Questões de Concursos Públicos: Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural

Resolva online questões de Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q900691 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

A Pedagogia Histórico-Crítica desenvolveu uma proposta de método filosófico de ensino baseada nosprincípios do desenvolvimento humano da psicologia vigotskiana. Neste prisma, afirmar que o educando atingiu o nível sintético é o mesmo que dizer que o educando:

2 Q897651 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

A Psicologia da Educação contribui significativamente para o processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Considere as seguintes afirmativas sobre a psicologia da educação e assinale a alternativa correta:
I - A teoria sociocultural de Vygotsky enfatiza o papel da interação social na construção do conhecimento, defendendo que as funções psicológicas superiores se originam nas relações sociais e são mediadas por ferramentas culturais.
II - A teoria de Piaget destaca a importância da experiência ativa da criança com o ambiente para a construção do conhecimento, enfatizando os estágios da linguagem infantil.
III - A abordagem comportamentalista, com foco no comportamento observável e mensurável, tem sido amplamente utilizada na educação para modificar comportamentos indesejáveis e reforçar comportamentos desejáveis.
IV - A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel propõe que a aprendizagem ocorre quando o novo conhecimento se conecta de forma arbitrária e substantiva com a estrutura cognitiva preexistente do aprendiz.
Estão corretas as assertivas:

3 Q901406 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na teoria de Vygotsky torna-se fundamental o papel do professor como mediador. Neste contexto, é CORRETO dizer que quando o aluno precisa da intervenção, ajuda do professor, de colegas ou de outro adulto para realizar tarefas propostas, encontra-se na:

4 Q898907 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo humano está intrinsecamente ligado ao contexto social e cultural em que o indivíduo está inserido. A aprendizagem é entendida como um processo dinâmico que envolve não apenas a aquisição de informações isoladas, mas também a interação ativa entre o indivíduo e seu ambiente sociocultural, onde as relações interpessoais desempenham um papel central. Nesse sentido, o desenvolvimento cultural individual ocorre através da participação em atividades socioculturais específicas, que promovem a troca de experiências e a construção de conhecimentos.
Sendo assim, Vygotsky entende o homem como:

5 Q882898 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

São várias as teorias de aquisição de conhecimentos. Analise as citações abaixo, e marque a opção CORRETA da citação que se refere à teoria socioconstrutivisma.

7 Q898847 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O pesquisador russo Vygotsky fez uma importante contribuição para o entendimento da aquisição de conhecimento. Segundo ele, o desenvolvimento das funções cognitivas da criança começa no ambiente familiar e depois se torna um processo individual. O que a criança consegue fazer sozinha é chamado de desenvolvimento real, enquanto aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outra pessoa é denominado desenvolvimento potencial.
O educador precisa identificar o nível em que a criança se encontra para, assim, propor atividades que a ajudem a avançar de um nível para outro, pois a distância entre esses dois níveis é chamada de:

8 Q904225 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois dos principais teóricos do desenvolvimento e aprendizagem, e suas contribuições têm influenciado profundamente a educação. Sobre as teorias de Piaget e Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA.

9 Q897349 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski conceitua que

10 Q901993 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Para a Psicologia Histórico-Cultural as estruturas de generalização, responsáveis por conferir características específicas à formação de conceitos, conformam três principais fases no desenvolvimento do pensamento, que são: