Questões de Concursos: Tecnologias da informação

Prepare-se para a prova com questões de Tecnologias da informação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q604417 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

A interface é parte do sistema computacional utilizada pelo usuário para interagir física, perceptiva e conceitualmente com o sistema. Assinale a opção correta acerca de interface em bibliotecas digitais e sítios web.

3 Q603218 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Em relação à Web Semântica, analise:

I. Em linhas gerais, pretende dar significado às páginas web, gerando um ambiente em que as máquinas, e não somente as pessoas, compreendam o conteúdo da informação.

II. De acordo com seu idealizador, ela é uma outra Web, que funcionará em paralelo à Web atual.

III. As ontologias serão a língua franca da Web Semântica, definindo formalmente as relações entre termos e conceitos e servindo para garantir uma comunicação livre de ambiguidades baseada em conteúdo. Nesse sentido, mantêm semelhanças com os tesauros.

IV. Comparativamente, os tesauros são mais flexíveis e complexos que as ontologias, pois permitem que novos relacionamentos sejam estabelecidos entre os termos e porque podem ser redefinidos ou adaptados em determinados contextos, sendo que suas relações são extensíveis.

V. O padrão de metadados Dublin Core é o mais utilizado atualmente pelas comunidades desenvolvedoras de projetos na área da Web Semântica.

Está correto o que consta APENAS em

4 Q604160 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Basicamente existem duas formas de acesso à base de dados remotamente ou localmente. O termo on line é usado, na literatura de Biblioteconomia e Ciência da Informação, para designar uma forma de acesso remoto aos sistemas de recuperação da informação, via outras redes que não a

6 Q602626 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Biblioteconomista, Secretaria de Estado da Administração SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos níveis de atuação estratégica e operacional do gestor de unidades de informação.

As ações de coordenação e integração de esforços para a consecução dos objetivos da unidade de informação ocorrem no nível de atuação operacional do gestor.

7 Q606466 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

A web tradicional foi desenvolvida para ser entendida pelos usuários, enquanto a web semântica está sendo projetada para ser compreendida pelas máquinas. No seu desenvolvimento, são usados, entre outros recursos,

8 Q602369 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista de Biblioteconomia, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de informação automatizados, julgue os itens de 138 a 142.

A interface operacional de um CD-ROM de buscas de informação deve apresentar instruções e avisos, terminologia coerente, leiaute na tela e mensagem de erro.

10 Q607744 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos recursos computacionais empregados no processamento das informações documentárias, julgue os itens subsecutivos.

A indústria da informação é hoje o setor que mais emprega nos países avançados, enquanto que a informática vem dando a sustentação tecnológica necessária à expansão e consolidação da referida indústria.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.