Questões de Concursos: Ventilação

Prepare-se para a prova com questões de Ventilação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q715696 | Arquitetura, Ventilação, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Considere que uma edificação com 12.000 m² de área, planejada para abrigar um órgão público, apresenta, entre outras, as características a seguir.

? Os subsolos para garagem, em dois níveis iguais, somam uma área de 5.000,00 m².

? Os dois pavimentos-tipo são ocupados com escritórios.

? A área do térreo em pilotis abriga um auditório com capacidade para 250 espectadores (300 m²), um foyer (150 m²), uma recepção (50 m²), uma caixa de escada, um espaço para a prumada de elevadores e um depósito que somam 100 m². O restante da projeção do pilotis ficou livre, sem vedações.

? O auditório, de planta trapezoidal, é semi-enterrado com um desnível de 1,00 m em direção ao palco.

? O pavimento de cobertura, que ocupa metade da área do pavimento-tipo, localiza-se no nível + 9,60. Os três níveis abaixo dessa cota, incluindo-se aí o pilotis, têm medidas de piso-a-piso idênticas.

? A outra metade do nível + 9,60 foi tratada de modo a receber um terraço aberto.

? A garagem está situada nos níveis – 3,00 m e – 6,00 m, considerando-se a cota de soleira com ± 0,00 no pilotis.

? O edifício tem 4 elevadores: dois para público e um de serviço, que atendem a todos os níveis; e um exclusivo para a diretoria, que liga o segundo pavimento (nível + 6,40) ao primeiro subsolo.

Em relação às características do edifício mencionado, julgue os itens a seguir.

Para determinar a potência do ar-condicionado do auditório, estima-se o volume de ar em 600 m³, considerando-se que o pé-direito médio é de 3,00 m.

2 Q715885 | Arquitetura, Ventilação, Arquiteto, TJPR PR, UFPR

A utilização do efeito ?chaminé? é uma das estratégias para melhorar a ventilação natural nas edificações. Sobre esse sistema, é correto afirmar:

3 Q716318 | Arquitetura, Ventilação, Arquiteto, UEC CE, FUNECE

A ventilação natural é muito importante para garantir o bem-estar e até a saúde nos ambientes, pois qualquer recurso artificial, embora possa refrescar, não tem um efeito tão completo. Sobre a ventilação natural, é coreto afirmar que

4 Q718931 | Arquitetura, Ventilação, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC

As fachadas tecnicamente conhecidas como ventiladas são compostas, do exterior para o interior, pelo revestimento

5 Q718696 | Arquitetura, Ventilação, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE

As trocas de calor que envolvem variações de temperatura são denominadas trocas secas, em contraposição à denominação de trocas úmidas, relativa às trocas térmicas que envolvem a água. Os mecanismos de trocas secas são convecção, radiação e condução. Atente ao que se diz a seguir sobre esses mecanismos:

I. Convecção é a troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás). As trocas de calor por convecção são ativadas pela velocidade do ar, quando se trata de superfícies verticais.

II. Radiação é o mecanismo de troca de calor entre dois corpos — que guardam entre si uma distância qualquer — através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica. Esse mecanismo de troca é consequência da natureza eletromagnética da energia, que, ao ser absorvida, provoca efeitos térmicos, o que permite sua transmissão sem necessidade de meio para propagação, ocorrendo mesmo no vácuo.

III. Condução é a troca de calor entre dois corpos que se tocam ou mesmo partes do corpo que estejam a temperaturas diferentes.

Está correto o que se afirma em

6 Q719339 | Arquitetura, Ventilação, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE

O uso da ventilação natural é um dos princípios básicos da arquitetura sustentável, ou da boa arquitetura, afinal o vento é um recurso natural, gratuito e renovável. Analise as seguintes afirmações sobre ventilação natural e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) A ventilação natural em ambientes é dissociável da orientação e da implantação do edifício no terreno.

( ) O vento predominante do inverno deve ser explorado para resfriar os ambientes quando necessário.

( ) O vento predominante do verão deve ser evitado, pois neste período do ano se quer evitar as perdas de calor da edificação para o exterior.

( ) Vegetação ou superfícies edificadas podem servir de barreiras de ventos. Quanto mais alta a barreira, menor a sombra de vento que ela produz.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

7 Q719911 | Arquitetura, Ventilação, Arquiteto e Urbanista, UFSB BA

A ventilação é uma das estratégias bioclimáticas mais eficientes para obtenção do conforto térmico nos espaços urbanos e arquitetônicos. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tamanho, a forma e a localização das aberturas para ventilação são os principais fatores determinantes da configuração do fluxo de ar no interior das construções.

( ) Para um mesmo tamanho de abertura localizada a barlavento, maiores taxas de ventilação são obtidas quando as aberturas situadas a sotavento do edifício são menores.

( ) Em uma construção térrea, a diferença máxima de pressão é obtida se as entradas de ar forem localizadas na região de maior pressão positiva das fachadas a sotavento, e as saídas na região de pressão negativa mais intensa nas paredes a barlavento.

( ) Para construções apresentando aberturas de entrada e saída iguais, a média da velocidade interna do ar é função da porosidade da construção, representada pela razão do total da área aberta dividido pela área da parede, independente da direção do vento.

Assinale a sequência correta.

8 Q718434 | Arquitetura, Ventilação, Analista de Infraestrutra, Secretaria da Ouvidoria, UECE

Considerando as principais funções da ventilação natural, atente aos itens listados a seguir:

I. manter o ambiente livre de impurezas e odores indesejáveis, e fornecer CO2 e reduzir a concentração de O2;

II. remover o excesso de calor acumulado no interior da edificação produzido por pessoas ou fontes internas;

III. resfriar a estrutura do edifício e seus componentes evitando o aquecimento do ar interno;

IV. facilitar as trocas térmicas do corpo humano com o meio ambiente, especialmente no inverno.

Correspondem a funções da ventilação natural os itens

9 Q720159 | Arquitetura, Ventilação, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fenômenos físicos da condução, convecção, radiação e evaporação, que subsidiam os princípios do desenho térmico, julgue os próximos itens.

A ventilação, fator preponderante para a existência do processo de convecção, pode ser viabilizada no projeto de arquitetura tanto por meio da posição das aberturas como pela criação do efeito chaminé nos telhados.

10 Q716727 | Arquitetura, Ventilação

O brise-soleil (uma expressão francesa cuja tradução literal seria quebra-sol, embora seja comum a utilização apenas da palavra brise em português) é um dispositivo arquitetônico utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, de forma a evitar aí a manifestação de um calor excessivo. Considerando uma edificação construída em Belo Horizonte, é correto afirmar que os brise
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.