Questões de Concursos: Relações ecológicas

Prepare-se para a prova com questões de Relações ecológicas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q901894 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Os cupins consomem madeira e para auxiliar na digestão esses insetos possuem em seu sistema digestivo espécies de protozoários que são capazes de consumir a lignina e celulose, disponibilizando nutrientes para o cupim. A relação estabelecida entre os cupins e os protozoários é uma relação de:

2 Q906260 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

“Tanto na ____________________ quanto no ____________________, os resultados são semelhantes, isto é, o crescimento de qualquer das populações é menor ou nulo sem a presença da outra população. Quando se atinge um nível de equilíbrio as duas populações vivem juntas de uma forma estável, usualmente numa proporção definida.”

Sobre os tipos de relações interespecíficas, Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

3 Q890530 | Biologia, Relações ecológicas, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Um fiscal observou que um corpo hídrico natural estava coberto por inúmeros indivíduos de macrófitas aquáticas e algas. Verificou, ainda, que o local estava recebendo lançamentos antropogênicos (esgotos domésticos, detergentes, fertilizantes, pesticidas etc). Qual dos fatores presentes na água em questão está, muito provavelmente, associado ao “boom” populacional desses vegetais e algas?

4 Q906262 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Sociedade e colônia são exemplos de interação intraespecífica harmônica que podem apresentar várias características sobre a morfologia e funções de seus indivíduos. Sobre esse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Nas sociedades heteromorfas, os indivíduos são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as abelhas.
( ) As colônias que vivem fixas ao substrato, no ambiente marinho, são isomorfas e os indivíduos não apresentam divisão de trabalho; como exemplos temos os corais.
( ) Nas colônias heteromorfas (polimorfas), podem ocorrer várias formas diferentes de indivíduos; como, por exemplo, os seres humanos.
( ) Nas sociedades isomorfas, apesar de também haver divisão de trabalho, os indivíduos não são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as caravelas (Physalia sp.).

A sequência está correta em

5 Q904823 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Durante o período de férias, um estudante de Jaraguá observou os animais e as plantas da chácara da família. Havia um pomar com goiabeiras e ele percebeu a infestação de larvas em muitas goiabas. Enquanto pequenos pássaros se alimentavam dos frutos e larvas nos galhos das árvores, no solo havia porcos e galinhas ingerindo frutas em diferentes estados de amadurecimento ou decomposição microbiana. Considerando as observações feitas pelo estudante, assinale a alternativa correta acerca das relações ecológicas estabelecidas na cena descrita.

6 Q880922 | Biologia, Relações ecológicas, Técnico de Laboratório/ Área: Floresta, UFMT, UFMT, 2024

A coluna da esquerda apresenta os tipos de dispersão de sementes e a da direita, seu agente dispersor. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Ictiocoria

2. Saurocoria

3. Mirmecocoria

4. Mamaliocoria


( ) Formigas vegetarianas

( ) Répteis

( ) Mamíferos

( ) Peixes


Marque a sequência correta.




7 Q901211 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma discussão sobre a preservação dos recursos naturais e seus impactos globais, os alunos abordam a importância desses recursos para a sobrevivência das espécies e o equilíbrio ecológico. Analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa correta:

1. A água, recurso indispensável para a vida, participa de diversos processos bioquímicos, incluindo a regulação da temperatura corporal dos organismos e a manutenção da homeostase, além de ser essencial para o ciclo do carbono.

2. A atmosfera terrestre é responsável por manter o equilíbrio entre os gases envolvidos na respiração celular e a fotossíntese, enquanto ao mesmo tempo filtra totalmente os raios ultravioletas, eliminando sua incidência sobre a superfície terrestre.

3. Os solos férteis, além de fundamentais para a agricultura e a produção de alimentos, atuam diretamente no sequestro de carbono e na regulação dos ciclos hidrológico e nitrogenado, sendo igualmente importantes em áreas urbanas e rurais.

4. O ciclo do carbono é um processo dinâmico e interdependente, que envolve não apenas a troca de dióxido de carbono entre organismos vivos e o ambiente, mas também o armazenamento de carbono em reservatórios como oceanos e rochas, influenciando diretamente o regime climático.

5. As florestas tropicais, como a Amazônia, representam importantes reservas de biodiversidade, mas sua degradação impacta de forma limitada os ciclos biogeoquímicos globais, já que outras regiões do planeta podem compensar a perda desses ecossistemas.

Alternativas:

8 Q906509 | Biologia, Relações ecológicas, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Entre mexilhões de água doce, existem embriões que são incubados entre as lamelas das brânquias de peixes, onde se desenvolvem em larvas véliger altamente modificadas.
Essas larvas conhecidas como gloquídios, fixam-se à pele ou às brânquias do peixe por meio de ganchos mucosos pegajosos ou outros dispositivos de fixação. A maioria dos gloquídios não tem trato digestivo e absorve nutrientes do peixe por meio de células fagocitárias especiais do manto. Em geral, os tecidos do peixe formam um cisto ao redor do gloquídio. Por fim, a larva se torna madura, rompe o cisto e inicia sua vida adulta.
BRUSCA, R.C., MOORE, W., SHUSTER, S. M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed. 2018. Adaptado.
A respeito da relação ecológica a qual o texto se refere, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A redução da taxa de crescimento populacional das espécies de peixes é um possível dano provocado pelos gloquídios.
( ) A relação entre as larvas gloquídios e os peixes é interespecífica.
( ) A relação indicada no texto pode favorecer a dispersão dos mexilhões.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

9 Q898862 | Biologia, Relações ecológicas, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As relações que se estabelecem em uma comunidade podem ser do tipo intraespecíficas, quando ocorrem entre seres da mesma espécie, ou interespecíficas, quando há relações entre seres de espécies diferentes. Abaixo estão algumas relações interespecíficas, onde não há prejuízo para nenhum dos participantes, EXCETO em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.