Questões de Concursos Públicos: ACCESS

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4 Q326708 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS, Ensino Médio

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.

(PCN, 1998)

A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

5 Q388285 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS, Ensino Médio

"O crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades foram os requisitos mínimos da constituição de um movimento da classe trabalhadoraï", que variou em suas formas de organização e em suas relações com o poder político entre os séculos XIX e XX.

Analise as afirmações seguintes a respeito do movimento operário no Brasil:

I. Ao incipiente setor industrial correspondia um movimento operário nuclear, de organização horizontal, temendo as listas negras e, como muitos eram estrangeiros, sempre arriscados à desmoralizante deportação com base na legislação de costumes.

II. Em São Paulo, predominou o anarcossindicalismo praticante da ação direta, em luta por melhorias econômicas e por uma sociedade sem Estado, igualitária, organizada em comissões e federações de trabalhadores.

III. Na Era Vargas, assistiu-se ao crescimento do proletariado urbano-industrial e à imposição, por parte do Estado, do sindicalismo único por categoria profissional, de características corporativas, vinculado ao Ministério do Trabalho. Assinale:

6 Q319120 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS, Ensino Médio

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

9 Q326571 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS, Ensino Médio

16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.

(Rego, 2001)

Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

10 Q847088 | Contabilidade Geral, Análise Custo Volume Lucro, Câmara de Mangaratiba RJ Contador, ACCESS, Ensino Médio, 2020

Uma empresa fabrica dois tipos de peças: A e B, e apresentou as seguintes informações de custos referentes ao exercício de 2019, em reais:
Matéria-prima consumida 220.000,00 Mão-de-obra Direta 100.000,00 Outros custos diretos Peça A 14.500,00 Outros custos diretos Peça B 20.000,00 Custos Fixos 90.000,00 Despesas Fixas 10.000,00
Sabe-se que a matéria-prima é distribuída com percentuais de 50% para cada tipo de peça e a mão-de-obra direta com percentuais de 40% para a peça A e 60% para a peça B; foram produzidas e vendidas 70.000 peças A ao preço unitário de R$ 4,00 e 50.000 peças B ao preço unitário de R$ 6,00; a empresa utiliza o custeio variável como método de controle de custos.
Considerando somente as informações apresentadas, pode-se afirmar que a margem de contribuição unitária das peças A e B são, respectivamente de: