Questões de Concursos: COPESE UFT

Prepare-se para a prova com questões de COPESE UFT de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678996 | Matemática, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT

Segundo estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, em janeiro de 2019, havia 101.050.113 veículos emplacados no Brasil. Considere que as placas sejam formadas da maneira usual: três letras quaisquer do alfabeto da Língua Portuguesa (incluindo as letras K, Y e W) seguidas por quatro algarismos quaisquer de 0 a 9, e que não existam restrições na escolha das letras e algarismos. Quando o DENATRAN divulgou a estatística acima, quantos veículos ainda poderiam ser emplacados conforme o sistema utilizado?

2 Q679134 | Literatura, Vanguardas Europeias, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT

Leia o fragmento para responder a QUESTÃO .

Horácio não gostava de ser contestado, mas compreendeu não era bom tema de conversa. Voltou à literatura, aconselhando os outros a lerem Drummond de Andrade, na sua opinião o melhor poeta de língua portuguesa de sempre. Qual Camões, qual Pessoa, Drummond é que era, tudo estava nele, até a situação de Angola se podia inferir na sua poesia. Por isso vos digo, os portugueses passam a vida a querer-nos impingir a sua poesia, temos de a estudar na escola, e escondem-nos os brasileiros, nossos irmãos, poetas e prosadores sublimes, relatando os nossos problemas e numa linguagem bem mais próxima da que falamos nas cidades. Quem não leu Drummond é um analfabeto. Os outros iam comendo, trocando de vez em quando olhares cúmplices. Até que Malongo e Vítor terminaram a refeição. Malongo despediu-se, levantando-se, um analfabeto vos saúda. Vítor e Furtado riram, Horácio fingiu que não ouviu. Agarrou no braço de Furtado e continuou a cultivá-lo com versos de Drummond e os seus próprios, dedicados ao grande brasileiro.
Fonte: PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2000, p. 30-31 (fragmento).


No fragmento do romance do escritor angolano Pepetela, Horácio aconselha seus amigos Malongo, Vítor e Furtado a lerem o poeta Drummond de Andrade.
Analise as afirmativas a seguir.

I. A poesia de Drummond é melhor que a de Camões e de Pessoa.
II. Há uma aproximação entre a literatura de Drummond e a realidade angolana.
III. Nas escolas portuguesas se estuda a poesia de Drummond.
IV. A poesia de Drummond está sendo usada para alfabetizar nas escolas angolanas.
V. As obras dos literatos brasileiros possuem uma linguagem próxima a dos angolanos nas cidades.


Assinale a alternativa CORRETA.

3 Q911278 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A leitura do mundo é fundamental para que todos nós, que vivemos em sociedade, possamos exercitar nossa cidadania. Em relação à temática curricular “o sujeito e seu lugar no mundo”, analise as afirmativas a seguir:
I. Para romper com a prática tradicional da sala de aula, não adianta apenas a vontade do professor, é preciso que haja concepções teórico-metodológicas capazes de permitir o reconhecimento do saber do outro, a capacidade de ler o mundo da vida e reconhecer a sua dinamicidade, superando o que está posto como verdade absoluta. II. O espaço não pode ser estudado como neutro, pois a noção de espaço que a criança desenvolve não é um processo natural e aleatório. III. A noção de espaço é construída socialmente e a criança vai ampliando e complexificando o seu espaço vivido concretamente. IV. Do estudo da localidade emergem saberes históricos, geográficos, políticos, entre outros. V. A capacidade de interlocução (de saber ouvir, falar, observar, analisar, compreender) pode ser desenvolvida desde a educação infantil, e tornar-se assim um método de estudo – de fazer a leitura do mundo.
Assinale a alternativa CORRETA.

4 Q679141 | Literatura, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT

Texto associado.
Leia o fragmento para responder a QUESTÃO .

A felicidade, sensação tão volátil, instável, irredutível de homem a homem é cousa diferente, e não consente média a abranger centenas, milhares e milhões de seres humanos. Imaginas tu que Madame Belasman, de Petrópolis, tem um grande joanete, um defeito hediondo, com o qual sobremaneira sofre; e o operário Felismino, da mortona, orgulha-se em possuir um filho com talento. Madame Belasman vive acabrunhada com a exuberância de seu joanete. [...] entretanto, Felismino, quando bate rebites, sorri e antegoza o estrondo que uma parcela do seu sangue vai causar na sociedade. [...] Quem é mais feliz – pergunto – madame Belasman ou o senhor Felismino? E, à vista disso, poderás dizer que todas as damas de Petrópolis são felizes e os operários de fundição são desgraçados? Há média possível para a felicidade das classes? Nós, os modernos, nos vamos esquecendo que essas histórias de classe, de povos, de raças, são tipos de gabinetes, fabricados para as necessidades de certos edifícios lógicos, mas que fora deles desaparecem completamente: – Não são? Não existem.

Fonte: BARRETO, Lima. Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2017, p 100-101. (fragmento).
Sobre o fragmento da obra Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, assinale a alternativa CORRETA.

5 Q911198 | Química, Transformações Químicas: elementos químicos, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O modo como a tabela periódica dos elementos químicos é organizada foi estabelecido em 1869 pelo cientista russo Dmitri Ivanovitch Mendeleyev (1834-1907). Em seus estudos sobre as propriedades dos elementos químicos, ele observou que certas propriedades se repetiam periodicamente conforme a massa atômica dos elementos. Analise os itens a seguir sobre a tabela periódica dos elementos químicos
I. Os elementos químicos estão representados por seus símbolos. Em cada quadro, além do símbolo, há o nome, o número atômico e o número de elétrons. II. As linhas verticais ou colunas são referentes às famílias ou grupos, em que ficam os elementos com propriedades diferentes. III. Apesar de estar na coluna 1, o Hidrogênio não é classificado em nenhuma família. IV. Os átomos de um mesmo período apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas (K, L, M...), e o período indica o número de camadas eletrônicas que ele possui.
Assinale a alternativa CORRETA.

6 Q678991 | Inglês, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT

Texto associado.
PRAY WITH THE POPE, FROM YOUR IPHONE
"Click to pray" are not words you'd expect to come out of the pope's mouth.
But that's what onlookers heard during the traditional Sunday address from Pope Francis, as he introduced ClickToPray, an app for communal prayer aimed at young people.
"The Internet and social media are a resource of our time," the pope said. From a balcony overlooking St. Peter's Square, Francis then gestured to a tablet. Father Frédéric Fornos, international director of the pope's Worldwide Prayer Network, held up the device for the crowd to see.
"Here," Francis said, "I'll insert the intentions and the prayer requests for the mission of the Church." He tapped the screen several times before glancing up at Fornos.
"Did I do it?" he asked.
The pope has made earnest efforts to embrace technology, tweeting frequently and calling the Web "a gift from God." Now he's given his followers a convenient way to turn on their smart devices and see what the leader of the Catholic Church is praying for at any given time.
"Pray every day," reads the app when it opens. "Pray together with others. Give to the community."
More than 18,000 people have clicked on the pope's prayer intention for January. The prayer, "Young People and the Example of Mary," focuses on young Catholics, especially in Latin America. But the app is more democratic than the pope's Sunday address, with a timeline of prayers from other users that you can scroll through, similar to a social media feed. People write prayers for weddings, celebrations, illnesses and more, and others can click to pray with them or leave a comment.
A prayer in English asks for employment "where I can make a difference," while another in Italian seeks an end to international borders. Prayers in Spanish, French, Portuguese and German have also been posted to the app, ranging from precise requests to generic expressions of love and fraternity.
In his address, Pope Francis specifically called on young people to download the app. The pope has long sought to make the Church relevant for younger generations, as the proportion of Catholics declines across the world. […]

Available at: https://www.npr.org/2019/01/20/687001314/pray-with-the-pope-fromyour-iphone
According to the text, it is INCORRECT to affirm:

7 Q679030 | Sociologia, Direitos civis, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Segundo o Art. 5º da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. E, ainda, no parágrafo III: “ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. (Constituição da República Federativa do Brasil)
Esse trecho da Constituição garante o direito à dignidade humana a todos os indivíduos, inclusive os que cometem atos de transgressão da Lei.
De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:

8 Q911196 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Lívia, professora do 6º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim está ensinando seus alunos sobre higienização das mãos, dos alimentos e mencionando o avanço da saúde pública em nosso país a partir do tratamento dos esgotos domésticos que tem como objetivo principal remover o material sólido, reduzir substâncias químicas e indesejáveis, exterminar microorganismos entre outros a partir do tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário. Meses após ensinar esse conteúdo e fazer a chamada da turma, ao chamar o aluno Miguel, a turma gritou que ele está doente. Ao perguntar o motivo, Livia descobriu que seu estudante estava com uma doença causada por bactérias, logo Miguel estava com:

9 Q679047 | Biologia, Sistema Imunológico, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Analise as seguintes afirmativas sobre células do sistema imunitário.

I. Macrófagos são células fagocitárias que se movimentam entre os tecidos. II. Monócitos são células originadas da maturação de macrófagos. III. Linfócitos B produzem anticorpos, proteínas do grupo das imunoglobulinas. IV. Linfócitos T citotóxicos reconhecem e matam células corporais alteradas.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

10 Q679017 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Na Assembleia Constituinte de 1823 um grande debate envolveu a questão sobre quem faria parte da comunidade nacional. A Constituição outorgada em 1824 estabeleceu que essa seria composta por cidadãos brasileiros, ficando excluídos da condição de eleitores e candidatos:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.