Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira

Prepare-se para a prova com questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q899804 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor Inglês, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Sobre a História do Ensino de Língua Inglesa no Brasil, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) Durante o período imperial, o ensino de línguas estrangeiras no Brasil estava mais voltado para o francês e o latim, línguas consideradas prestigiadas nas elites intelectuais da época. A influência do francês era evidente na cultura e nas ciências, sendo a língua internacional da diplomacia e das artes.
2. (__) A partir da Era Vargas, com a industrialização e modernização do Brasil, o inglês começou a ocupar um lugar de destaque, principalmente no campo econômico e tecnológico. O aumento das relações comerciais com os Estados Unidos, que se tornaram um dos principais parceiros econômicos do Brasil, demandou o aprendizado do inglês como uma necessidade prática para profissionais ligados ao comércio, à indústria e ao governo.
3. (__) O período após a Guerra do Paraguai marcou uma expansão do ensino de inglês no Brasil. Com a hegemonia da Inglaterra na ordem mundial, o inglês se consolidou como a língua da ciência, da tecnologia e da política global.

A sequência CORRETA é:

2 Q898940 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A criação de atividades pedagógicas que integram habilidades linguísticas (leitura, escrita, escuta e fala) é fundamental para o desenvolvimento completo dos alunos em uma língua. Sobre as estratégias para a prática integrada dessas habilidades, analise as alternativas e assinale a opção correta:

3 Q897001 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre o tema: Inglês como língua franca (ILF).

4 Q898648 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

De acordo com os preceitos legais, a área de Linguagens no ensino fundamental é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no ensino fundamental – anos finais, Língua Inglesa. Essa área de Linguagens deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas:

5 Q899806 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor Inglês, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A história do ensino de língua inglesa no Brasil passou por diversas transformações ao longo do tempo, influenciada por diferentes metodologias e abordagens. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de uma abordagem ou metodologia amplamente utilizada no ensino de língua inglesa no Brasil:

6 Q897869 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No que se refere a aspectos metodológicos, teóricos e práticos ligados à abordagem do ensino-aprendizagem da língua inglesa no Brasil, é correto afirmar:

7 Q897000 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Acerca do tema a Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Língua Inglesa, está correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.