Questões de Concursos Públicos: Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências

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1 Q903270 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais:

I. O ensino de Ciências deve ampliar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como promover a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. II. O ensino de Ciências deve possibilitar que os alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. III. No ensino de Ciências, deve-se avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

Sobre as três afirmações acima apresentadas, é correto dizer que

2 Q898813 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Para desenvolver o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois irá promover a curiosidade e o interesse dos alunos, além de desenvolver o senso crítico e a leitura de mundo, pode-se utilizar uma variedade de métodos, exceto:

3 Q901204 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um experimento laboratorial, um grupo de alunos é desafiado a identificar diferentes substâncias com base em suas propriedades físicas e químicas. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A densidade é uma propriedade física da matéria que pode ser utilizada para identificar substâncias, uma vez que cada material possui uma densidade específica.

2. A reatividade química é uma propriedade química que descreve a capacidade de uma substância de reagir com outra, formando novos produtos.

3. A solubilidade de uma substância em água é uma propriedade física que independe da temperatura do meio.

4. A condutividade térmica é uma propriedade física importante para determinar a eficiência de materiais em conduzir calor, sendo utilizada na fabricação de dispositivos eletrônicos.

5. A cor de uma substância é uma propriedade química que pode ser utilizada para identificar reações químicas específicas.

Alternativas:

4 Q909832 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O ensino de Química é visto em geral como um assunto complexo, citado por muitos alunos como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de estudar. Compreende-se, então, que a educação inclusiva no ensino de Química é um grande desafio para o docente, devido à necessidade de abstrações para a compreensão de muitos conceitos e à adequação de ferramentas de linguagem que contemplem a compreensão desse estudante em especial.
Nesse contexto, qual exemplo de contribuição de metodologia que o professor de Química poderá empregar na sala de aula, de forma inclusiva, para alunos que têm deficiência intelectual?

5 Q898842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Ao iniciar o Ensino Fundamental, as crianças já possuem vivências sobre o mundo natural e tecnológico. Essas experiências devem servir como base para atividades que valorizem sua curiosidade e colaboração, aprofundando seu entendimento científico sobre temas como o mundo, o corpo, a saúde e o bem-estar, em consonância com os princípios das Ciências da Natureza.
É necessário destacar que, especialmente nos dois primeiros anos da escolaridade básica, quando o foco principal é o processo de alfabetização das crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado para:

6 Q909830 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em aulas de física para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, o professor, após avaliar as dificuldades dos estudantes de assimilar os conceitos de cálculos e suas abstrações, propôs diversos tipos de aulas, com metodologias para melhorar o nível de conhecimento de seus discentes. Nessas aulas, o professor trabalhou conceitos de física, sua explicação teórica, as relações com os cálculos matemáticos e qual a capacidade de interpretação do discente.
Considerando que o tema proposto era cinemática, o estudante que em sala de aula

7 Q905826 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de Ciências do 1º ano dos Anos Iniciais, uma professora preparou uma atividade em que as crianças localizavam, nomeavam e representavam, por meio de desenhos, as partes do corpo humano e mostravam seus desenhos aos colegas, explicando algumas funções básicas de forma oral. Depois, a professora pediu para que as crianças comparassem as características físicas entre elas, reconhecendo a cor da pele, dos olhos, dos cabelos, entre outras características visíveis, com vistas à valorização, ao acolhimento e ao respeito às diferenças. Os objetos de conhecimento envolvidos nesta aula são:

8 Q905482 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Por se tratar de uma área ampla de conhecimento, é fundamental que o componente curricular de Ciências da Natureza seja sistematizado de forma que os processos de aprendizagem conduzam à compreensão de como a própria ciência é produzida, enfatizando-a como uma maneira de obter conhecimento sobre o mundo por meio da interpretação dos fenômenos naturais, estabelecendo relações entre o ser humano, o ambiente e a tecnologia.
Dessa maneira, o aluno terá condições de estabelecer relações que envolvam natureza e tecnologia para uma melhor qualidade de vida.
Nessa perspectiva, a Base Curricular da Rede Municipal (RME) de Ensino de Palhoça propõe que o ensino do componente envolva mais ........................ e menos ............................ que copiem o professor, ou seja, torna-se necessária a abordagem como elemento central da formação.
O docente deve convidar os alunos, de forma intencional, para uma participação ativa – algo que está atrelado diretamente à questão do letramento científico, não bastando apenas testar os conceitos, mas também os construir coletivamente.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

9 Q909377 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões 1 e 2.

“Nas últimas décadas, o conceito de fonte histórica ampliou-se significativamente, e elas passaram a ser vistas como vestígios de diversas naturezas deixados por sociedades do passado.” (XAVIER, 2010, p. 1099). Dessa maneira, passaram a ser incorporadas nos estudos históricos diversas fontes, que não se restringem apenas à fonte escrita. Para Boschi (2007), dentre as fontes para pesquisas históricas, a mais utilizada é a fonte escrita, mas temos o relato oral, registros e a “[…] utilização do patrimônio cultural imaterial das coletividades”, a literatura, as imagens (BOSCHI, 2007, p. 36).

Analise as afirmativas abaixo:

1. Para tornar a aula mais atrativa, dinâmica e participativa, o professor de História poderá fazer uso de diversos procedimentos metodológicos, como montagem de sequências cronológicas; entrevistas e elaboração de textos escritos.

2. Nas últimas décadas, o conceito de fonte histórica ampliou-se significativamente, e vestígios de diversas naturezas deixados por sociedades do passado passaram a ser vistos como fontes para o estudo do passado.

3. Jornais ou revistas são uma fonte rica e diversa de conhecimento e, face à proximidade dos fatos que relatam, devem ser vistos como fontes fidedignas, pois não são marcados por questões ideológicas.

4. Os estudos históricos devem incorporar unicamente as fontes escritas, as mais utilizadas e as únicas capazes de documentos que “falarem” ao historiador.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

10 Q901203 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma aula de ciências, o professor enfrenta o desafio de manter os alunos engajados e garantir que compreendam conceitos complexos. Para isso, ele decide aplicar diferentes metodologias de ensino. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A abordagem por investigação é uma metodologia eficaz no ensino de ciências, pois estimula a curiosidadedos alunos e os incentiva a formular hipóteses e testar suas ideias.

2. O uso de modelos e simulações em sala de aula facilita a visualização de fenômenos abstratos, tornando o aprendizado mais acessível aos alunos.

3. A metodologia tradicional expositiva é suficiente para ensinar ciências, uma vez que a apresentação dos conteúdos de forma sequencial garante a compreensão por parte dos alunos.

4. A interdisciplinaridade no ensino de ciências promove a integração dos conhecimentos, permitindo que os alunos compreendam as conexões entre diferentes áreas do saber.

5. A avaliação formativa é inadequada para o ensino de ciências, pois não fornece feedback contínuo que possa auxiliar os alunos a melhorar seu desempenho.

Alternativas: