Questões de Concursos Públicos: GESTÃO CONCURSO

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Há uma afirmativa no senso comum que diz: “de psicólogo e louco, todo mundo tem um pouco”; como, por exemplo, quando se ouve o problema de um amigo, ajudando a solucioná-lo. No entanto, o senso comum não é ciência. Para ser uma ciência, torna-se necessário fundamentá-lo em bases científicas.

Nesse contexto, é CORRETO afirmar:
Cidade Maravilhosa?

      Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente à minha casa, na Praça General Osório, existe há muito tempo a feira hippie. Artistas e artesãos expõem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvarás nem licenças. Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas – tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Pirajá, apareceram barracas atravancando as calçadas, vendendo de tudo - roupas, louças, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de óleo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de cães. Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das terças, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos três reinos da natureza e de todas as servidões humanas.
      Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmão numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora há gente demais, a praia está excessivamente cheia. Está bem, está bem, o mar, o mar é do povo, como a praça é do condor – mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e, quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude é muito criativa, e os assaltantes são quase sempre muito jovens.

Rubem Braga 

Em relação a esse texto, é CORRETO afirmar: 
De acordo com Cunha (2000), no exame do estado mental de um paciente, devem ser pesquisados sinais ou sintomas em áreas da conduta humana como atenção, sensopercepção, memória, orientação, pensamento, afetividade.

No que se refere à área da atenção, assinale a alternativa que apresenta corretamente sinais ou sintomas que devem ser pesquisados.
“Além das aptidões e qualidades necessárias ao desempenho de qualquer função, na organização, existem outras exigências de habilidades e valores essenciais à superação da própria complexidade e da correria decorrentes da função exercida, muitas das quais não resultam de estudos formais”. (O’DONNELL, 2006).

Considerando esse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as habilidades aos respectivos valores.

COLUNA I
1. Absorção da cultura da organização
2. Consciência Global
3. Entendimento prático dos regulamentos e procedimentos
4. Habilidade interpessoal
5. Pensamento crítico
6. Prática da ética

COLUNA II
( ) Honestidade
( ) Respeito, confiança, tolerância
( ) Vontade de aprender
( ) Objetividade, proatividade
( ) Abertura, perspicácia
( ) Obediência, disciplina, responsabilidade

Assinale a sequência CORRETA.
Tendo em vista que os gêneros textuais são classificados tipologicamente em razão da predominância, relacione a 2ª coluna de acordo com as capacidades de linguagem apresentadas na 1ª coluna: 

1ª COLUNA 

(1) NARRAR 
(2) ARGUMENTAR 
(3) EXPOR 
(4) DESCREVER

2ª COLUNA 

( ) Carta do leitor
( ) Conto parodiado
( ) Conferência
( ) Debate regrado
( ) Instruções de montagem
( ) Tomada de notas 

A sequência numérica que classifica CORRETAMENTE os gêneros textuais, de cima para baixo, é:
“Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que elas não têm nenhum fundamento racional, nenhuma justificativa, e que são apenas o resultado da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica. Infelizmente, porém, essa tendência não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico. Muito pelo contrário, o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é ‘certo’ e o que é ‘errado’, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: a gramática normativa e os livros didáticos. O preconceito linguístico fica bastante claro numa série de afirmações que já fazem parte da imagem (negativa) que o brasileiro tem de si mesmo e da língua falada por aqui. Outras afirmações são até bem-intencionadas, mas mesmo assim compõem uma espécie de ‘preconceito positivo’, que também se afasta da realidade.”

(BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2003.) 

Tendo em vista as ideias de Marcos Bagno e os preceitos da Sociolinguística, só NÃO se constitui mito sobre a língua a ideia presente em:
Observe as figuras e os recursos de linguagem utilizados nos versos: 

I. "A tarde descia, pensativa e doce, com nuvenzinhas cor de rosa" (Eça de Queirós)
II. "Que a alma que pode falar com os olhos também pode beijar com a face." (Antônio Machado)
III. “Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos...” (Eugénio de Castro)
IV. “ ... a gente chama Aquele que a salvar o mundo veio” (L. Camões)

Quanto às figuras e aos recursos de linguagem utilizados em sua construção, a classificação desses versos está CORRETAMENTE indicada em:
“Nos últimos anos, o ensino de Língua Portuguesa vem passando por reformulações teóricas e metodológicas. Dentre elas, muito se tem enfatizado, em propostas curriculares, políticas de avaliação do ensino, de formação do professor, de análise de materiais didáticos, dentre outras, a necessidade de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em diferentes tipos de situação de uso da linguagem, com o objetivo de ampliar suas possibilidades de participação na vida em sociedade. Grande parte dessas reformulações é fundamentada por uma visão discursiva da linguagem. ”

Levando em consideração as suas reformulações teóricas e metodológicas, o ensino atual de Língua Portuguesa propõe o, EXCETO:
“Na verdade, como costumo dizer, o que habitualmente chamamos de português, é um grande ‘balaio de gatos’, onde há gatos dos mais diversos tipos...”

                  BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo:
                                                                                                                   Loyola, 1999.
Para expressar seu ponto de vista, Bagno, nessa frase, lança mão de um(a)