Questões de Concursos Públicos: Dom Cintra Fundação

Encontre aqui questões Dom Cintra Fundação de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Na Teoria Geral do Estado existem conceitos doutrinários fundamentais. Nesse sentido há o grupo humano encarado na sua integração numa ordem estatal determinada, bem como há o grupo de indivíduos que se sentem unidos pela origem comum, pelos interesses comuns e, principalmente, por ideais e aspirações comuns. Estes conceitos representam, respectivamente, a noção de:

Na Teoria Geral do Estado, não pode haver sociedade sem poder, que seria a ordem no seu aspecto dinâmico. Nesse sentido, ao poder, que é a expressão dinâmica da ordem política, é dada a seguinte denominação:

Ao fazer o exame físico obstétrico numa gestante no último trimestre de gestação, a enfermeira realizou as manobras de Leopold, com o objetivo de:

A evolução histórica do Estado, em determinado momento introduziu a ideia de que o indivíduo precede o Estado, de tal forma que mesmo indivíduos singulares detêm direitos naturais e por lei que podem, inclusive, fazer valer contra o Estado. Estamos falando do Estado:

Suponha uma redução na poupança nacional, causada, por exemplo, pelo aumento das despesas governamentais. As consequências dessa alteração nos níveis de investimento de equilíbrio e na taxa de juros são, respectivamente:

O peso da criança ao nascer deve ser valorizado, pois pode refletir problemas nutricionais ocorridos desde a concepção e serve de parâmetro na avaliação do recém-nato. De acordo com a classificação preconizada pelo Ministério da Saúde, um recém-nato cujo peso ao nascer é de 2.300 g será classificado como:

O risco inerente à cirurgia envolve não somente o procedimento como também as complicações pós-operatórias. Uma das complicações pós-cirúrgicas mais sérias chama-se:

O processo de privatização no Brasil foi iniciado no final dos anos 80 e intensificado na década de 90. Um dos motivos alegados pelo governo para legitimar a privatização das empresas estatais foi a necessidade de: