Questões de Concursos: Sistemas de equilíbrio

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1 Q594106 | Química, Sistemas de equilíbrio, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue os próximos itens. Pela definição de Brønsted?Lowry, um ácido é uma espécie que tem a tendência de perder ou doar um próton e uma base é uma espécie que apresenta a tendência de receber ou adicionar um próton.

2 Q593727 | Química, Sistemas de equilíbrio, Soldado Bombeiro Militar de Manutenção, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Uma pedra de gelo a 0°C de massa desconhecida foi colocada em um recipiente contendo 100 g de água a 24°C. Considerando que não houve troca de calor com o meio externo e que ao atingir o equilíbrio térmico ainda restaram 40 g de gelo, então a massa de gelo colocada inicialmente no recipiente era de: (Considere: calor específico da água = 1,0 cal/g°C; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.)

4 Q594169 | Química, Sistemas de equilíbrio, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue os itens que se seguem. A relação entre as concentrações das espécies participantes de um equilíbrio químico pode ser expressa matematicamente por meio de uma equação que considera a concentração de cada espécie, independentemente de seu estado físico.

5 Q591410 | Química, Sistemas de equilíbrio, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue os próximos itens. Em meio aquoso, um ácido forte apresenta baixa tendência de transferir um próton a uma molécula de água, ou seja, a água apresenta baixa tendência de receber esse próton.

6 Q593582 | Química, Sistemas de equilíbrio, Profissional de Atividades Estratégicas, Conselho Regional de Química 4a Região SP, Instituto Quadrix

Com relação à velocidade de reação química, a fatores que a influenciam e a assuntos correlatos, julgue os itens de 95 a 100. As expressões da constante de equilíbrio são muito importantes porque permitem que os químicos possam prever a direção e a extensão de uma reação química. Contudo, uma expressão da constante de equilíbrio não fornece informações relacionadas à velocidade na qual o equilíbrio é alcançado.

7 Q591302 | Química, Sistemas de equilíbrio, Instituto Quadrix

Com base nos conceitos de equilíbrio químico, julgue os itens subsequentes. O equilíbrio químico ocorre quando há um equilíbrio dinâmico entre reagentes e produtos em uma reação química, ou seja, a condição na qual os processos direto e inverso ocorrem simultaneamente em velocidades iguais.

8 Q591201 | Química, Sistemas de equilíbrio, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue os itens que se seguem. O estado de equilíbrio da reação de uma pilha recarregável é deslocado pela passagem de corrente elétrica.

9 Q594852 | Química, Sistemas de equilíbrio

Uma certa quantidade de PCl5 gasoso foi aquecida a 25 °C num recipiente com 12 litros de capacidade, formando PCl3 gasoso e gás cloro. No equilíbrio, foi constatada a presença de 0,21 mols de PCl5, 0,32 mols de PCl3 e 0,32 mols de gás cloro. A constante de equilíbrio para a dissociação de PCl5, a 25 °C, é de:

10 Q592203 | Química, Sistemas de equilíbrio, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar DF, IDECAN

A ebulição, o congelamento e a conversão da grafita em diamante são exemplos de transições de fase, ou mudanças de fase sem mudança de composição química. Muitas mudanças de fase são fenômenos cotidianos comuns e a sua descrição é importante. Elas ocorrem quando um sólido se transforma num líquido, como na fusão do gelo, ou um líquido se transforma num vapor, como na vaporização da água em nossos pulmões. Sobre as transformações físicas, analise as afirmativas a seguir.

I. O hélio tem comportamento pouco comum nas temperaturas baixas. As fases sólida e vapor nunca estão em equilíbrio. O hélio sólido pode ser obtido, mas somente quando os átomos são forçados a se manterem juntos pela aplicação de uma pressão externa.

II. No equilíbrio, o potencial químico de uma substância é o mesmo em toda a amostra, qualquer que seja o número de fases presentes.

III. Uma diminuição de pressão eleva o potencial químico de qualquer substância pura, pois Vm > 0.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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