Questões de Concursos: IESDE Prepare-se para a prova com questões de IESDE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. IESDE Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q226942 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEDesde tempos antigos, a humanidade convive com episódios de doenças que acometem grande número de pessoas. Porém, para que possamos chamar de ?epidemia", é necessário que algumas características estejam presentes. Assinale a alternativa que reúne as características de uma epidemia: a) Pequeno número de casos, mas que persistem por muitos anos. b) Um número constante de casos, mas que afetam apenas homens. c) Um número constante de casos, mas que afetam apenas mulheres. d) Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo, como em uma ?explosão" de ocorrências, por exemplo o ebola na África e a dengue no Brasil. e) Uma queda rápida do número de casos, após terem se mantido constantes por alguns anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q225455 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEA respeito das grandes epidemias de gripe, assinale a alternativa incorreta: a) A contenção dos doentes e seu tratamento é uma atitude necessária para controlar a epidemia. b) O convívio de doentes com médicos e enfermeiros é inofensivo para a transmissão da doença a eles. c) É comum os profissionais da área médica desenvolverem imunidade a determinadas doenças. Mas sempre há riscos de contágio. d) A velocidade de propagação dessa doença é alta, pela facilidade de um doente se deslocar de um país ou continente para outro. e) Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q225026 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEHá uma diferença marcante entre epidemias e pandemias. Assinale a alternativa que apresenta essa diferença entre elas: a) A epidemia afeta um grande número de pessoas em um espaço geográfico delimitado; a pandemia atinge uma proporção espacial maior, que pode ser de um ou mais continentes ou o mundo todo potencialmente. b) A epidemia se refere a doenças bacterianas apenas. Já a pandemia pode se referir a doenças virais ou bacterianas. c) A pandemia afeta pessoas de uma mesma etnia. A pandemia pode acometer diferentes etnias. d) A epidemia é passível de tratamentos médicos. A pandemia não dispõe de tratamento disponível. e) A pandemia é um fenômeno que ainda não teve exemplos reais na história da humanidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q220630 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEAs endemias são tão nocivas quanto as epidemias, pois matam lentamente um grande número de pessoas. As alternativas trazem doenças associadas a um comportamento epidêmico ou endêmico. Assinale a alternativa que traz a associação correta: a) Doença de Chagas ? doença endêmica no Brasil b) Malária - doença endêmica na Europa c) Esquistossomose ? doença epidêmica nos Estados Unidos d) Teníase ? doença epidêmica na Europa e) Febre amarela ? doença epidêmica na Europa Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q223397 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEAssinale a alternativa que apresenta pandemias que tiveram grande impacto na história da humanidade: a) Sarampo, coqueluche e amebíase. b) Peste negra, gripe espanhola e tifo. c) Doença de Chagas, gastrite nervosa e conjuntivite viral. d) Artrite, rinite e cólera. e) Amidalite, asma e reumatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q224699 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDECasos recentes de epidemia de Ebola na África mostraram ao mundo como é difícil conter um quadro epidêmico. Entre as ações a serem realizadas para conter a epidemia estão: a) Encaminhar os doentes a hospitais da região ou enviá-los a hospitais próximos. b) Aguardar que, entre os doentes, manifestem-se um ou mais indivíduos naturalmente resistentes. c) Enviar os doentes a centros de pesquisa para desenvolver medicamentos. d) No caso de óbitos, encaminhar os corpos aos familiares para que sejam feitos os preparativos dos sepultamentos o mais rapidamente possível. e) Traçar um perímetro no local, isolar e tratar os doentes, além de controlar a entrada e saída de médicos e pessoal de apoio dos locais afetados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q221385 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDEA água é um recurso indispensável para a manutenção da vida. Além disso, ela também atua com enorme importância nos ecossistemas, em escala global. A respeito dessa importância mais abrangente, assinale a alternativa incorreta: a) A água concentra-se na atmosfera na forma de nuvens, contribuindo para manter estável a sua temperatura. b) Tanto os ambientes mais secos quanto os mais úmidos dependem da água para assegurar a sobrevivência dos seres. c) As moléculas de água que circulam pelo corpo dos seres vivos não retornam mais ao ciclo, permanecendo no interior das células definitivamente. d) A concentração de água variou em diferentes ambientes no decorrer do tempo, de forma que aquelesque hoje são secos podem ter sido ricos nesse recurso no passado e vice-versa. e) Os ventos podem carregar grandes massas de água na atmosfera, permitindo que sejam descarregadas (chuvas) em locais muito distantes de onde evaporaram. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q221327 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDEConsidere o seguinte trajeto percorrido por uma molécula de água: vem à superfície da terra na forma de chuva (I); é ingerida por um boi e eliminada do corpo desse animal na forma líquida (II); e, finalmente, após ser depositada no solo, ela retorna à atmosfera na forma de vapor (III). Assinale a alternativa que indica os processos possíveis, apontados por I, II e III: a) Precipitação, excreção, evaporação. b) Precipitação, condensação, excreção. c) Transpiração, precipitação, condensação. d) Condensação, precipitação, excreção. e) Evaporação, excreção, respiração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q224065 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDEVários fenômenos podem ser relacionados ao ciclo da água. Alguns deles são biológicos e outros são estritamente ambientais. Aponte a alternativa que reúne um ou mais fenômenos não diretamente relacionado(s) ao ciclo: a) Respiração, fotossíntese, evaporação b) Precipitação, condensação, transpiração c) Precipitação, evaporação, destilação d) Infiltração, respiração, precipitação e) Fotossíntese, condensação, evaporação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q225479 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEA respeito das grandes epidemias de gripe, assinale a alternativa incorreta: a) O convívio de doentes com médicos e enfermeiros é inofensivo para a transmissão da doença a eles. b) A contenção dos doentes e seu tratamento é uma atitude necessária para controlar a epidemia. c) A velocidade de propagação dessa doença é alta, pela facilidade de um doente se deslocar de um país ou continente para outro. d) É comum os profissionais da área médica desenvolverem imunidade a determinadas doenças. Mas sempre há riscos de contágio. e) Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q226942 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEDesde tempos antigos, a humanidade convive com episódios de doenças que acometem grande número de pessoas. Porém, para que possamos chamar de ?epidemia", é necessário que algumas características estejam presentes. Assinale a alternativa que reúne as características de uma epidemia: a) Pequeno número de casos, mas que persistem por muitos anos. b) Um número constante de casos, mas que afetam apenas homens. c) Um número constante de casos, mas que afetam apenas mulheres. d) Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo, como em uma ?explosão" de ocorrências, por exemplo o ebola na África e a dengue no Brasil. e) Uma queda rápida do número de casos, após terem se mantido constantes por alguns anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q225455 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEA respeito das grandes epidemias de gripe, assinale a alternativa incorreta: a) A contenção dos doentes e seu tratamento é uma atitude necessária para controlar a epidemia. b) O convívio de doentes com médicos e enfermeiros é inofensivo para a transmissão da doença a eles. c) É comum os profissionais da área médica desenvolverem imunidade a determinadas doenças. Mas sempre há riscos de contágio. d) A velocidade de propagação dessa doença é alta, pela facilidade de um doente se deslocar de um país ou continente para outro. e) Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q225026 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEHá uma diferença marcante entre epidemias e pandemias. Assinale a alternativa que apresenta essa diferença entre elas: a) A epidemia afeta um grande número de pessoas em um espaço geográfico delimitado; a pandemia atinge uma proporção espacial maior, que pode ser de um ou mais continentes ou o mundo todo potencialmente. b) A epidemia se refere a doenças bacterianas apenas. Já a pandemia pode se referir a doenças virais ou bacterianas. c) A pandemia afeta pessoas de uma mesma etnia. A pandemia pode acometer diferentes etnias. d) A epidemia é passível de tratamentos médicos. A pandemia não dispõe de tratamento disponível. e) A pandemia é um fenômeno que ainda não teve exemplos reais na história da humanidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q220630 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEAs endemias são tão nocivas quanto as epidemias, pois matam lentamente um grande número de pessoas. As alternativas trazem doenças associadas a um comportamento epidêmico ou endêmico. Assinale a alternativa que traz a associação correta: a) Doença de Chagas ? doença endêmica no Brasil b) Malária - doença endêmica na Europa c) Esquistossomose ? doença epidêmica nos Estados Unidos d) Teníase ? doença epidêmica na Europa e) Febre amarela ? doença epidêmica na Europa Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q223397 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEAssinale a alternativa que apresenta pandemias que tiveram grande impacto na história da humanidade: a) Sarampo, coqueluche e amebíase. b) Peste negra, gripe espanhola e tifo. c) Doença de Chagas, gastrite nervosa e conjuntivite viral. d) Artrite, rinite e cólera. e) Amidalite, asma e reumatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q224699 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDECasos recentes de epidemia de Ebola na África mostraram ao mundo como é difícil conter um quadro epidêmico. Entre as ações a serem realizadas para conter a epidemia estão: a) Encaminhar os doentes a hospitais da região ou enviá-los a hospitais próximos. b) Aguardar que, entre os doentes, manifestem-se um ou mais indivíduos naturalmente resistentes. c) Enviar os doentes a centros de pesquisa para desenvolver medicamentos. d) No caso de óbitos, encaminhar os corpos aos familiares para que sejam feitos os preparativos dos sepultamentos o mais rapidamente possível. e) Traçar um perímetro no local, isolar e tratar os doentes, além de controlar a entrada e saída de médicos e pessoal de apoio dos locais afetados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q221385 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDEA água é um recurso indispensável para a manutenção da vida. Além disso, ela também atua com enorme importância nos ecossistemas, em escala global. A respeito dessa importância mais abrangente, assinale a alternativa incorreta: a) A água concentra-se na atmosfera na forma de nuvens, contribuindo para manter estável a sua temperatura. b) Tanto os ambientes mais secos quanto os mais úmidos dependem da água para assegurar a sobrevivência dos seres. c) As moléculas de água que circulam pelo corpo dos seres vivos não retornam mais ao ciclo, permanecendo no interior das células definitivamente. d) A concentração de água variou em diferentes ambientes no decorrer do tempo, de forma que aquelesque hoje são secos podem ter sido ricos nesse recurso no passado e vice-versa. e) Os ventos podem carregar grandes massas de água na atmosfera, permitindo que sejam descarregadas (chuvas) em locais muito distantes de onde evaporaram. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q221327 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDEConsidere o seguinte trajeto percorrido por uma molécula de água: vem à superfície da terra na forma de chuva (I); é ingerida por um boi e eliminada do corpo desse animal na forma líquida (II); e, finalmente, após ser depositada no solo, ela retorna à atmosfera na forma de vapor (III). Assinale a alternativa que indica os processos possíveis, apontados por I, II e III: a) Precipitação, excreção, evaporação. b) Precipitação, condensação, excreção. c) Transpiração, precipitação, condensação. d) Condensação, precipitação, excreção. e) Evaporação, excreção, respiração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q224065 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDEVários fenômenos podem ser relacionados ao ciclo da água. Alguns deles são biológicos e outros são estritamente ambientais. Aponte a alternativa que reúne um ou mais fenômenos não diretamente relacionado(s) ao ciclo: a) Respiração, fotossíntese, evaporação b) Precipitação, condensação, transpiração c) Precipitação, evaporação, destilação d) Infiltração, respiração, precipitação e) Fotossíntese, condensação, evaporação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q225479 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDEA respeito das grandes epidemias de gripe, assinale a alternativa incorreta: a) O convívio de doentes com médicos e enfermeiros é inofensivo para a transmissão da doença a eles. b) A contenção dos doentes e seu tratamento é uma atitude necessária para controlar a epidemia. c) A velocidade de propagação dessa doença é alta, pela facilidade de um doente se deslocar de um país ou continente para outro. d) É comum os profissionais da área médica desenvolverem imunidade a determinadas doenças. Mas sempre há riscos de contágio. e) Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro