Questões de Concursos: Serviços de referência

Prepare-se para a prova com questões de Serviços de referência de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q138141 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

Devido aos avanços nas tecnologias de informação e comunicação, o correio eletrônico deixou de ser utilizado como ferramenta nos serviços de referência em bibliotecas e em outros tipos de sistemas de informação.

2 Q132316 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

Um dos tipos de alerta ou notificação corrente consiste na impressão e na distribuição de resumos, que mantêm as pessoas informadas a respeito da bibliografia publicada recentemente em seu campo de interesse.

3 Q133667 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A entrevista é um dos métodos mais utilizados nos estudos de
usuários de unidades de informação. Acerca desse assunto, julgue
os seguintes itens.

Nos estudos de usuários, uma das desvantagens da entrevista é o custo, que é maior se comparado ao custo de aplicação de questionários.

4 Q132042 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A entrevista é um dos métodos mais utilizados nos estudos de
usuários de unidades de informação. Acerca desse assunto, julgue
os seguintes itens.

Por meio de métodos quantitativos, as entrevistas apontam com exatidão o número de empréstimos aos usuários.

5 Q131905 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

A avaliação do serviço de referência de perguntas e respostas é passível de realização por meio de métodos como o estudo participante.

6 Q131835 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

Na avaliação do serviço de notificação corrente, o critério de pertinência dos resultados do serviço aos requisitos dos usuários é dispensável, pois a disponibilidade de informação em vários formatos já é suficiente para avaliar esse serviço.

7 Q135965 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE PR, FCC

Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que

8 Q133864 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

Os produtores de bases de dados comercializam serviços de notificação corrente, como periódicos de resumos e índices, no formato impresso e eletrônico, diretamente para os usuários finais.

10 Q136198 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 18ª Região, FCC

Caracteriza-se pela comunicação direcionada, de forma individualizada, procurando manter os usuários informados sobre as últimas publicações de acordo com um perfil de interesses, e envolvendo a coleta e análise de informações segundo a sua relevância e a divulgação de dados. Trata-se do serviço de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.