Questões de Concursos: Relação aluno

Prepare-se para a prova com questões de Relação aluno de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q325716 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta.

2 Q327304 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

No que se refere à participação da família na escola, assinale a alternativa correta.

3 Q323590 | Pedagogia, Relação aluno, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

4 Q329024 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

5 Q328816 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre professor e aluno na educação infantil, assinale a opção correta.

6 Q319733 | Pedagogia, Relação aluno, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.

I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.

II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.

III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.

IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.

V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.

A quantidade de itens certos é igual a

7 Q328721 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, SEDUC PA, FADESP

No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que

8 Q323044 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor

9 Q326246 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

Paulo Freire, em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, afirma que “quanto mais analisamos as relaç es educador-educandos na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que essas relações apresentam um caráter especial e marcante – o de serem relações fundamentalmente narradoras, dissertadoras”. (FREIRE, 1987, pág. 57) O autor afirma que a narração de que o educador é o sujeito que conduz o educando à memorização mecânica e os transforma em vasilhas. “Quanto mais vá enchendo os recipientes com seus depósitos, tanto melhor o educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão". (IDEM, pág. 58)

As características das relações entre professor e aluno descritas por Freire são pr prias do que o autor denomina ‘educação bancária’. Em oposição, o autor afirma que deve-se priorizar a dialogicidade enquanto essência da educação como prática de liberdade.

Segundo o autor, para haver um diálogo em que se estabeleça uma relação horizontal, é necessário evitar:

10 Q320280 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.