As tarefas de edição e manipulação de imagens são realizadas em aplicativos específicos e dedicados, existem no mercado uma variedade de opções. Os recursos oferecidos são bastante semelhantes assim como a qualidade e a performance. As diferenças ficam por conta da vocação definida no projeto do software. Dessa forma, pode-se afirmar que:
a) entre os recursos disponíveis para edição e manipulação de imagens tanto vetoriais como “raster”, a mais importante é a de Camadas ou “Layers”. Com esse recurso, o trabalho para a definição de níveis de transparência e composição RGB é fundamental.
b) os recursos denominados Filtros são resultado de algoritmos que processam as imagens matematicamente. Dessa forma, só estão disponíveis em aplicativos cuja vocação é a de edição de imagens e não estão presentes em softwares como o Corel e outros, cuja vocação é baseada em imagem vetorial.
c) a inclusão de níveis de transparência em imagens de origem fotográfica somente é viável em aplicativos de vocação vetorial.
d) a edição de imagens cuja origem é fotográfica, conhecidas como imagens do tipo “raster” ou “bitmap”, é mais adequada em aplicativos como o Photoshop e o GIMP, pois possuem os melhores recursos para tal.
e) a separação dos canais de cores (R, G, B) e de transparência (Alfa) não é tarefa para os editores de imagem como o Photoshop ou o Corel, sendo necessário o uso de aplicativos gráficos específicos.