2 Q476421 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Na prática da farmacovigilância, quando o prescritor acompanha o paciente e detecta uma reação adversa a medicamento e, por vontade própria, realiza a notificação do caso à farmácia, significa que ele está realizando um procedimento chamado

3 Q476199 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em relação aos mecanismos de produção de reações adversas dos medicamentos, pode-se afirmar que

5 Q475650 | Farmácia, Reações Adversas, Analista, DPE RS, FCC

Um indivíduo apresentou perda de consciência e hipotensão arterial com necessidade de reposição volêmica, após duas horas da doação de sangue em um hospital público. O quadro pode ter correlação com a doação?

6 Q478377 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Paciente de 44 anos, sexo feminino, é internado em hospital de alta complexidade apresentando insuficiência hepática aguda com indicação de transplante hepático. Sabe-se que muitos fármacos podem alterar o funcionamento do fígado e causar lesão hepática. Para avaliar a relação causal entre o uso do medicamento e o surgimento do evento adverso, devem-se levar em consideração pontos importantes, EXCETO:

8 Q479206 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida, popularmente conhecida como “fumacê”. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar a proliferação dessas doenças. Um dos inseticidas mais utilizados na desinsetização é um organofosforado anticolinesterásico chamado malathiom. No entanto, a aplicação desse inseticida pode causar toxicidade em seres humanos, apresentando sinais bem característicos. Entre as manifestações típicas da intoxicação por malathiom, tem-se: salivação intensa, sudorese generalizada, broncorreia, falta de ar, bradicardia, vômitos e náuseas.

Considerando o uso do referido inseticida e os respectivos efeitos no organismo humano, julgue os itens a seguir.

Os efeitos periféricos observados na intoxicação com malathion são, tipicamente, resultantes da hiperestimulação simpática, mediada, principalmente, pela noradrenalina.

9 Q475116 | Farmácia, Reações Adversas, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Toxicologia é a ciência que visa estudar o efeito adverso de substâncias químicas sobre os organismos vivos e estabelecer o uso seguro dessas substâncias químicas. Acerca da toxicologia, julgue os itens que se seguem.

I Os efeitos tóxicos podem ser classificados como imediatos, crônicos, retardados, reversíveis, irreversíveis, locais ou sistêmicos.

II Os fatores mais importantes, que interferem diretamente na toxicidade das substâncias químicas, são os ligados ao agente químico e os relacionados à exposição a esse agente.

III No Brasil, existe uma resolução do Conselho Nacional de Saúde que estabelece diversos ensaios para definir a toxicidade aguda, subaguda ou crônica e os efeitos de teratogenicidade e embriotoxicidade.

IV Efeitos indesejáveis e efeitos adversos são sinônimos para as avaliações toxicológicas.

Estão certos apenas os itens

10 Q477185 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

Com referência aos fármacos usados nas afecções do sistema respiratório, julgue os itens subsequentes.

Taquicardia e arritmias cardíacas estão entre os efeitos adversos mais importantes dos fármacos broncodilatadores beta-adrenérgicos.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.