Questões de Concursos: Vygotsky Prepare-se para a prova com questões de Vygotsky de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Vygotsky Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q243827 | Pedagogia, Vygotsky, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROMartha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como a) o processo de internalização do material cultural que molda o indivíduo, definindo limites e possibilidades de sua construção pessoal. b) a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural. c) uma postura diretiva e autoritária do sujeito que intervém, implicando uma volta à educação tradicional. d) o processo de internalização que se constitui de ações controladas a partir das situações de intersubjetividade. e) cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q194870 | Pedagogia, Vygotsky, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCCA zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente, a) a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos significados culturalmente estabelecidos. b) a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar. c) um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo de humanização e a constituição do cultural. d) o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como resultado da mediação social entre cultura e indivíduos. e) o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q899331 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024Para Lev Vygostski (1988), a “brincadeira é a principal atividade da criança, por ser a que mais possibilita aprendizagens e desenvolvimento, ao fazer com que ela aja para além do que é capaz de fazer sozinha no momento”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto? a) Zona de desenvolvimento proximal b) Zona de desenvolvimento real c) Zona de desenvolvimento potencial d) Zona de desenvolvimento natural Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q899335 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024Segundo Vygotsky (1994), “a aprendizagem precede o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, precisa compreender que a criança sempre está aprendendo e antes de desenvolver suas habilidades e capacidades, ela passa pelo processo de construção do conhecimento, na qual ela irá processualmente desenvolver o que foi___________”. A lacuna é preenchida corretamente por: a) aprendido b) ensinado c) praticado d) incentivado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q895034 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024“A concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado [...] estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural (sic) e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie”. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 61. O trecho acima trata sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, segundo Vygotsky. Em relação às contribuições atribuídas a esse estudioso para a educação escolar, é INCORRETO afirmar que a) o aluno deve ter autonomia na busca do conhecimento, deve ser deixado livre em sua interação com o meio para que possa amadurecer, sendo dispensável a intervenção do professor. b) o professor deve oferecer ajuda aos alunos a partir dos conhecimentos que eles já possuem, pois isso lhes permitirá atribuir significados aos novos saberes recebidos. c) o ensino proporcionado nas escolas deve apontar não para aquilo que o aluno já conhece ou faz, mas para o que não conhece suficientemente, mas é possível de ser conhecido. d) as aulas devem organizar-se a partir de desafios aos alunos, proposições de problemas e indagações e nunca como passagem de informações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q880732 | Pedagogia, Vygotsky, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024Sobre a Deficiência, Lev Vygotsky (1896-1934) afirmava que esta não pode ser definida pelas ausências funcionais, pois antes de ser uma deficiência orgânica é uma deficiência social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- O deficiente visual enfrenta obstáculos além da falta de visão. Os maiores impedimentos para uma pessoa com deficiência são as barreiras sociais, e a deficiência visual deve ser considerada primeiramente como uma deficiência social, antes de ser uma deficiência orgânica. II- A deficiência auditiva deve ser compreendida no contexto das interações sociais e das barreiras ambientais, e não apenas pelas limitações físicas ou funcionais individuais. III- A deficiência múltipla é apenas uma questão de limitações físicas ou mentais que podem ser corrigidas por intervenções de médicos e psicólogos especialistas. IV- Para superar as limitações impostas por uma deficiência, é essencial eliminar as barreiras sociais e criar condições que permitam a plena participação e inclusão do indivíduo na sociedade. V- As condições sociais e as atitudes em relação à deficiência desempenham insuficiente impacto na formação das experiências das pessoas com deficiência intelectual. É CORRETO o que se afirma em: a) I, II e IV apenas. b) I, II, III e V apenas. c) IV e V apenas. d) I, II, IV e Vapenas. e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q901134 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Sobre os estudos de Lev Vygotsky (1896-1934), analise as afirmativas abaixo: I. Na visão de Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor; II. Na relação dialética entre o sujeito e a sociedade, o homem modifica o ambiente, porém, o ambiente não pode modificar o homem; III. Para Vygotsky, o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, assim, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o segundo vem antes; Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar: a) Apenas a afirmativa I está correta; b) Todas as afirmativas estão corretas; c) Todas as afirmativas estão incorretas; d) Apenas a afirmativa III está incorreta; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q898698 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024Considerando a teoria de Lev Vygotsky sobre a mediação social na aprendizagem, como um(a) professor(a) de arte poderia aplicar esses conceitos em uma atividade prática para desenvolver a percepção estética dos alunos? a) Organizando uma exposição de arte onde os alunos observam as obras em silêncio para promover a introspecção. b) Solicitando que cada aluno produza uma interpretação visual individual de um mesmo tema, sem feedback dos colegas para que não haja bullying. c) Realizando uma atividade de criação coletiva, onde os alunos compartilham ideias, discutem significados e colaboram na construção de uma obra comum. d) Ensinando técnicas de pintura passo a passo, permitindo uma interação indireta entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q897970 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024Vygotsky enfatiza a importância do contexto sociocultural na formação da imaginação na criança e no adolescente. Segundo o autor, é correto afirmar que a criação é um processo de: a) herança genética em que cada forma que sucede é determinada pelas anteriores. b) herança histórica em que cada forma que sucede é determinada pelas anteriores. c) herança genética em que cada forma pode surgir de forma espontânea das anteriores. d) herança histórica em que cada forma pode surgir de forma independente das anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q887844 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Para Vygotsky, o conceito de _________________ corresponde à distância entre o conhecimento atual de cada aprendiz e o nível de desenvolvimento mais próximo-superior, que ele pode alcançar com a mediação dos docentes e colegas (mediação e interação ativas). