Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo humano
está intrinsecamente ligado ao contexto social e cultural
em que o indivíduo está inserido. A aprendizagem é
entendida como um processo dinâmico que envolve não
apenas a aquisição de informações isoladas, mas
também a interação ativa entre o indivíduo e seu
ambiente sociocultural, onde as relações interpessoais
desempenham um papel central. Nesse sentido, o
desenvolvimento cultural individual ocorre através da
participação em atividades socioculturais específicas,
que promovem a troca de experiências e a construção
de conhecimentos. Sendo assim, Vygotsky entende o homem como:
a) um ser limitado à capacidade biológica, onde a
cultura tem um papel secundário e apenas reforça as
informações previamente adquiridas, porém, o seu
pensamente o linguagem estão diretamente ligada as
aspecto sociocultural.
b) um ser determinado geneticamente, onde o ambiente
sociocultural exerce influência sobre seu
desenvolvimento cognitivo, uma vez que o
aprendizado é predominantemente hereditário mas
essencialmente sociocultural.
c) um ser autônomo, que desenvolve seu potencial
cognitivo principalmente através de experiências
individuais e reflexivas ou a partir do seu grupo
social, independente de aspectos genéticos e
diretamente ligado ao cultural.
d) um ser histórico e produto de um conjunto de
relações sociais, cuja aprendizagem se constrói pela
interação com o meio cultural e com outras pessoas,
formando uma cognição socialmente mediada.