Questões de Concursos Públicos: Subestações e Equipamentos Elétricos

Encontre aqui questões Subestações e Equipamentos Elétricos de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Com relação a subestações e seus equipamentos elétricos, julgue os itens de 106 a 108.

Os transformadores de força usam óleo mineral ou líquidos isolantes sintéticos para isolação e para refrigeração. Apesar de outras formas de isolação e refrigeração terem sido testadas, os custos relativos as inviabilizaram sob o ponto de vista industrial.

Em relação a subestações e equipamentos elétricos, julgue os itens seguintes.

A principal diferença entre uma chave seccionada para abertura sem carga e um disjuntor, ambos instalados em uma subestação, consiste no fato de, no disjuntor, poder-se configurar a intensidade da sobrecorrente que o acionará, enquanto a chave seccionadora somente será acionada automaticamente quando um curto-circuito for detectado.

O projeto de um novo prédio comercial prevê que uma grande quantidade de carga elétrica será consumida, e que será necessária a instalação de uma subestação própria. Com relação a essa situação, julgue os itens subsecutivos. A equipe de eletricistas responsável pela montagem e manutenção da subestação necessitará de treinamento de segurança específico em sistemas elétricos de potência, conforme consta da norma regulamentadora NR10.

A escolha do tipo de subestação a ser construída depende de fatores como a função a desempenhar no sistema elétrico e o modo de instalação dos equipamentos em relação ao meio ambiente. As subestações em SF6 são utilizadas em centros urbanos densamente povoados.

Com relação aos demais tipos de subestações, a justificativa principal da escolha de uma subestação em SF6 nos centros urbanos é a redução

Uma rede trifásica equilibrada e simétrica alimenta uma carga também equilibrada, cuja tensão de linha é igual a 380 V. Sabe-se que a carga absorve potência de 3,8 kW com fator de potência unitário. A respeito do funcionamento da carga conectada à rede elétrica, julgue os itens que se seguem.

Se a carga estiver ligada em triângulo, a corrente de linha que é fornecida pela rede será aproximadamente igual a 3,3 A.

Com relação a subestações e seus equipamentos elétricos, julgue os itens de 106 a 108.

Quanto à sua função, as subestações são classificadas em transformadoras elevadoras e transformadoras abaixadoras. Subestações do tipo transformadoras elevadoras são as mais adequadas para suprir energia elétrica a uma indústria.

Em uma subestação industrial, a corrente que circula no secundário de um transformador de corrente, TC 300 – 5 A, é igual a 4 A, para uma carga especifica. Este TC apresenta um erro de relação de transformação devido a vários fatores, da ordem de 105%. Consequentemente, o valor da corrente, em ampères, que circula no enrolamento primário desse TC é igual a

Em um sistema de transmissão de energia elétrica, as subestações possibilitam opções para redução ou elevação dos níveis de tensão, ao mesmo tempo em que podem funcionar como suporte para controle do fluxo de potência reativa do sistema. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

O arranjo de subestação do tipo barra simples seccionada não é apropriado para sistemas de transmissão nos quais há necessidade permanente de fluxo de elevados blocos de potência, como ocorre em sistemas em extra-alta tensão, em 500 kV.

Julgue os itens subseqüentes, acerca de manutenção em sistemas de distribuição de energia elétrica.

Pontos sobreaquecidos na rede elétrica aérea são detectados pela equipe de manutenção por meio de binóculos.