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. a) zona de desenvolvimento proximal b) mediação assimétrica c) interação dialógica d) capacidade superior e) movimento cognitivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q243827 | Pedagogia, Vygotsky, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROMartha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como a) o processo de internalização do material cultural que molda o indivíduo, definindo limites e possibilidades de sua construção pessoal. b) a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural. c) uma postura diretiva e autoritária do sujeito que intervém, implicando uma volta à educação tradicional. d) o processo de internalização que se constitui de ações controladas a partir das situações de intersubjetividade. e) cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q194870 | Pedagogia, Vygotsky, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCCA zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente, a) a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos significados culturalmente estabelecidos. b) a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar. c) um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo de humanização e a constituição do cultural. d) o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como resultado da mediação social entre cultura e indivíduos. e) o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q899331 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024Para Lev Vygostski (1988), a “brincadeira é a principal atividade da criança, por ser a que mais possibilita aprendizagens e desenvolvimento, ao fazer com que ela aja para além do que é capaz de fazer sozinha no momento”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto? a) Zona de desenvolvimento proximal b) Zona de desenvolvimento real c) Zona de desenvolvimento potencial d) Zona de desenvolvimento natural Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q899335 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024Segundo Vygotsky (1994), “a aprendizagem precede o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, precisa compreender que a criança sempre está aprendendo e antes de desenvolver suas habilidades e capacidades, ela passa pelo processo de construção do conhecimento, na qual ela irá processualmente desenvolver o que foi___________”. A lacuna é preenchida corretamente por: a) aprendido b) ensinado c) praticado d) incentivado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q895034 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024“A concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado [...] estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural (sic) e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie”. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 61. O trecho acima trata sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, segundo Vygotsky. Em relação às contribuições atribuídas a esse estudioso para a educação escolar, é INCORRETO afirmar que a) o aluno deve ter autonomia na busca do conhecimento, deve ser deixado livre em sua interação com o meio para que possa amadurecer, sendo dispensável a intervenção do professor. b) o professor deve oferecer ajuda aos alunos a partir dos conhecimentos que eles já possuem, pois isso lhes permitirá atribuir significados aos novos saberes recebidos. c) o ensino proporcionado nas escolas deve apontar não para aquilo que o aluno já conhece ou faz, mas para o que não conhece suficientemente, mas é possível de ser conhecido. d) as aulas devem organizar-se a partir de desafios aos alunos, proposições de problemas e indagações e nunca como passagem de informações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q880732 | Pedagogia, Vygotsky, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024Sobre a Deficiência, Lev Vygotsky (1896-1934) afirmava que esta não pode ser definida pelas ausências funcionais, pois antes de ser uma deficiência orgânica é uma deficiência social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- O deficiente visual enfrenta obstáculos além da falta de visão. Os maiores impedimentos para uma pessoa com deficiência são as barreiras sociais, e a deficiência visual deve ser considerada primeiramente como uma deficiência social, antes de ser uma deficiência orgânica. II- A deficiência auditiva deve ser compreendida no contexto das interações sociais e das barreiras ambientais, e não apenas pelas limitações físicas ou funcionais individuais. III- A deficiência múltipla é apenas uma questão de limitações físicas ou mentais que podem ser corrigidas por intervenções de médicos e psicólogos especialistas. IV- Para superar as limitações impostas por uma deficiência, é essencial eliminar as barreiras sociais e criar condições que permitam a plena participação e inclusão do indivíduo na sociedade. V- As condições sociais e as atitudes em relação à deficiência desempenham insuficiente impacto na formação das experiências das pessoas com deficiência intelectual. É CORRETO o que se afirma em: a) I, II e IV apenas. b) I, II, III e V apenas. c) IV e V apenas. d) I, II, IV e Vapenas. e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q901134 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Sobre os estudos de Lev Vygotsky (1896-1934), analise as afirmativas abaixo: I. Na visão de Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor; II. Na relação dialética entre o sujeito e a sociedade, o homem modifica o ambiente, porém, o ambiente não pode modificar o homem; III. Para Vygotsky, o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, assim, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o segundo vem antes; Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar: a) Apenas a afirmativa I está correta; b) Todas as afirmativas estão corretas; c) Todas as afirmativas estão incorretas; d) Apenas a afirmativa III está incorreta; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q898698 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024Considerando a teoria de Lev Vygotsky sobre a mediação social na aprendizagem, como um(a) professor(a) de arte poderia aplicar esses conceitos em uma atividade prática para desenvolver a percepção estética dos alunos? a) Organizando uma exposição de arte onde os alunos observam as obras em silêncio para promover a introspecção. b) Solicitando que cada aluno produza uma interpretação visual individual de um mesmo tema, sem feedback dos colegas para que não haja bullying. c) Realizando uma atividade de criação coletiva, onde os alunos compartilham ideias, discutem significados e colaboram na construção de uma obra comum. d) Ensinando técnicas de pintura passo a passo, permitindo uma interação indireta entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q897970 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024Vygotsky enfatiza a importância do contexto sociocultural na formação da imaginação na criança e no adolescente. Segundo o autor, é correto afirmar que a criação é um processo de: a) herança genética em que cada forma que sucede é determinada pelas anteriores. b) herança histórica em que cada forma que sucede é determinada pelas anteriores. c) herança genética em que cada forma pode surgir de forma espontânea das anteriores. d) herança histórica em que cada forma pode surgir de forma independente das anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q887844 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Para Vygotsky, o conceito de _________________ corresponde à distância entre o conhecimento atual de cada aprendiz e o nível de desenvolvimento mais próximo-superior, que ele pode alcançar com a mediação dos docentes e colegas (mediação e interação ativas). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. a) zona de desenvolvimento proximal b) mediação assimétrica c) interação dialógica d) capacidade superior e) movimento cognitivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro