Questões de Concursos: FUNDATEC

Prepare-se para a prova com questões de FUNDATEC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q36084 | Raciocínio Lógico, Agente Penitenciário, SUSEPE, FUNDATEC

Uma turma de uma escola de nível fundamental é constituída por 16 meninos e 14 meninas. Um torneio de xadrez será disputado somente entre duplas com crianças do mesmo sexo. A quantidade total de duplas que se pode formar é:

2 Q47887 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças: 

Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). 

Quais estão corretas?

3 Q47890 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:

4 Q472663 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, diz que na aprendizagem há quatro objetivos fundamentais que decorrem do processo de assimilação ativa dos conteúdos e de desenvolvimento do educando. Avalie as assertivas abaixo relacionadas a esses processos, assinalando C, se correta, ou E, se errada.

( ) Revisitar conhecimentos e metodologias como forma de apresentar conteúdos cujo nível de dificuldade cause repetência escolar.

( ) Apropriar-se dinâmica e independentemente desses conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação.

( ) Transferir inteligentemente esses conhecimentos e metodologias para situações-problema diversas daquelas com as quais os conhecimentos e metodologias foram produzidos e transmitidos.

( ) Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

5 Q844312 | Antropologia, Interpretação de Textos, Prefeitura de Bagé RS Antropólogo, FUNDATEC, 2020

O evolucionismo foi um dos conceitos que permaneceu por muitos anos em aspecto central de análise nos estudos antropológicos. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta.

6 Q482973 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Em Geografia: pequena história crítica, Antonio Carlos Moraes (1981) aponta duas vertentes no movimento de renovação do pensamento geográfico: a Geografia Pragmática e a Geografia Crítica.

Estão dentre as ideias criticadas pela Geografia Crítica, EXCETO:

7 Q483351 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Discípulo de Pierre George, sua obra dá mais um passo na ruptura com o naturalismo. Autor do clássico Geografia do Subdesenvolvimento, de 1965, no qual a classificação dos países e regiões desenvolvidos e subdesenvolvidos e capitalistas e socialistas ganha um trato mais sistemático. Nessa perspectiva, o homem já não mais é visto segundo suas diferenças de ordem continental, o que os distingue são suas condições econômicas e sociais de existência, emanadas da capacidade de transformar e distribuir a riqueza vinda da ação sobre a natureza.

A que autor se refere o trecho acima?

8 Q473542 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Luckesi propõe que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, o professor deverá:

 I. Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, efetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.

II. Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão (nível de expectativa) preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados.

III. Baseado na qualificação, decidir sobre a forma de revisar os conteúdos apresentados, a fim de que os educandos possam acompanhar, de fato, o andamento dos conteúdos de cada disciplina; sem esquecer, no entanto, de que o grupo de alunos deve receber a mesma atenção, independentemente de nível de aprendizagem.

Quais estão corretas?

9 Q30488 | Matemática, Técnico em Informática, CRA RS, FUNDATEC

Dois amigos decidiram abrir uma empresa. O primeiro aplicou R$ 2.000,00 e o segundo aplicou R$ 3.000,00. Após três meses, os amigos obtiveram um lucro de R$ 2.500,00. Como o lucro deve ser repartido de forma proporcional à quantia que cada um investiu, pode-se concluir que o primeiro recebeu:

10 Q480253 | Farmácia, Atendente de Farmácia, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Anti-histamínicos clássicos, quando são associados a medicamentos que possuem efeito anticolinérgico, acarretam

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.