Questões de Concursos: Semiologia e Semiotécnica

Prepare-se para a prova com questões de Semiologia e Semiotécnica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q366532 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Monitor I, SENAC PE, IPAD

A mudança de decúbito consiste em fazer variar a posição do paciente acamado, a fim de proporcionar maior conforto e evitar as complicações devido à imobilidade prolongada, como as contrações musculares e úlceras de pressão. Com relação ao posicionamento do paciente no leito, é correto afirmar:

2 Q360756 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Monitor I, SENAC PE, IPAD

A aplicação de calor (termoterapia) e frio (crioterapia) constitui um tratamento milenar. As aplicações externas objetivam ajudar as funções orgânicas e proporcionam conforto. Nos dias atuais, além de raios solares, água fria ou quente, vapor, compressas geladas e quentes, existem aplicações elétricas, raios infravermelhos, bolsas elétricas, duchas, etc. Sobre a aplicação de calor e frio, analise as afirmativas abaixo.

1. O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema

2. O calor seco é relaxante muscular e favorece a sedação.

3. O uso do frio é contraindicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Neste caso, é preferível usar calor.

4. O frio, nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.

5. A aplicação de calor ou de frio alivia a dor e diminui os espasmos musculares.

Estão corretas:

3 Q365601 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Monitor I, SENAC PE, IPAD

O preparo do corpo após a morte, que é um procedimento técnico realizado pela equipe de enfermagem, tem por finalidade:

4 Q366422 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Monitor I, SENAC PE, IPAD

As medidas antropométricas, técnicas utilizadas para medir o corpo humano (peso e altura) devem ser obtidas no ato da internação. Certas doenças ou tratamentos podem provocar oscilações rápidas e frequentes de peso, por retenção ou perda de líquidos do organismo. Nesses casos, há necessidade de controle mais frequente. Sobre as medidas antropométricas é correto afirmar.

5 Q362843 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Auxiliar de Enfermagem, UNIRIO RJ, COSEAC

As vias de acesso dos medicamentos permitidos aos profissionais de enfermagem são:

6 Q369229 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico de Enfermagem, Hemominas MG, IBFC

Considerando a sondagem nasogástrica, cabe ao profissional de enfermagem:

7 Q364032 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A pele é um órgão de proteção importante, capaz de manter a homeostase do indivíduo. Julgue os itens a seguir, acerca dos cuidados e da avaliação da integridade da pele.

No exame físico da pele, deve-se realizar a palpação, observando-se textura, umidade, temperatura, mobilidade, turgor e edema.

8 Q362766 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

O exame físico é uma ferramenta para a investigação e coleta de dados objetivos, enriquecendo o histórico de enfermagem. Esta ação exige um conhecimento teórico e prático por parte do(a) enfermeiro(a).

Com relação ao exame físico das estruturas respiratórias no tocante à ausculta pulmonar, pode-se afirmar, EXCETO.

10 Q367060 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Discussões relativos ao o planejamento da assistência e, mais especificamente, ao processo de enfermagem, refletem a busca do enfermeiro pelo cientificismo na profissão. Por meio da aplicação de um método planejado, a assistência de enfermagem torna-se mais científica e fundamentada. Quanto a esse tema, julgue os seguintes itens.

O processo de enfermagem tem como principal propósito oferecer uma estrutura para a satisfação das necessidades individualizadas do paciente, de sua família ou da comunidade. Esse processo é foco de discussão na enfermagem desde o século passado e, mais recentemente, ele tem sido considerado em cinco fases seqüenciais e inter-relacionadas.