De acordo com Daflon e Sorj, “Qualquer pessoa familiarizada com os manuais e os
cursos acadêmicos de sociologia clássica é capaz de recitar de cor os pensadores canônicos. Os
mesmos autores são apontados como os pais fundadores das ciências sociais quase sem variações.
Apesar das inúmeras diferenças que os separam, os autores que compõem esse cânone possuem uma
característica comum: todos são homens. Em defesa dessa escolha, costuma-se dizer que a
subordinação e a opressão das mulheres ao longo do período crítico para o desenvolvimento das
ciências sociais foram tão profundas que isso impediu que elas se apoderassem dos meios necessários
para produzir e difundir pensamento. [...] a despeito de imensas dificuldades, houve efetivamente
uma produção intelectual significativa e impactante feita por mulheres no século XIX. Muitas delas se
esgueiraram pela margem de sociedades patriarcais para escrever e se fazer ler; foram ‘marginais’
ou mesmo ‘malditas’ em seu tempo. Outras foram intelectuais influentes, amplamente lidas,
difundidas e atuantes dentro dos mesmos círculos frequentados pelos autores tradicionais” (DAFLON,
V. T.; SORJ, B. Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de
Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021).
Em relação à perspectiva apresentada no trecho acima, analise as assertivas abaixo, assinalando V,
se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As autoras buscam recuperar elos e genealogias do pensamento de mulheres invisibilizadas no
campo da Sociologia.
( ) O argumento principal é de que acadêmicos de Sociologia não saberiam recitar de cor os
pensadores canônicos, caso se tratassem de mulheres.
( ) O texto sugere que as intelectuais do período foram marginalizadas por não abordarem temas de
interesse social à época.
( ) Questiona-se que a ausência de mulheres no cânone sociológico se explique exclusivamente pela
subordinação feminina socialmente mais profunda no período de surgimento da disciplina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – V.
b) V – V – F – F.
c) V – F – V – V.
d) F – V – F – F.
e) F – F – V – V.