Questões de Concursos: Zika Vírus

Prepare-se para a prova com questões de Zika Vírus de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q59443 | Enfermagem, Zika Vírus

Considerando a relação entre a ocorrência de microcefalia e a infecção pelo vírus Zika, recomenda-se aos serviços e profissionais de saúde que estimulem as gestantes e mulheres em idade fértil, com possibilidade de engravidar, para se protegerem das picadas do mosquito Aedes aegypti, adotando medidas de segurança que incluem:

2 Q59439 | Enfermagem, Zika Vírus

Nas principais arboviroses de importância em saúde pública, a transmissão pode acontecer no momento do parto de gestantes virêmicas, muitas vezes provocando infeção neonatal grave. A transmissão vertical pode ocasionar aborto ou gerar malformações e diferentes manifestações clínicas no feto, nas infecções por:

3 Q59444 | Enfermagem, Zika Vírus

Além da Dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável por transmitir: Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

4 Q59445 | Enfermagem, Zika Vírus

O agente de combate a endemias executa um trabalho fundamental no desenvolvimento de ações como educação em saúde, mobilização comunitária com a finalidade de prevenir e combater endemias. São atribuições deste profissional relativo ao combate do vetor da Zika vírus, EXCETO:

5 Q59440 | Enfermagem, Zika Vírus

O tratamento para o Zika vírus é ______________. Isso quer dizer que não há tratamento específico para a doença, só para alívio dos sintomas. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.

6 Q59441 | Enfermagem, Zika Vírus

Após utilizar o oxímetro de pulso em um paciente portador do Zika vírus, e antes de utilizá-lo em outro paciente, o profissional de enfermagem deve realizar como processamento mínimo a

7 Q59438 | Enfermagem, Zika Vírus

Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença autoimune em que o sistema imunológico reconhece e ataca o sistema nervoso levando à lesão da bainha de mielina. Recentemente, por ocasião das epidemias por arbovírus transmitidos pelo Aedes Aegypti, vem se observando associação da SGB com a infecção prévia pelos vírus da Dengue, Chikungunya e, especialmente, o Zika Vírus (BRASIL, 2015). Quanto aos diagnósticos de enfermagem referentes ao paciente portador de SGB, segundo taxonomia NANDA–I, é correto afirmar, exceto:

8 Q59446 | Enfermagem, Zika Vírus

O Ministério da Saúde em 2015 lançou um Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Este plano constitui-se de alguns eixos fundamentais, EXCETO:

9 Q880769 | Enfermagem, Zika virus, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

É uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus é o Aedes aegypti. O vírus foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. No ano de 2023, ocorreu importante dispersão territorial do vírus no Brasil, principalmente para estados da Região Sudeste. Anteriormente, as maiores incidências observadas no Brasil, concentravam-se na região Nordeste. As principais características clínicas da infecção são edema e dor articular incapacitante. Também podem ocorrer manifestações extra articulares. Os casos graves podem demandar internação hospitalar e evoluir para óbito. O vírus também pode causar doença neuroinvasiva, que é caracterizada por agravos neurológicos, tais como: Encefalite, Mielite, Meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, síndrome cerebelar, paresias, paralisias e neuropatias. Temos definido como caso suspeito: indivíduo que apresentar febre de início súbito, acompanhada de artralgia ou artrite intensa (dor nas articulações) de início agudo, não explicado por outras condições, residente em (ou que tenha visitado) áreas com transmissão até duas semanas antes de começar os sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado e como caso confirmado dessa doença, todo caso suspeito que foi confirmado por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico. O caso confirmado por critério laboratorial é aquele que obteve resultado laboratorial positivo, por isolamento viral ou detecção de RNA viral por RT- PCR ou detecção de anticorpos IgM em uma única amostra de soro durante a fase aguda ou convalescente, demonstração de soro conversão entre as amostras na fase aguda (1a amostra) e convalescente (2a amostra) ou detecção de anticorpos IgG em amostras coletadas de pacientes na fase crônica da doença, com clínica sugestiva. O caso confirmado por critério clínico epidemiológico é aquele que atende à definição de caso suspeito e que tenha vínculo familiar ou espaço-temporal (vínculo epidemiológico) com caso confirmado laboratorialmente.

Ao encontro dessa temática, assinale a doença apresentada no excerto:

10 Q903565 | Enfermagem, Zika virus, Médico, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

O Zika vírus é transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar microcefalia e outras malformações em fetos quando a infecção ocorre durante a gravidez. Qual dos seguintes sintomas é mais comumente associado à infecção pelo Zika vírus?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.