Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q902239 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas a seguir a respeito das práticas de ensino em Geografia a partir de uma perspectiva socioconstrutivista, conforme Cavalcanti (2012):


I. São “fórmulas de como dar uma boa aula” sem levar em consideração o espaço geográfico em que os professores e os alunos estão inseridos.


II. São treinamentos preparatórios que capacitam os estudantes para a realização de concursos vestibulares por meio da memorização de conteúdos.


III. São ações que propiciam atividade mental e física, levando em consideração as vivências dos alunos como uma dimensão do conhecimento.


Quais estão corretas?

2 Q903264 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte excerto de um artigo intitulado “A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver”, de Wildner Theves e Nestor André Kaercher (2020), que aborda exemplos práticos da vivência do espaço geográfico na perspectiva da criança:

“Uma menina indígena haverá de ter uma visão diferente de natureza de um infante urbano. São vivências espaciais distintas. Em julho, no Rio Grande do Sul, nossa circulação pelas ruas é menos convidativa do que no verão. Pense você seus exemplos! Meninas podem andar tão livres na rua como os meninos, sobretudo ao anoitecer? Por meio de exemplos e perguntas direcionadas aos alunos, a ação docente na mediação didática assume papel fundamental”.

Compreende-se que a criança não é uma “folha em branco”, tendo suas dimensões e percepções sobre o espaço geográfico e como este se organiza. Pensando a prática docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao ensino de Geografia, é correto afirmar que

3 Q898926 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A utilização eficaz de diferentes materiais didáticos, como livros didáticos, mapas, globos e imagens de satélite, é fundamental para o ensino de Geografia. Qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma abordagem integrada que potencializa a compreensão dos alunos sobre um tema geográfico específico?

4 Q904802 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Trata se de um componente educacional essencial e permanente da educação nacional e é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio ambiente, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. Ao considerar as informações do texto, e que esse componente será desenvolvido em todos os níveis e modalidades do ensino formal, assinale a alternativa que apresenta a modalidade de educação.

5 Q898848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Ao explorar o pensamento espacial e os métodos de pesquisa geográfica, os alunos podem entender as diferenças no uso de recursos, disputas geopolíticas e desigualdades socioeconômicas em diferentes contextos. O ensino de Geografia, fundamentado em valores éticos, promove o respeito à diversidade e incentiva a resolução de problemas cotidianos, em conformidade com as competências gerais da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que organiza o conteúdo em níveis crescentes de complexidade.
Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais, que expressam diferentes aspectos do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses conceitos operacionais.

6 Q898888 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando a Metodologia do Ensino de Geografia, qual das seguintes práticas pedagógicas é mais eficaz para promover a compreensão crítica dos alunos sobre as interações sociais e ambientais em diferentes contextos geográficos?

7 Q898930 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As metodologias ativas têm se destacado no ensino de Geografia por promoverem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Uma das abordagens que permite maior interação com o espaço geográfico e uma compreensão mais crítica do território é o uso de trabalhos de campo. Qual é o principal objetivo pedagógico de integrar o trabalho de campo às práticas de ensino de Geografia?

8 Q902987 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o desenvolvimento de habilidades e competências que são importantes para o pensamento espacial e o raciocínio geográfico. Assim sendo, em relação ao conteúdo mundo do trabalho, aprender as categorias geográficas é uma importante ferramenta para que o aluno possa

9 Q904561 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho desempenharam um papel fundamental na Geografia escolar. Uma das participações foi a elaboração do currículo do Colégio Pedro II. Sobre o papel de Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho na Geografia escolar, assinale a alternativa CORRETA:

10 Q898929 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No contexto do ensino de Geografia, desenvolver habilidades de leitura e escrita é essencial para a compreensão crítica de textos e a produção de conhecimento geográfico. Qual das alternativas a seguir apresenta uma técnica eficaz para promover essas habilidades entre os estudantes?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.