Questões de Concursos Públicos: FURB

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Max Webber foi um dos principais pesquisadores que estudaram a burocracia e as organizações. Quanto à burocracia, analise as afirmações abaixo e identifique as corretas: I- A burocracia é, necessariamente, definida por leis e normas, previamente estabelecidas e escritas. II- Uma característica essencial à burocracia é a impessoalidade. III- A burocracia diminui o controle sobre as operações. É correto o que se afirma em:
As organizações dependem de outros parceiros para obter sucesso. Nenhuma organização vive sozinha. Em seu funcionamento interno, os setores são interdependentes e um depende do trabalho do outro para que os processos e procedimentos funcionem a contento. Este conceito faz parte da:
Em ambientes escolares, psicólogos têm lidado com desafios como descontroles emocionais de estudantes e professores, dificuldades de aprendizagem, pouco interesse de estudantes e professores, pouco envolvimento dos adultos responsáveis por estudantes, estresse de docentes, sentimento de impotência frente aos alunos em inclusão, carências de recursos, inabilidades para lidar com as questões de sexualidade manifestadas por estudantes, gravidez precoce, consumo de drogas e outros mais. Nesse contexto, destaca-se como compromisso social da Psicologia na escola:

Acerca de empreendedorismo, afirma-se:

I- Um sujeito que inicia uma nova empresa pode ser considerado um empreendedor.

II- O empreendedor é aquele que inicia um novo negócio, tomando os riscos associados ao insucesso e os retornos obtidos com o sucesso.

III- Para ser considerado empreendedor, necessita-se abrir uma nova empresa.

É correto o que se afirma em:

As primeiras linhas teóricas na administração foram desenvolvidas a partir da observação e experimentos realizados em empresas. As duas principais linhas teóricas são chamadas de Administração Científica e Teoria Clássica. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A Administração Científica tem uma ênfase maior nas tarefas, tempos e na eficiência do trabalhador. II- A Teoria Clássica tem uma ênfase maior na estrutura da empresa, nos departamentos e na organização das funções. III- O principal autor da Teoria Clássica foi Douglass North, ganhador de um prêmio Nobel. É correto o que se afirma em
Quando se abordam sistemas administrativos, está-se referindo a um conjunto de partes interdependentes que trabalham em conjunto, buscando atingir um objetivo comum. Os sistemas administrativos são mais comumente classificados nos tipos:
O pensamento sobre administração, da forma como a conhecemos hoje, surgiu no início do século XX com o intuito de aumentar a eficiência da produção nas fábricas. Esse pensamento administrativo, mais ligado à ciência, foi iniciado por um pesquisador responsável pelo início daquilo que chamamos de Escola da Administração Científica. O nome desse pesquisador é:
Em relação ao tipo de sociedade que terá a inscrição do seu contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, do local de sua sede, será denominada:
A Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida, principalmente, por Elton Mayo, após a Experiência de Hawthorne. Sobre a Teoria das Relações Humanas, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A Teoria das Relações Humanas é oposta à Teoria Clássica, analisando o trabalhador com uma perspectiva mais humanística e menos mecanicista. II- A Teoria das Relações Humanas está relacionada com a democratização dos conceitos administrativos. III- Na Teoria das Relações Humanas, os psicólogos e sociólogos foram trocados nas organizações pelos engenheiros e técnicos. É correto o que se afirma em:
Texto associado.
SOLIDARIEDADE

   O gesto não precisa ser grandioso nem público, não é necessário pertencer a uma ONG ou fazer uma campanha. Sobretudo, convém não aparecer.
   O gesto primeiro devia ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição, nem convite nem sugestão vinda de fora.
   Assim devíamos ser habitualmente, e não somos, ou geralmente não somos: cuidar do que está do nosso lado. Cuidar não só na doença ou na pobreza, mas no cotidiano, em que tantas vezes falta a delicadeza, a gentileza, a compreensão; esquecidos os pequenos rituais de respeito, de preservação do mistério, e igualmente da superação das barreiras estéreis entre pessoas da mesma casa, da família, das amizades mais próximas.
   Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo, do generoso, do delicado, do respeitoso, do agradável e do acolhedor, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigações. Tão fácil atualmente desculpar-se com a pressa: o trânsito, o patrão, o banco, a conta, a hora extra... Tudo isso é real, tudo isso acontece e nos enreda e nos paralisa.
   Mas, por outro lado, se a gente parasse (mas parar pra pensar pode ser tão ameaçador...) e fizesse um pequeno cálculo, talvez metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo, frívolo, dispensável.
   Uma hora a mais em casa não para se trancar no quarto, mas para conviver. Não com obrigação, sermos felizes com hora marcada e prazo pra terminar, mas promover desde sempre a casa como o lugar do encontro, não da passagem; a mesa como lugar do diálogo, não do engolir quieto e apressado; o quarto como o lugar do afeto, não do cansaço.
   Pois se ainda não começamos a ser solidários dentro de nós mesmos e dentro de nossa casa ou do nosso círculo de amigos, como querer fazer campanhas, como pretender desfraldar bandeiras, como desejar salvar o mundo − se estamos perdidos no nosso cotidiano?
   Como dizer a palavra certa se estamos mudos, como escutar se estamos surdos, como abraçar se estamos congelados?
   Para mim, a solidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade pessoal.
   Depois de sermos gente, podemos − e devemos − sair dos muros e tentar melhorar o mundo. Que anda tão, tão precisado.

(LUFT Lya. São Paulo, 2001.
Nas expressões “barreiras estéreis" (terceiro parágrafo) e “tangidos pelas obrigações" (quarto parágrafo), os sinônimos dos vocábulos “estéreis" e “tangidos" são respectivamente: