Questões de Concursos Públicos: Zoologia

Encontre aqui questões Zoologia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Analise as afirmativas a seguir:


I. A ractopamina é um aditivo que vem sendo utilizado em dietas de suínos em fase de terminação no Brasil, e em outros lugares do mundo, com excelentes resultados econômicos e zootécnicos. Esse aditivo atua principalmente na conversão alimentar (levando a um maior consumo de alimento para produzir um quilograma de carcaça), no ganho de peso diário (atinge o peso desejado de abate mais tarde) e faz com que a carcaça do suíno tenha um maior percentual de gordura.

II. Na suinocultura, além de melhorar o desempenho no ganho de peso, a imunocastração reduz a eficiência alimentar dos animais, quando comparados aos animais castrados pelo método cirúrgico.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A quantidade de alimento a ser administrada na piscicultura é calculada através da biometria diária de toda a população de peixes de um viveiro, devendo todos serem capturados através da utilização de rede ou tarrafa. Apenas dessa forma é possível estimar a necessidade de alimentos a serem administrados.

II. Na piscicultura, a temperatura ideal para peixes tropicais varia entre 25°C e 28°C, em geral. É recomendável que o monitoramento da temperatura seja feito duas vezes ao dia com um termômetro simples.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O equilíbrio eletrolítico da dieta é um dos fatores que podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura, pois afeta diretamente a quantidade de eletrólitos da dieta, as necessidades renais de excreção e retenção e a necessidade de água.

II. A restrição alimentar é uma prática comum na produção de suínos com intuito de melhorar a carcaça. Essa técnica é vantajosa por gerar maior excreção diária de fósforo, de nitrogênio e de outros minerais devido ao aumento no consumo de ração e aumento na eficiência alimentar. Recomenda-se a restrição alimentar somente após 70 a 80 quilos de peso do animal.


Marque a alternativa CORRETA:

Sobre índices e/ou indicadores zootécnicos utilizados em rebanhos leiteiros, é correto afirmar que:
1. A percentagem de vacas em lactação é obtida dividindo-se o número de vacas em lactação pelo número total de vacas do rebanho, multiplicado por 100. 2. A taxa de natalidade é o número de bezerros nascidos vivos durante o ano dividido pelo número médio mensal de vacas (média do total de vacas do rebanho de cada mês), multiplicado por 100. 3. A percentagem de prenhez representa o número de vacas prenhas dividido pelo número total de vacas do rebanho em condições de cobertura (exceto vacas vazias do rebanho), multiplicado por 100. 4. A taxa de gestação é obtida com o número de vacas gestantes, dividido pelo número de vacas inseminadas, multiplicado por 100.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os fatores ambientais, tais como a temperatura, a umidade relativa do ar, a velocidade do vento, os ambientes abrigados ou abertos e a presença de lâmina d’água podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura.

II. Na suinocultura, o teor de nutrientes nos dejetos de suínos varia dependendo da idade dos animais, ração, temperatura, métodos utilizados para recolher e armazenar os resíduos e do teor de umidade. Entre os principais componentes poluentes dos dejetos suínos estão o hidrogênio, o fósforo e alguns micro minerais, como o chumbo e o cobalto.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A nutrição de precisão vem ao encontro da necessidade de uma nutrição mais ajustada à exigência nutricional dos animais na suinocultura. Como vantagens pode-se destacar o aumento na excreção de nitrogênio e fósforo, a melhora na utilização do nitrogênio, do fósforo e de outros nutrientes oriundos da dieta, além do aumento no custo da alimentação.

II. Na suinocultura, minerais como cobre e zinco são largamente utilizados como promotores de crescimento por serem relativamente econômicos, no entanto, o uso em excesso desses minerais compromete o meio ambiente em função da poluição ambiental acarretada pela excreção deles nos dejetos dos suínos.


Marque a alternativa CORRETA:

As afirmativas seguintes

I. Simetria bilateral; triblástico; celomado; corpo mole, organizado em cabeça, pé e massa visceral; a maioria das espécies é portadora de concha calcárea.

II. Simetria bilateral na larva e penta radial quando adulto; triblástico; celomado; corpo não apresenta cabeça; endoesqueleto calcário; animais estritamente marinhos.

III. Simetria bilateral; triblástico; celomado; exoesqueleto de quitina.

IV. Simetria bilateral; corpo organizado em cefalotórax e abdome; quatro pares de patas; um par de quelíceras.

referem-se, respectivamente, aos grupos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A imunocastração é uma técnica empregada para suprimir a atividade testicular na suinocultura, por meio de vacinas que estimulam a liberação da gonadotrofina, aumentando a secreção de hormônios masculinos e assim eliminando a produção de compostos responsáveis pelo cheiro desagradável na carne.

II. O manejo adotado e os equipamentos utilizados na suinocultura podem levar a uma variação expressiva no consumo de água entre as granjas de suínos.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O estado fisiológico é um dos fatores que podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura, compreendendo a idade, o estágio reprodutivo, a lactação e o peso metabólico, por exemplo.

II. Os balanços nutricionais são fatores que podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura, alterando as proporções de nutrientes e eletrólitos, a concentração calórica da dieta e as relações sódio e potássio.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A água ingerida pelo animal, na suinocultura, pode advir de várias fontes como a água de bebida, a água dos alimentos e a água metabólica oriunda do catabolismo de nutrientes.

II. Na suinocultura, o excesso de água aumenta a produção de dejetos de porcos e o custo com o seu tratamento.


Marque a alternativa CORRETA: