Questões de Concursos: Teoria em Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Teoria em Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q482973 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Em Geografia: pequena história crítica, Antonio Carlos Moraes (1981) aponta duas vertentes no movimento de renovação do pensamento geográfico: a Geografia Pragmática e a Geografia Crítica.

Estão dentre as ideias criticadas pela Geografia Crítica, EXCETO:

2 Q483351 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Discípulo de Pierre George, sua obra dá mais um passo na ruptura com o naturalismo. Autor do clássico Geografia do Subdesenvolvimento, de 1965, no qual a classificação dos países e regiões desenvolvidos e subdesenvolvidos e capitalistas e socialistas ganha um trato mais sistemático. Nessa perspectiva, o homem já não mais é visto segundo suas diferenças de ordem continental, o que os distingue são suas condições econômicas e sociais de existência, emanadas da capacidade de transformar e distribuir a riqueza vinda da ação sobre a natureza.

A que autor se refere o trecho acima?

3 Q482106 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

4 Q483229 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

Em seu texto de 1979, a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, Ruy Moreira afirma que a 

"formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história. (...) O que propomos é a construção de uma teoria do espaço que se fundamente em três categorias da totalidade, que são as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial."

MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p.76.

A proposta do autor reforça e é condizente com a Geografia

5 Q484177 | Geografia, Teoria em Geografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

Considerando abordagens conceituais e métodos de investigação, o geógrafo Aluizio Duarte afirma que as regiões podem ser consideradas como unidades espaciais em diferentes níveis de desenvolvimento ou modernização. Acrescenta que, num enfoque sistêmico, o conceito de região é visto como um subsistema, dentro de uma totalidade espacial, correspondendo à dimensão espacial de relações sociais contraditórias. A abordagem conceitual destacada acima refere-se à regionalização como

6 Q482182 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre as categorias de análise da geografia, é correto afirmar.

7 Q483127 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.” (HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

8 Q483865 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

9 Q483242 | Geografia, Teoria em Geografia, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) os itens a seguir. Atribuir o surgimento da geografia científica ? moderna ? a Carl Ritter e a Alexander Humboldt é fundamental, mas sem renegar o conhecimento geográfico produzido antes desses autores.

10 Q483086 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das diversas abordagens existentes acerca do conceito de território, julgue os itens que se seguem.

Na tradicional geografia política, espaço geográfico diferencia-se de território, por ser mais amplo e englobar também as áreas vazias que ainda não sofreram ocupação humana efetiva.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.