Questões de Concursos Públicos: Tabela de Eventos

Encontre aqui questões Tabela de Eventos de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A sistemática de eventos contábeis utilizada pelos sistemas informatizados modernos é uma forma de automatizar a escrituração contábil. Assinale a opção falsa em relação à Tabela de Eventos utilizada no âmbito federal.

As codificações da Classificação Funcional Programática 0308033 e 1376456 correspondem, respectivamente, às despesas efetuadas com:

Considere os códigos de eventos a seguir:

54.0.437

10.0.012

20.0.033

61.0.100

Todos têm por característica comum o número O (zero) na 3ª posição, significando um:

Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que contém o significado correto do código de classificação da Despesa Orçamentária Pública.

A Tabela de Eventos, instrumento adotado pela contabilidade pública no âmbito federal, agrupa os eventos contábeis em classes segundo a natureza dos fatos a que eles se referem. Na liquidação de despesa para posterior pagamento utiliza-se, obrigatoriamente, os eventos das classes

Em relação ao plano de contas e à tabela de eventos da administração pública federal, julgue os itens seguintes.

A Secretaria do Tesouro Nacional é o órgão responsável pela elaboração do plano de contas na administração pública federal. A administração da tabela de eventos cabe à Secretaria de Orçamento Federal.

A contabilidade pública está estruturada dentro dos princípios fundamentais de contabilidade e dos princípios específicos do orçamento. Os atos e fatos são escriturados de forma automática pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), a partir da indicação do código numérico que representa o evento. Associado a cada evento, existe um roteiro para a contabilização dos atos e fatos, em que estão definidas antecipadamente todas as contas a serem debitadas e creditadas nas unidades gestoras envolvidas, relacionadas ao registro específico que se está por escriturar. Como praxe, a escrituração segue totalmente o método das partidas dobradas: a cada débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Além disso, no âmbito dos lançamentos da contabilidade pública e de acordo com a metodologia utilizada pelo SIAFI,

O ativo compensado controla a realização da receita orçamentária (subgrupo 1.9.1) e a dotação da despesa orçamentária (subgrupo 1.9.2). O passivo compensado controla a previsão da receita orçamentária (subgrupo 2.9.1) e a realização da despesa orçamentária (subgrupo 2.9.2).

De conformidade com a classificação de Despesa por Categoria Econômica, pertencem ao grupo 313200:

A Tabela de Eventos Contábeis, integrante do Plano de Contas Único da Administração Pública Federal, é estruturada em classes de acordo com as operações e documentos a que se referem. Nesse contexto, os eventos da classe 51, se utilizados na Nota de Lançamento (NL), exigem, para a retenção de obrigação, a utilização de evento da classe:

Com base na estrutura do Plano de Contas da Administração Pública Federal, a conta "Receitas Orçamentárias" identificada numericamente pelo código 6.1.1.0.0.00.00, pertence à seguinte classe/grupo/subgrupo: