Um relé eletromecânico de sobrecorrente instantânea, com ajuste de tempo definido (ANSI 50), possui duas bobinas de corrente, com entradas para corrente secundária de 1,0 [A] ou 5,0 [A], ajuste do multiplicador de corrente de pickup, ajuste do tempo definido, uma saída a relé de pickup, normalmente aberta, e uma saída a relé de trip, normalmente aberta. A respeito desse equipamento,
a) todas as bobinas de corrente devem ser ligadas para prover uma grandeza de polarização e uma grandeza de atuação para o equipamento.
b) a saída de pickup normalmente aberta se torna um contato elétrico fechado se a corrente em uma das bobinas do relé for superior à corrente ajustada no multiplicador de corrente de pickup. Assim que a corrente diminui, a saída de pickup volta a abrir.
c) o ajuste de tempo definido permite modificar o limiar de atuação de corrente do relé, permitindo seu ajuste para diferentes correntes de atuação, conforme a aplicação.
d) a saída de trip normalmente aberta se torna um contato elétrico fechado assim que o relé identificar uma situação de sobrecorrente, permanecendo fechada até que um usuário faça o reset ou desarme sua função de lockout (ANSI 86).
e) o ajuste do multiplicador de corrente de pickup permite a seleção de uma ou mais curvas de tempo versus corrente, conforme a necessidade de coordenação da atuação do relé, com características inversa, extremamente inversa e muito inversa.