Questões de Concursos: Tipos de Planos de Ensino

Prepare-se para a prova com questões de Tipos de Planos de Ensino de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q57732 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

Segundo Vasconcellos (2000), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções. "Segundo ele planejar é elaborar o plano de intervenção na realidade, aliando às exigências de intencionalidade de colocação em ação, é um processo mental, de reflexão, de decisão, por sua vez, não uma reflexão qualquer, mas grávida de intenções na realidade" (VASCONCELLOS, 2000, p.43). O planejamento na escola apresentar-se em tipos e níveis que são essenciais para a educação, dentre eles:

2 Q57737 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista.

O planejamento educacional se efetiva em três níveis distintos. São eles:

3 Q57736 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

Segundo a UNESCO, o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas. O plano, por sua vez, não se confunde com o planejamento porque

4 Q57735 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

De acordo com os estudos de Lopes (1991), é muito comum notarmos que o planejamento, na prática, acaba reduzido a uma ação mecânica e burocrática do professor. Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções primordiais do plano de aula.

5 Q57738 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar-se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

6 Q57731 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

"Tem contribuído para o retorno do planejamento no cenário acadêmico a atuação do governo federal na coordenação da Política Nacional de Educação. A forma como o Ministério da Educação tem assumido a função normativa, redistributiva e supletiva, tal como definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/1996), por meio dos Planos de Desenvolvimento da Educação e dos Planos de Ações Articuladas - PAR -, tem proporcionado uma perspectiva de planejamento fundamentada na resolução de problemas e compromissada com a execução de projetos na área da educação. Esses aspectos têm sido abordados por diversos autores na área, preocupados com as relações de cooperação entre os entes federativos, os pactos estabelecidos entre diferentes níveis da administração pública e a capacidade institucional de Estados e municípios para formular suas políticas e angariar recursos financeiros do governo federal." (FERNANDES e GENTILINI, 2014)

Na perspectiva posta por Padilha (1998) o tipo de planejamento que acima está sendo descrito é:

7 Q57726 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, CESPE CEBRASPE

Com relação à distinção entre planejamento e plano escolar, julgue o item subsequente.

O planejamento educacional é um processo contínuo que estabelece metas e diretrizes, haja vista a situação educacional presente e as possibilidades futuras.

8 Q57734 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

O plano de ensino é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos do componente curricular sejam atingidos, ou seja, o plano de ensino nada mais é do que a previsão dos conhecimentos e conteúdos que serão desenvolvidos na sala de aula, com a definição dos objetivos específicos, assim como, a seleção dos melhores procedimentos e técnicas de ensino, como também, dos recursos humanos e materiais que serão usados para um melhor ensino em função da aprendizagem dos alunos. Diante da afirmativa, as principais características de um plano de ensino são:

I. objetividade e realismo.
II. funcionalidade.
III. simplicidade.
IV. flexibilidade.
V. utilidade.

Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

9 Q57733 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino

Relacione os materiais do trabalho docente às suas características.

1. Metodologia de Ensino
2. Plano de Curso
3. Planejamento Curricular

( ) Está relacionado ao como o docente irá desenvolver as atividades e os conteúdos propostos nos diferentes instrumentos de planejamento.
( ) É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Essa modalidade de planejar é o instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante.
( ) É o instrumento de trabalho que tem como objetivo referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.  

10 Q57723 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue.

No plano de aula, o professor deve especificar o que será realizado na sala, buscando aprimorar a sua prática pedagógica, bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.