Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

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1Q984708 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Podemos dividir o início da história hebraica em três grandes momentos: a era dos patriarcas, a era dos juízes e a era dos reis. A era dos juízes foi marcada pela regência de líderes escolhidos por Deus, que eram denominados juízes. O Primeiro juiz dos Hebreus foi:
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2Q984709 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as práticas religiosas que possibilitam criar formas de se relacionar com o sagrado e de alcançá-lo, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

__________ é um sistema objetivo de sentido pelo qual um passado e um futuro individuais são integrados em uma biografia coerente e no qual a pessoa emergente se localiza a si própria em relação aos outros, à ordem social e ao universo sagrado transcendente.
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3Q984710 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito das religiões sendo praticadas no mundo, o cristianismo possui algumas ramificações. Assim, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O Budismo é uma religião criada por Maomé, tendo como livro sagrado o Corão.
( ) Os Protestantes emergiram a partir das divergências de opiniões dentro da Igreja Católica com Martinho Lutero.
( ) O Catolicismo representa as pessoas que possuem como autoridade máxima o papa.
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4Q984711 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito das religiões afro-brasileiras, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As religiões afro-brasileiras surgiram após a junção da cultura de diversos povos africanos trazidos entre os séculos XVI e XIX, possuindo influências de religiões vindas da Europa, como o catolicismo.
( ) Como as religiões foram se formando em diversas regiões e estados do país, elas foram aderindo formas diferentes umas das outras, inclusive os nomes. Assim, temos nos dias de hoje o Candomblé e a Umbanda.
( ) As religiões afro-brasileiras possuem diferentes influências e denominações regionais. Entre as religiões, a reforma protestante, através de Martin Lutero, foi motivadora para as religiões afro-brasileiras.
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5Q984712 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Leonardo Boff, catarinense e filho de imigrantes italianos, teólogo, filósofo, escritor e professor, desde muito jovem trabalhou para uma conscientização das responsabilidades da Igreja Católica para com as questões sociais, especialmente para com a fome e a pobreza. Em relação à teologia da qual Boff é praticante, assinalar a alternativa CORRETA.
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6Q984713 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A Ética é um conceito amplamente discutido no ambiente acadêmico, contemplada em todas as áreas do conhecimento. No caso do contexto teológico, nos deparamos com a Ética Cristã ou Teológica mas, também, os propósitos estão diretamente ligados às discussões acerca da Ética Humanitária. A Ética é a parte da Filosofia dedicada a pensar sobre as ações humanas e seus fundamentos. Sendo assim, de acordo com a etimologia da palavra Ética, assinalar a alternativa CORRETA.
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7Q984714 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Quando os portugueses chegaram, o Brasil era habitado por milhões de indígenas de diferentes povos. Tomé de Souza recebeu, de Dom João III, um documento com diretrizes políticas, jurídicas e administrativas para o funcionamento do Governo Geral do Brasil. Sobre essas diretrizes, analisar os itens.

I. No documento, o rei afirmava que estaria povoando as terras do Brasil para converter os nativos à fé cristã.
II. As igrejas recém-construídas, as ermidas e os oratórios levantados, bem como as cruzes fincadas, marcavam o território português e o domínio sobre essas almas que tinham de ser conduzidas, ainda que à força, para Deus.
III. Embora a missão dos jesuítas fosse a catequese dos habitantes das novas terras, a obra que realizaram foi muito extensa, assentando as bases de uma nova nação, mediante a educação no Brasil.

Está CORRETO o que se afirma:
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8Q984715 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se o que se entende por mobilidade religiosa e trânsito religioso, analisar os itens.

I. A mobilidade religiosa se dá quando um fiel cristão católico frequenta, esporadicamente, reuniões de um centro budista, sem necessariamente se considerar um “católico-budista”.
II. Quando um fiel católico opta por abandonar sua fé católica e se declarar um budista, ele praticou o trânsito religioso.
III. O trânsito religioso é caracterizado por apresentar uma mudança dos modelos religiosos, do movimento ou da circulação de um ou vários indivíduos entre as mais diversas religiões.

Está CORRETO o que se afirma:
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9Q899854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A formação e a prática do professor de Educação Religiosa no Brasil são temas que envolvem a compreensão das diretrizes legais, éticas e pedagógicas que orientam a docência dessa disciplina. Considerando a natureza plural da sociedade brasileira e o caráter laico do Estado, o professor de Educação Religiosa deve atuar de forma inclusiva e respeitosa em relação às diversas tradições religiosas, assim como às visões de mundo não religiosas. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma prática pedagógica adequada para o professor de Educação Religiosa em uma escola pública.
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10Q899855 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A religião e a religiosidade são elementos centrais na constituição das sociedades, influenciando tanto as práticas sociais quanto as dinâmicas políticas e econômicas. No entanto, o modo como esses conceitos se manifestam varia significativamente de acordo com o contexto cultural e histórico. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:


I. A secularização, fenômeno observado em várias sociedades contemporâneas, implica necessariamente a diminuição da religiosidade individual, visto que a esfera pública se torna cada vez mais distante de valores religiosos.


II. A religiosidade popular muitas vezes se diferencia da ortodoxia religiosa, pois combina crenças e práticas religiosas oficiais com elementos locais e culturais, sendo um fenômeno típico em várias regiões da América Latina.


