Questões de Concursos: Asconprev

Prepare-se para a prova com questões de Asconprev de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q857967 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Moreilândia PE Provas Agente Comunitário de Saúde Agente de Combate às Endemias Agente Administrativo Auxiliar em Saúde Bucal PSF, Asconprev, 2020

Jéssica foi ao Armarinho de sua Cidade comprar material para fazer um vestido, sua mãe pediu que trouxesse 2,8 metros de tecido. Ao ser questionada sobre quantos centímetros iria querer, Jéssica respondeu que quer comprar:

2 Q844901 | Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, Prefeitura de Moreilândia PE Enfermeiro, Asconprev, 2020

Os princípios básicos da semiologia e semiotécnica de enfermagem são de fundamental importância no processo do cuidado para com o paciente. É preciso de competência técnica para uma efetiva realização do exame clínico e avaliação dos sistemas corporais. Uma das fases da avaliação física é a percussão, que tem a finalidade de identificar algum som ou sensibilidade diferente. Determina também o tamanho, a consistência e o limite de alguns órgãos. Nessa perspectiva, associe corretamente os achados obtidos que são gerados a partir da percussão
(1) Som maciço. (2) Som submaciço. (3) Som timpânico. (4) Som claro pulmonar.
( ) Som de tórax normal, sem alterações. ( ) Se obtém em áreas que contêm ar e que são recobertas por membrana flexível. ( ) É uma variação do som maciço em que a presença de ar em quantidade restrita lhe dá característica peculiar. ( ) Em regiões que não exista ar.
Marque a sequência correta:

3 Q840516 | Biomedicina, Microbiologia, Prefeitura de Moreilândia PE Bioquímico, Asconprev, 2020

Analise as afirmativas sobre a classificação das micoses:
I - as micoses cutâneas estendem-se pela epiderme, incluem doenças invasivas dos pelos e unhas (Dermatofitose; Cadidíase). II - as micoses oportunistas são causadas por fungo de virulência intrínseca baixa ou originalmente comensais (Criptococose; Aspergilose). III - as micoses sistêmicas afetam a derme, tecido subcutânea, músculo e fáscias (Esporotricose; Cromomicose).
Assinale a alternativa correta:

4 Q844587 | Biomedicina, Imunologia em Biomedicina, Prefeitura de Moreilândia PE Bioquímico, Asconprev, 2020

Analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para falsas:
( ) IgA são anticorpos presentes na saliva e leite materno. ( ) IgD são anticorpos que funcionam como receptores de antígenos nos linfócitos T. ( ) IgE são anticorpos envolvidos nas reações alérgicas. ( ) IgG são anticorpos que ultrapassam a barreira placentária e confere imunidade ao feto. ( ) IgM são anticorpos de imunidade primária.
Assinale a alternativa que define a sequência correta:

5 Q841483 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. Diante da situação hipotética apresentada e sobre a atuação do técnico de enfermagem no centro cirúrgico, julgue os itens que se seguem em V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Ana tem dois importantes fatores de risco: a obesidade e o tabagismo, que aumentam o risco de complicações durante e após a cirurgia.
( ) No transoperatório, a enfermagem deve atentar-se para a realização de cuidados pertinentes como: à ocorrência de hipotensão e/ou hipotermia.
( ) No pré - operatório imediato é função do técnico de enfermagem verificar acesso venoso para prevenir extravasamento de solução/medicamentos e auxiliar no posicionamento cirúrgico correto da paciente.
( ) Um profissional que fez a degermação e deixa a sala cirúrgica durante o trans-operátorio não precisa, para retornar à cirurgia, passar novamente pelo procedimento de escovação, paramentação e enluvamento.
( ) Suprimentos estéreis, como uma bandeja, que forem abertos para a cirurgia da paciente e não forem utilizados podem ser fechados e reutilizados sem nova esterilização.
( ) Colostomia representa uma abertura cirúrgica na parede abdominal para comunicar uma porção do intestino com o exterior. O pósoperatório pode causar ansiedade e outras questões psicológicas pois, a paciente que terá uma alteração no seu corpo, a equipe de enfermagem deve esclarecer as dúvidas e orientar a paciente sobre os cuidados após o procedimento.

6 Q843150 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

A septicemia ou sepse consiste em uma resposta deletéria do organismo a um processo infeccioso, podendo levar à morte. Um paciente admitido em unidade de pronto-socorro com trauma abdominal fechado e apresenta quadro de choque séptico. No que se refere ao monitoramento do estado do paciente e seus sinais vitais (SSVV), é possível identificar sinais característicos de sepse, como:

7 Q843376 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Prefeitura de Moreilândia PE Fisioterapeuta PROVA ANULADA, Asconprev, 2020

Cabe ao fisioterapeuta, quanto à atuação em centros de reabilitação e respeitando a deontologia profissional:
I. Avaliar o estado funcional do cliente, a partir da identidade da doença clínica intercorrente, de exames laboratoriais e de imagens, da anamnese funcional e do antogonismo das estruturas anatômicas envolvidas.
II. Participar das reuniões de estudos e das discussões de caso, de forma ativa e contributiva, assim como desenvolver atividades, de forma harmônica, na equipe multidisciplinar de saúde.
III. Integrar a equipe multidisciplinar, com participação plena na atenção de saúde prestada a cada cliente, na integração das ações multiprofissionalizadas, na sua resolutividade e, principalmente na deliberação da internação do cliente.
IV. Zelar pela autonomia científica de cada um dos membros da equipe, abdicando da isonomia nas relações profissionais entre os profissionais da área da saúde.
V. Registrar no prontuário do paciente todas as prescrições e ações nele desenvolvidas, a fim de se ter o controle de seu quadro clínico e da evolução fisioterapêutica.
É correto apenas o que se afirma em:

8 Q846608 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

Na admissão do paciente no Centro Cirúrgico, é importante verificar se:
I. O termo de consentimento de cirurgia foi preenchido corretamente e assinado pelo paciente.
II. O prontuário, os exames de laboratório e de imagem foram encaminhados junto com o paciente.
III. Os dados do paciente conferem com a pulseira de identificação.
IV. O tempo de jejum foi respeitado e se as próteses foram retiradas, quando necessárias.

9 Q840377 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

A Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) deve ser equipada com leitos para o atendimento do paciente no Pós-Operatório. Sobre cuidados pós-operatórios na sala de recuperação pós-anestésica, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Observar o tipo de cirurgia realizada e qualquer complicação intraoperatória, bem como monitorar drenos e curativos.
( ) Não há necessidade de conhecer a qual tipo de anestesia o cliente foi submetido, pois, ao término da cirurgia, não há mais relação do tipo anestésico com o pós-operatório.
( ) Monitorar cuidadosamente os SSVV do paciente que se submeteu à anestesia geral, até que os SSVV estejam estáveis por, pelo menos, 30 min e dentro dos limites de normalidade.
( ) Avaliar vias de infusão, tubos ou drenos, perda sanguínea estimada, condição da ferida, medicamentos usados, infusões e débito urinário.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

10 Q842792 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Moreilândia PE Enfermeiro, Asconprev, 2020

Tempos cirúrgicos são classificações empregadas na sequência de procedimentos utilizados nas intervenções cirúrgicas de acordo com o momento e as ações desempenhadas pelo cirurgião. É importante que o profissional de enfermagem saiba identificar os quatro tempos cirúrgicos, uma vez que o orienta em relação aos tipos de materiais e instrumentais necessários no ato cirúrgico. Com base no enunciado, associe as colunas devidamente.
(1) Diérese. (2) Hemostasia. (3) Exérese. (4) Síntese.
( ) Conjunto de medidas, manuais ou instrumentais, para deter ou inibir o extravasamento sanguíneo no período intraoperatório. ( ) Afastamento dos planos anatômicos ou tecidos para possibilitar a liberação do campo operatório. ( ) Tempo cirúrgico em que é realizada a remoção de uma parte ou totalidade de um tecido ou órgão para o diagnóstico, o controle ou a resolução da doença. ( ) Refere-se ao momento da aproximação das bordas dos tecidos seccionados.
Marque a sequência correta:
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.