Questões de Concursos: Sistema de votação

Prepare-se para a prova com questões de Sistema de votação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q456749 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Sobre a eleição para Presidente da República ou para Governador, é INCORRETO afirmar que

2 Q456014 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao sistema eleitoral brasileiro. Atualmente, no Brasil, as eleições para os cargos legislativos de ambas as casas do Congresso Nacional são realizadas por meio de sistema proporcional.

3 Q455946 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de

4 Q455988 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Técnico Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

De acordo com o sistema eleitoral vigente no Brasil, em uma eleição majoritária estão em disputa os cargos de

5 Q456402 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Investigador de Polícia, Polícia Civil BA, VUNESP

Suponha que, nas Eleições de 2018, candidataram-se ao cargo de Presidente da República X, Y e Z, respectivamente com 40 (quarenta), 45 (quarenta e cinco) e 50 (cinquenta) anos. Nesse caso, é correto afirmar que

6 Q456763 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Agente de Defensoria, DPE SP, FCC

No dia 1º de julho de 2009, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovou, em sessão extraordinária, o calendário das eleições gerais de 2010. A respeito dessa eleição é correto afirmar que

7 Q456973 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

A respeito da representação proporcional, considere:

I. Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de eleitores pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, e equivalente a um, se superior.

II. Determina-se para cada partido ou coligação o quociente partidário, dividindo-se pelo quociente eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração.

III. Se nenhum partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral, considerar-se-ão eleitos, até serem preenchidos todos os lugares, os candidatos mais votados.

Está correto o que se afirma APENAS em

8 Q455972 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Analista Judiciário, TRE MS, FCC

Considere as eleições para:

I. Senador.

II. Deputado Estadual.

III. Deputado Federal.

IV. Prefeito.

V. Vereador.

 Adota-se o princípio da representação proporcional

APENAS nas hipóteses indicadas em:

9 Q456962 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Analista Judiciário, TRE PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às regras que regulamentam as juntas eleitorais.

É atribuição das juntas eleitorais, entre outras, resolver as impugnações verificadas durante os trabalhos de contagem e apuração de votos.

10 Q456911 | Direito Eleitoral, Sistema de votação, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, IESES

Sobre os sistema eleitorais assinale a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.