Questões de Concursos: Vygotsky

Prepare-se para a prova com questões de Vygotsky de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q243827 | Pedagogia, Vygotsky, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

2 Q194870 | Pedagogia, Vygotsky, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

3 Q899331 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para Lev Vygostski (1988), a “brincadeira é a principal atividade da criança, por ser a que mais possibilita aprendizagens e desenvolvimento, ao fazer com que ela aja para além do que é capaz de fazer sozinha no momento”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto?

4 Q899335 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Segundo Vygotsky (1994), “a aprendizagem precede o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, precisa compreender que a criança sempre está aprendendo e antes de desenvolver suas habilidades e capacidades, ela passa pelo processo de construção do conhecimento, na qual ela irá processualmente desenvolver o que foi___________”. A lacuna é preenchida corretamente por:

5 Q895034 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“A concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado [...] estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural (sic) e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie”.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 61.

O trecho acima trata sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, segundo Vygotsky.

Em relação às contribuições atribuídas a esse estudioso para a educação escolar, é INCORRETO afirmar que

6 Q880732 | Pedagogia, Vygotsky, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a Deficiência, Lev Vygotsky (1896-1934) afirmava que esta não pode ser definida pelas ausências funcionais, pois antes de ser uma deficiência orgânica é uma deficiência social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I- O deficiente visual enfrenta obstáculos além da falta de visão. Os maiores impedimentos para uma pessoa com deficiência são as barreiras sociais, e a deficiência visual deve ser considerada primeiramente como uma deficiência social, antes de ser uma deficiência orgânica.

II- A deficiência auditiva deve ser compreendida no contexto das interações sociais e das barreiras ambientais, e não apenas pelas limitações físicas ou funcionais individuais.

III- A deficiência múltipla é apenas uma questão de limitações físicas ou mentais que podem ser corrigidas por intervenções de médicos e psicólogos especialistas.

IV- Para superar as limitações impostas por uma deficiência, é essencial eliminar as barreiras sociais e criar condições que permitam a plena participação e inclusão do indivíduo na sociedade.

V- As condições sociais e as atitudes em relação à deficiência desempenham insuficiente impacto na formação das experiências das pessoas com deficiência intelectual.


É CORRETO o que se afirma em:

7 Q901134 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Sobre os estudos de Lev Vygotsky (1896-1934), analise as afirmativas abaixo:

I. Na visão de Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor;

II. Na relação dialética entre o sujeito e a sociedade, o homem modifica o ambiente, porém, o ambiente não pode modificar o homem;

III. Para Vygotsky, o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, assim, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o segundo vem antes;

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:

8 Q898698 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Considerando a teoria de Lev Vygotsky sobre a mediação social na aprendizagem, como um(a) professor(a) de arte poderia aplicar esses conceitos em uma atividade prática para desenvolver a percepção estética dos alunos?

9 Q897970 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Vygotsky enfatiza a importância do contexto sociocultural na formação da imaginação na criança e no adolescente. Segundo o autor, é correto afirmar que a criação é um processo de:

10 Q887844 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Para Vygotsky, o conceito de _________________ corresponde à distância entre o conhecimento atual de cada aprendiz e o nível de desenvolvimento mais próximo-superior, que ele pode alcançar com a mediação dos docentes e colegas (mediação e interação ativas).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.