Questões de Concursos: Temas Contemporâneos Prepare-se para a prova com questões de Temas Contemporâneos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Temas Contemporâneos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q57235 | Pedagogia, Temas ContemporâneosNo que se refere à relação entre escola e família, assinale a opção correta. a) A escola e a família são responsáveis pela sistematização e organização dos conteúdos escolares, pois cabe a todos zelar pela aprendizagem dos filhos. b) As famílias devem acompanhar diariamente as tarefas de casa, e os professores devem zelar pelo cumprimento dos dias letivos estabelecidos no calendário escolar. c) A escola deve reduzir o número de reuniões de pais, porque é mais produtivo conversar individualmente com os pais dos alunos que apresentem algum problema; assim, juntos, podem construir uma solução. d) A família e a escola constituem os dois principais ambientes de desenvolvimento humano nas sociedades ocidentais contemporâneas, sendo importante o envolvimento dos pais nas atividades curriculares da escola. e) Família e escola têm os mesmos objetivos e as mesmas responsabilidades no que se refere à escolarização das crianças e jovens. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q57230 | Pedagogia, Temas ContemporâneosSegundo Costa & Silva, perante a lei, as drogas são divididas em dois grandes grupos: drogas lícitas e drogas ilícitas. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos e características atribuídos ao tema pelos autores. a) Drogas lícitas são legalizadas, produzidas e comercializadas livremente, sendo menos aceitas pela sociedade. b) Drogas ilícitas são as de comercialização proibida pela legislação, sendo aceitas pela sociedade. c) Em nossa sociedade, os principais exemplos de drogas lícitas são o cigarro e o álcool. d) Apesar de ser uma droga liberada, a droga lícita não é uma ameaça à saúde e causa dependência aos usuários. e) É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos com prescrição médica, cocaína, anorexígenos e anabolizantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q57228 | Pedagogia, Temas ContemporâneosA violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e tem sido investigada no Brasil há décadas, por manifestar-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Dentre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a a) física, a atitudinal e a emocional. b) verbal, a pessoal e a emocional. c) simbólica, a inibitória e a satisfatória. d) física, a verbal e a simbólica. e) verbal, a atitudinal e a consensual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q57231 | Pedagogia, Temas ContemporâneosPara SILVA (2010, p. 166) “nem todas as situações de violência que ocorrem nas escolas podem ser creditadas como sendo bullying. Por isso, para evitar equívocos na avaliação e no encaminhamento dos casos, devemos sempre considerar os critérios essenciais para efetuar o diagnóstico de bullying”. Consideram-se critérios para o diagnóstico de bullying, segundo a autora: I – A vítima tem que ser alvo de ataques de maneira repetitiva durante um determinado período de tempo. Isso corresponde a, no mínimo, duas vezes durante o ano letivo. II – Os ataques não têm qualquer motivação que possam justificá-los. III – Sempre existe um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, o que impede a defesa desta e a faz mobilizar uma série de sentimentos desagradáveis em torno da situação. IV – Os ataques têm sempre características de violência material e física. Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS: a) I, II e IV apenas. b) I e III apenas. c) I, II e III apenas. d) II e IV apenas. e) Todas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q57233 | Pedagogia, Temas ContemporâneosLeia o texto abaixo: “(...) também conhecida por timidez patológica, sofre de ansiedade excessiva e persistente, com temor exacerbado de se sentir o centro das atenções e de estar sendo julgado e avaliado negativamente. Assim, com o decorrer do tempo, tal indivíduo passa a evitar qualquer evento social, ou procura esquivar-se deles, o que traz sérios prejuízos em sua vida acadêmica, profissional e afetiva” (SILVA, 2010. p.27). Neste fragmento de texto, Ana Beatriz Barbosa Silva indica uma das consequências psíquicas e comportamentais da vítima de bullying. Assinale a alternativa CORRETA que identifica a consequência acima descrita pela autora: a) Sintomas psicossomáticos b) Transtorno do pânico c) Fobia social d) Fobia escolar e) Depressão Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q57229 | Pedagogia, Temas ContemporâneosSegundo Kupfer, em sua obra "Violência da educação ou educação violenta?", o professor brasileiro não encontra mais uma rede de sustentação simbólica que lhe assegure o suporte da autoridade no exercício da profissão. Sendo assim, a agressividade na escola pode apresentar-se como de três diferentes naturezas, quais sejam, a) concreta, real e intelectual. b) imaginária, real e simbólica. c) humana, física e simbólica. d) imaginária, intelectual e esportiva. e) simples, concreta e real. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q57237 | Pedagogia, Temas ContemporâneosMarque a alternativa que não pode ser considerada uma estratégia de prevenção ao uso de drogas na escola: a) Fazer dinâmicas de grupo, discussões, dramatizações e jogos que estimulem a reflexão dos alunos. b) Promover atividades como palestras e evitar as que estimulam o debate livre, mesmo que mediado ou facilitado pelo educador. c) Explorar a transversalidade do tema drogas, relacionando-o com a vivência dos alunos. d) Estimular a construção do conhecimento, levantando as dúvidas e as informações que os alunos têm sobre as drogas. e) Incentivar a reflexão, trazendo situações-problema sobre adolescentes que usam drogas exageradamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q57232 | Pedagogia, Temas ContemporâneosSegundo SILVA (2010, p.162), as escolas no enfrentamento do bullying, precisam desenvolver ações efetivas, tais como: I – Informar a família da vítima, após atendimento coletivo, para que a mesma busque meios legais de registro do fato ocorrido e sanções previstas na legislação. II – Reconhecer a existência do bullying (em suas diversas formas) e tomar consciência dos prejuízos que ele pode trazer para o desenvolvimento sócioeducacional e para a estruturação da personalidade de seus estudantes. III – Capacitar seus profissionais para a identificação, o diagnóstico, a intervenção e o encaminhamento adequado de todos os casos ocorridos em suas dependências. IV – Realizar a coleta de informações sobre o caso identificado, por meio de atendimentos coletivos dos alunos envolvidos no bullying. V – Conduzir o tema a uma discussão ampla, que mobilize toda a sua comunidade (e seu entorno) para que estratégias preventivas e imediatas sejam traçadas e executadas com claro propósito de enfrentar a situação. Assinale a alternativa CORRETA, segundo a autora: a) Estão corretas as afirmativas II, III e V apenas. b) Estão corretas as afirmativas I, II III e IV apenas. c) Estão corretas as afirmativas I, II e III apenas. d) Estão corretas as afirmativas I, III e V apenas. e) Estão corretas as afirmativas I, IV e V apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q57234 | Pedagogia, Temas ContemporâneosA violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social. É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação. Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a): a) aliança; b) valoração; c) avanço; d) convivência; e) pertinência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q57137 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPEAs diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo. A homoparentalidade destitui um dos princípios fundamentais da constituição de grupo familiar. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q57235 | Pedagogia, Temas ContemporâneosNo que se refere à relação entre escola e família, assinale a opção correta. a) A escola e a família são responsáveis pela sistematização e organização dos conteúdos escolares, pois cabe a todos zelar pela aprendizagem dos filhos. b) As famílias devem acompanhar diariamente as tarefas de casa, e os professores devem zelar pelo cumprimento dos dias letivos estabelecidos no calendário escolar. c) A escola deve reduzir o número de reuniões de pais, porque é mais produtivo conversar individualmente com os pais dos alunos que apresentem algum problema; assim, juntos, podem construir uma solução. d) A família e a escola constituem os dois principais ambientes de desenvolvimento humano nas sociedades ocidentais contemporâneas, sendo importante o envolvimento dos pais nas atividades curriculares da escola. e) Família e escola têm os mesmos objetivos e as mesmas responsabilidades no que se refere à escolarização das crianças e jovens. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q57230 | Pedagogia, Temas ContemporâneosSegundo Costa & Silva, perante a lei, as drogas são divididas em dois grandes grupos: drogas lícitas e drogas ilícitas. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos e características atribuídos ao tema pelos autores. a) Drogas lícitas são legalizadas, produzidas e comercializadas livremente, sendo menos aceitas pela sociedade. b) Drogas ilícitas são as de comercialização proibida pela legislação, sendo aceitas pela sociedade. c) Em nossa sociedade, os principais exemplos de drogas lícitas são o cigarro e o álcool. d) Apesar de ser uma droga liberada, a droga lícita não é uma ameaça à saúde e causa dependência aos usuários. e) É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos com prescrição médica, cocaína, anorexígenos e anabolizantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q57228 | Pedagogia, Temas ContemporâneosA violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e tem sido investigada no Brasil há décadas, por manifestar-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Dentre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a a) física, a atitudinal e a emocional. b) verbal, a pessoal e a emocional. c) simbólica, a inibitória e a satisfatória. d) física, a verbal e a simbólica. e) verbal, a atitudinal e a consensual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q57231 | Pedagogia, Temas ContemporâneosPara SILVA (2010, p. 166) “nem todas as situações de violência que ocorrem nas escolas podem ser creditadas como sendo bullying. Por isso, para evitar equívocos na avaliação e no encaminhamento dos casos, devemos sempre considerar os critérios essenciais para efetuar o diagnóstico de bullying”. Consideram-se critérios para o diagnóstico de bullying, segundo a autora: I – A vítima tem que ser alvo de ataques de maneira repetitiva durante um determinado período de tempo. Isso corresponde a, no mínimo, duas vezes durante o ano letivo. II – Os ataques não têm qualquer motivação que possam justificá-los. III – Sempre existe um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, o que impede a defesa desta e a faz mobilizar uma série de sentimentos desagradáveis em torno da situação. IV – Os ataques têm sempre características de violência material e física. Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS: a) I, II e IV apenas. b) I e III apenas. c) I, II e III apenas. d) II e IV apenas. e) Todas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q57233 | Pedagogia, Temas ContemporâneosLeia o texto abaixo: “(...) também conhecida por timidez patológica, sofre de ansiedade excessiva e persistente, com temor exacerbado de se sentir o centro das atenções e de estar sendo julgado e avaliado negativamente. Assim, com o decorrer do tempo, tal indivíduo passa a evitar qualquer evento social, ou procura esquivar-se deles, o que traz sérios prejuízos em sua vida acadêmica, profissional e afetiva” (SILVA, 2010. p.27). Neste fragmento de texto, Ana Beatriz Barbosa Silva indica uma das consequências psíquicas e comportamentais da vítima de bullying. Assinale a alternativa CORRETA que identifica a consequência acima descrita pela autora: a) Sintomas psicossomáticos b) Transtorno do pânico c) Fobia social d) Fobia escolar e) Depressão Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q57229 | Pedagogia, Temas ContemporâneosSegundo Kupfer, em sua obra "Violência da educação ou educação violenta?", o professor brasileiro não encontra mais uma rede de sustentação simbólica que lhe assegure o suporte da autoridade no exercício da profissão. Sendo assim, a agressividade na escola pode apresentar-se como de três diferentes naturezas, quais sejam, a) concreta, real e intelectual. b) imaginária, real e simbólica. c) humana, física e simbólica. d) imaginária, intelectual e esportiva. e) simples, concreta e real. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q57237 | Pedagogia, Temas ContemporâneosMarque a alternativa que não pode ser considerada uma estratégia de prevenção ao uso de drogas na escola: a) Fazer dinâmicas de grupo, discussões, dramatizações e jogos que estimulem a reflexão dos alunos. b) Promover atividades como palestras e evitar as que estimulam o debate livre, mesmo que mediado ou facilitado pelo educador. c) Explorar a transversalidade do tema drogas, relacionando-o com a vivência dos alunos. d) Estimular a construção do conhecimento, levantando as dúvidas e as informações que os alunos têm sobre as drogas. e) Incentivar a reflexão, trazendo situações-problema sobre adolescentes que usam drogas exageradamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q57232 | Pedagogia, Temas ContemporâneosSegundo SILVA (2010, p.162), as escolas no enfrentamento do bullying, precisam desenvolver ações efetivas, tais como: I – Informar a família da vítima, após atendimento coletivo, para que a mesma busque meios legais de registro do fato ocorrido e sanções previstas na legislação. II – Reconhecer a existência do bullying (em suas diversas formas) e tomar consciência dos prejuízos que ele pode trazer para o desenvolvimento sócioeducacional e para a estruturação da personalidade de seus estudantes. III – Capacitar seus profissionais para a identificação, o diagnóstico, a intervenção e o encaminhamento adequado de todos os casos ocorridos em suas dependências. IV – Realizar a coleta de informações sobre o caso identificado, por meio de atendimentos coletivos dos alunos envolvidos no bullying. V – Conduzir o tema a uma discussão ampla, que mobilize toda a sua comunidade (e seu entorno) para que estratégias preventivas e imediatas sejam traçadas e executadas com claro propósito de enfrentar a situação. Assinale a alternativa CORRETA, segundo a autora: a) Estão corretas as afirmativas II, III e V apenas. b) Estão corretas as afirmativas I, II III e IV apenas. c) Estão corretas as afirmativas I, II e III apenas. d) Estão corretas as afirmativas I, III e V apenas. e) Estão corretas as afirmativas I, IV e V apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q57234 | Pedagogia, Temas ContemporâneosA violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social. É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação. Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a): a) aliança; b) valoração; c) avanço; d) convivência; e) pertinência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q57137 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPEAs diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo. A homoparentalidade destitui um dos princípios fundamentais da constituição de grupo familiar. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro