Questões de Concursos: TANATOLOGIA FORENSE

Prepare-se para a prova com questões de TANATOLOGIA FORENSE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q173821 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Delegado de Polícia, PC SP, VUNESP

De modo geral, nos casos de morte de causa desconhecida, o cadáver deve ser encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) ou para o SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) respectivamente, quando a morte for decorrente de

2 Q218659 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Papiloscopista da Polícia Federal, PC SP, VUNESP

Em um exame necroscópico, o médico legista observou na região posterior da perna direita uma lesão arroxeada, com presença de infiltração hemática nas malhas do tecido decorrente de ruptura de vaso sanguíneo. Dessa análise, é correto afirmar que se trata de

3 Q204880 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Escrivão de Polícia Civil, PC MG, FUMARC

Uma criança de 4 anos começa a vomitar na frente de pais e tios, dentre outros familiares e amigos, vindo a falecer por um alimento “entalado na garganta”. A conduta CORRETA é:

4 Q215883 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Médico Legista, PC ES, INSTITUTO AOCP

A necropsia médico-legal, realizada por médico-legista, é “a perícia das perícias”. Sobre a necropsia médico-legal, assinale a alternativa correta.

5 Q172593 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Delegado de Polícia, PC SP, VUNESP

São os 3 fenômenos abióticos mediatos que ocorrem progressivamente após a morte. Algor (resfriamento), livor (manchas de hipóstase) e rigor (rigidez cadavérica). Destes, a rigidez generalizada pode ser observada

6 Q216530 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Médico Legista, PC ES, INSTITUTO AOCP

Técnicas cronotanatognósticas compreendem a observação de modificações e fenômenos que se instalam progressivamente no cadáver que possibilitam estimar um lapso temporal desde o momento da morte. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

7 Q177419 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Delegado de Polícia, PC SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um homem de quarenta e cinco anos de idade morreu após se engasgar com um pedaço do sanduíche que comia em uma lanchonete. Ele estava na companhia do seu cunhado, que não conseguiu ajudá-lo a retomar o fôlego. Os empregados da lanchonete acionaram o socorro médico, mas não houve êxito na tentativa de evitar a morte do homem.

Considerando essa situação hipotética e os diversos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Se o socorro médico tivesse chegado uma hora após o óbito do homem, seria possível constatar a rigidez completa do cadáver e a presença de livores de hipóstases fixados.

8 Q202980 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Escrivão de Polícia Civil, PC MG, FUMARC

Uma mulher comete tentativa de autoextermínio por ingestão de pesticidas. Por isso, ficou internada durante um mês antes do óbito, o qual se deu no próprio hospital onde fora atendida desde o início. O óbito se deu por infecção generalizada, decorrente de complicações da internação prolongada. Nesse caso, o corpo

9 Q215924 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Médico Legista, PC ES, INSTITUTO AOCP

Em relação ao procedimento de exumação, assinale a alternativa correta.

10 Q180190 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Delegado de Polícia, PC SP, VUNESP

A putrefação é o processo de decomposição da matéria orgânica por bactérias e pela fauna macroscópica, sendo um fenômeno destrutivo e transformativo, que acaba por devolvê-la à condição de matéria inorgânica. Alguns fatores podem influir e alterar esse processo, dentre eles a temperatura ambiente.
Podemos então afirmar corretamente que temperaturas
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.