III. O fundamentalismo religioso surge como uma reação à modernidade, buscando restaurar práticas e doutrinas tradicionais, mas, paradoxalmente, pode adotar estratégias modernas, como o uso das mídias sociais para difusão de seus ideais.


IV. O sincretismo religioso é um processo de fusão de tradições religiosas distintas, como ocorre em muitas religiões afro-brasileiras, mas sua presença está limitada às regiões em que ocorreram intensos processos de colonização europeia.


A partir dessa análise, assinale a alternativa correta:

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11Q899856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A cultura religiosa de um povo é moldada por diversos fatores, incluindo suas tradições, rituais e crenças centrais. Considerando os padrões da cultura religiosa, analise as alternativas abaixo e identifique aquela que melhor destaca a interconexão entre religião, identidade cultural e comportamento social.
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12Q899857 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O mito e a espiritualidade estão profundamente interligados nas diferentes tradições culturais ao redor do mundo. Os mitos servem como uma forma de explicar a relação entre o humano, o divino e o cosmos, enquanto a espiritualidade aborda a experiência pessoal e a busca pelo sagrado. Considerando essa relação entre mito e espiritualidade, assinale a alternativa que melhor caracteriza o papel dos mitos na construção da espiritualidade.
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13Q899858 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As crenças e mitologias desempenham um papel essencial na formação de valores e comportamentos nas sociedades. Analise as alternativas a seguir e identifique a que melhor reflete a relação entre mitologia, moralidade e a identidade cultural de um povo.
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14Q899859 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A evangelização no período colonial brasileiro foi um processo central na consolidação do domínio europeu sobre as populações indígenas e africanas, desempenhando um papel fundamental na construção da sociedade colonial. Sobre esse processo, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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15Q899860 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A formação do professor de Educação Religiosa é um tema complexo que exige a compreensão da pluralidade religiosa e a neutralidade pedagógica. Nesse sentido, de acordo com a legislação educacional brasileira e as diretrizes para o ensino religioso, qual dos seguintes desafios representa a principal dificuldade para o docente em sua prática?
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16Q899861 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As igrejas, enquanto instituições religiosas, desempenham papéis sociais, políticos e culturais importantes ao longo da história. Elas moldam não apenas a vida espiritual, mas também influenciam questões de poder e organização social. Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:


I. As igrejas protestantes, ao se expandirem no Brasil ao longo do século XX, mantiveram um caráter exclusivamente religioso, evitando qualquer envolvimento direto com questões sociais ou políticas, especialmente em contextos de desigualdade.


II. A Igreja Católica, através da Teologia da Libertação, promoveu uma reinterpretação do cristianismo, propondo um engajamento ativo nas lutas sociais, particularmente na América Latina, o que lhe trouxe tanto apoio de movimentos populares quanto críticas internas.


III. A separação entre igreja e Estado, consolidada em diversas democracias modernas, garante que as igrejas, independentemente de sua denominação, não exerçam mais influência sobre políticas públicas, sendo limitadas a questões espirituais.


IV. As igrejas neopentecostais no Brasil têm desempenhado um papel crescente na política, especialmente por meio da formação de bancadas parlamentares evangélicas, que buscam implementar valores morais e éticos baseados em sua doutrina religiosa na legislação.


Assinale a alternativa CORRETA:

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17Q899862 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma análise comparativa das influências sociais da religião, considere os seguintes aspectos: a construção de identidades culturais, a coesão social e os mecanismos de controle social. Qual das alternativas a seguir melhor sintetiza a relação entre religião e religiosidade em contextos contemporâneos?
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18Q899863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No contexto das atitudes filosóficas, uma das características centrais é a capacidade de questionar crenças estabelecidas e buscar uma compreensão mais profunda da realidade. Considerando essa perspectiva, analise as seguintes afirmações sobre atitudes filosóficas:


I. A atitude filosófica se baseia na aceitação inquestionável de tradições e dogmas.


II. A curiosidade intelectual é uma manifestação da atitude filosófica, impulsionando a busca por novos conhecimentos.


III. O ceticismo é fundamental para a prática filosófica, pois permite a análise crítica das ideias.


IV. A reflexão autônoma e a argumentação racional são essenciais para o desenvolvimento de uma atitude filosófica.


Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas:

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19Q899864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em um curso de Formação de Professores, discute-se a importância da metodologia de ensino de Ciências da Religião. Qual das seguintes abordagens metodológicas é mais eficaz para promover uma compreensão crítica e interdisciplinar das diferentes tradições religiosas entre os alunos?
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20Q988715 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Ensino Religioso oferece aparatos para que o estudante compreenda conceitos básicos no campo das Ciências da Religião e na forma como a sociedade sofre influências das tradições, das culturas e das manifestações religiosas, respeitando a diversidade.

Sabendo disso, observe as afirmativas sobre a essência, orientação e competência da proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

1. A universalidade da discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões diante do universo religioso, é a essência que viabiliza a proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino;
2. O Ensino Religioso como objeto de estudo que reflete o compromisso de ensinar e aprender e compete a direção, em sintonia com a comunidade escolar e com a Matriz Curricular do Ensino Religioso, compor o currículo;
3. Os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são significativos para a compreensão da cultura em sua diversidade;
4. O Ensino Religioso é constituído como processo dialógico no currículo, isto é, acolhe e assume os iguais e atende a particularidade das religiões.

Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.
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