Questões de Concursos Públicos: Terapia Cognitivo Comportamental

Encontre aqui questões Terapia Cognitivo Comportamental de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em conta os conceitos de Petersen (2019) sobre a terapia cognitivo-comportamental no tratamento das compulsões mentais.
( ) Terapias de terceira onda, como mindfulness e terapia de aceitação e compromisso, já estão sendo testadas para compulsões mentais, com evidências de superioridade em relação à terapia cognitivo-comportamental com exposição e prevenção de resposta. ( ) Compulsões mentais incluem repetir palavras ou frases; rezar; argumentar mentalmente; repassar cenas, listas mentais, diálogos, fatos; substituir pensamentos ou imagens ruins por bons; fazer contagens e repetir números. ( ) A terapia cognitivo-comportamental com exposição e prevenção de resposta é a única terapia com suporte empírico para o TOC.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O foco e escopo de estudo da neuropsicologia tem por objetivo entender qual o papel dos sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais. O propósito da neuropsicologia é, portanto, generalizar ideias modernas concernentes à base cerebral do funcionamento complexo da mente humana e discutir os sistemas cerebral, circulatório, digestivo e muscular que participam na construção de percepção e ação, de fala e inteligência, de movimento e atividade consciente dirigida a metas. II. O estilo de questionamento usado na Terapia Cognitivo Comportamental baseia-se em uma relação empírica colaborativa e tem o objetivo de ajudar os pacientes a reconhecerem e modificarem o pensamento desadaptativo. O questionamento socrático consiste em fazer perguntas ao paciente que estimulem a curiosidade e o desejo de inquirir. Em vez de uma apresentação didática dos conceitos da terapia, o terapeuta tenta fazer com que o paciente se envolva no processo de aprendizagem. Uma forma especial de questionamento socrático é a descoberta guiada, por meio da qual o terapeuta faz uma série de perguntas indutivas para revelar padrões disfuncionais de pensamento ou comportamento.
Marque a alternativa CORRETA:
Levando em conta os conceitos de Medeiros e Hartmann Junior (2019) sobre Terapia de aceitação e compromisso, esse modelo terapêutico, dentro da terapia cognitivo-comportamental, é considerado de que geração?
Segundo Bunge, Gomar e Mandil (2012), o terapeuta cognitivo comportamental adota uma postura ativa nos tratamentos, cumprindo diversas funções. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando essas funções as suas características.
Coluna 1 1. Diagnosticador. 2. Consultor. 3. Treinador.
Coluna 2 ( ) Consiste em uma modalidade de trabalho colaborativo com o paciente na busca de soluções. ( ) É aquele que provê certas estratégias para aprender determinadas habilidades cognitivas e comportamentais para poder enfrentar as situações de conflito por si mesmo. ( ) Implica avaliar múltiplas fontes de informação (pais, irmãos, docentes, médicos e o paciente) para poder realizar uma síntese própria da situação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise as afirmativas a seguir:

I. O psicólogo deve realizar o cálculo do índice de rotatividade de uma organização bem como o cálculo do custo desta rotatividade. O índice de rotatividade deve ser acompanhado mensalmente, e analisado tanto em nível macro organizacional quanto em nível das equipes (setores da empresa). O índice adequado de rotatividade para uma empresa dever ser menor que 10% ao ano ou menor que 1% ao mês. Quanto ao custo total da rotatividade da equipe e/ou da organização, devem ser inclusos custos e tributos com rescisão/demissão (multas, fundo de garantia, aviso prévio, salários, férias, décimos terceiros, benefícios e impostos).

II. Nos casos de violência sexual em crianças, os testes psicológicos podem ter resultados que indicam a presença de sinais e sintomas que são observados com relativa frequência em vítimas de violência sexual. Destaca-se que os dados dos testes apenas mostram-se importantes e úteis quando confrontados e analisados com todas as demais informações obtidas na avaliação psicológica, pois não possibilitam estabelecer uma relação causal sobre a ocorrência da violência sexual.

III. O estilo de questionamento usado na Terapia Cognitivo Comportamental baseia-se em uma relação empírica colaborativa e tem o objetivo de ajudar os pacientes a reconhecerem e modificarem o pensamento desadaptativo. Nesse contexto, o questionamento socrático consiste em fazer perguntas ao paciente que estimulem a curiosidade e o desejo de inquirir. Em vez de uma apresentação didática dos conceitos da terapia, o terapeuta tenta fazer com que o paciente se envolva no processo de aprendizagem. Uma forma especial de questionamento socrático é a descoberta guiada, por meio da qual o terapeuta faz uma série de perguntas indutivas para revelar padrões disfuncionais de pensamento ou comportamento.

Marque a alternativa CORRETA: