Questões de Concursos Públicos: Solo

Resolva online questões de Solo para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q914572 | Geografia, Solo, Operador de Máquinas Leves, Prefeitura de Presidente Sarney MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2023

Podemos afirmar a respeito das classificações dos terrenos:

2 Q902226 | Geografia, Solo, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Com base nos conceitos básicos de Pedologia, analise o trecho abaixo:


“Pode ser considerado como um perfil de solo incompleto. Compreendendo apenas os horizontes A, E e B, os quais evidenciam as ações dos processos e dos mecanismos de formação dos solos. Embora a definição seja simples, é um conceito que, algumas vezes, ocasiona muita discordância no exame de solos no campo, devido à dificuldade de distinguir precisamente o seu limite inferior, isto é, quais características são influenciadas pelos processos pedogenéticos e pelos processos geoquímicos” (PALMIERI, F.; OLMOS ITURRI LARACH, J. Pedologia e Geomorfologia. In: GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B. (org.). Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996).


O trecho acima define o conceito de:

3 Q897719 | Geografia, Solo, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O solo pode sofrer degradação antrópica ou física que acaba diminuindo a capacidade da terra de suportar a agricultura e o pisoteio de animais.

Esse movimento do solo, de um lugar para outro, onde os principais elementos são o vento e o movimento de águas, é chamado de:

4 Q891502 | Geografia, Solo, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

Complete a frase com a alternativa CORRETA.

O relevo é formado pela atuação de agentes endógenos ou internos, referentes à (ao) ___________________, e agentes exógenos ou externos, que causam o ___________________ físico e/ou químico-biológico, que podem, por sua vez, desencadear a ___________________.

5 Q904560 | Geografia, Solo, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

No semiárido do Brasil, o uso do solo é predominantemente voltado para a agricultura de subsistência e a pecuária extensiva. Além disso, práticas como a agrofloresta e a implementação de sistemas de irrigação localizados estão sendo adotadas para melhorar a produtividade e a sustentabilidade do uso do solo, embora ainda enfrentem desafios significativos devido à degradação ambiental, variabilidade climática e a erosão hídrica. Sobre a erosão hídrica do solo no semiárido nordestino, assinale a alternativa CORRETA.

6 Q889994 | Geografia, Solo, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Explicar o que são fósseis é crucial para os alunos por vários motivos, tais como, compreensão da história da terra, estímulo à curiosidade e aprendizado científico, compreensão da biodiversidade passada, conexão entre ciências naturais e história: e promoção da curiosidade e observação. Tendo isso em mente, marque a opção que melhor define os fósseis:

7 Q914325 | Geografia, Solo, Secretário Auxiliar, MPEGO, MPE GO, 2023

Marque a alternativa correta a respeito da formação de rochas.

I – Rochas magmáticas são as oriundas do resfriamento do magma vulcânico.

II – As rochas formadas pela compactação de sedimentos são as ígneas.

III – Os três tipos de rochas são: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

IV – A rocha magmática submetida a alta pressão e temperatura se torna uma rocha metamórfica.

8 Q897979 | Geografia, Solo, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A erosão dos solos tem causas relacionadas à própria natureza, como a quantidade e distribuição das chuvas, a declividade, o comprimento e forma das encostas, e também à ação do homem, como o uso e manejo da terra que, na maioria das vezes, tende a acelerar os processos erosivos.

GUERRA, Antonio; MENDONÇA, Jane. Erosão dos solos e a questão ambiental. IN: VITTE, Antonio Carlos & GUERRA, Antonio José Teixeira (Orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012, p. 193.

A erosão dos solos é um dos principais impactos ambientais no Brasil tanto em ambiente rural como em ambiente urbano. Sobre o tema, podemos considerar que:

9 Q902626 | Geografia, Solo, Geografia, IFES, IF ES, 2024

Para a Geografia, em particular a Pedologia, o solo corresponde à parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Sobre esse tema, é correto afirmar:

10 Q900005 | Geografia, Solo, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Vieira (1975) afirma que o conteúdo “solos”, no âmbito da Geografia, para o ensino fundamental, é complexo por essência, por abranger conhecimentos que vão desde sua formação até sua eventual degradação. Nessa esteira de dificuldades a aula expositiva puramente mnemónica se mantém consolidada como prática recorrente.
DUPRAT, Ruan Felipe Tenorio. O ensino de solos como instrumento para a educação geográfica: importância, desafios e possibilidades metodológicas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.Disponível em: https://repositorio.ufpe.br /handle/123456789/48254. Acesso em: 17 jul.2024. Adaptado.

Com relação ao estudo do solo em Geografia, está correto o que se afirma em: