Questões de Concursos: Tautologia e Contradição

Prepare-se para a prova com questões de Tautologia e Contradição de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q340355 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, VUNESP

Um enunciado é uma tautologia quando não puder ser falso. Assinale a alternativa que contém um enunciado que é uma tautologia.

3 Q342464 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Analista de Sistemas Prova 2, CVM, FCC

X e Y são dois números naturais compreendidos entre 12 e 32. Ao efetuarmos a divisão de X por Y em uma calculadora obtivemos como resultado o número 1,1818182. Podemos afirmar então que o valor de X+Y é igual a

4 Q343043 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Analista Judiciário, TJPR PR, TJ PR

Qual das alternativas a seguir apresenta uma contradição?

5 Q342673 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Indique a alternativa que representa uma tautologia.

7 Q341525 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Auditor Fiscal Tributário Municipal I Prova 3, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considere a seguinte proposição:

"Se um Auditor-Fiscal Tributário não participa de projetos de aperfeiçoamento, então ele não progride na carreira."

Essa proposição é tautologicamente equivalente à proposição:

8 Q341844 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Analista Técnico II, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Proposições simples são simbolizadas por letras maiúsculas, e as proposições compostas são construídas com o uso de conectivos. Uma proposição composta, da forma AvB, é lida como "A e B" e é avaliada como V quando A e B são ambas V, e, nos demais casos, é F, uma proposição composta, da forma A÷B, é lida como "se A, então B" e é avaliada como F quando A é V e B é F, e, nos demais casos, é V. Uma proposição composta, da forma ¬A, é a negação de A e é V quando A é F, e é F quando A é V. Parênteses podem ser usados para agrupar as proposições e evitar ambigüidades. A partir dessas definições, julgue os itens a seguir. A proposição simbólica (AvB)÷(¬(A÷(¬B))) é sempre julgada como V, independentemente de A e B serem V ou F.

9 Q341122 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Considerando os símbolos normalmente usados para representar os conectivos lógicos, julgue os itens seguintes, relativos a lógica proposicional e à lógica de argumentação. Nesse sentido, considere, ainda, que as proposições lógicas simples sejam representadas por letras maiúsculas. A expressão (¬ P) v ((¬ Q) w R) ] ¬ ( P w Q) w ((¬ P) v R) é uma tautologia.

10 Q341886 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

Considere a proposição: Se meu cliente fosse culpado, então a arma do crime estaria no carro. Simbolizando por P o trecho meu cliente fosse culpado e simbolizando por Q o trecho a arma estaria no carro, obtém-se uma proposição implicativa, ou simplesmente uma implicação, que é lida: Se P então Q, e simbolizada por P ? Q. Uma tautologia é uma proposição que é sempre V (verdadeira). Uma proposição que tenha a forma P ? Q é V sempre que P for F (falsa) e sempre que P e Q forem V. Com base nessas informações e na simbolização sugerida, julgue os itens subseqüentes.

A proposição "Se meu cliente fosse culpado, então a arma do crime estaria no carro. Portanto, se a arma do crime não estava no carro, então meu cliente não é culpado." é uma tautologia.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.