Questões de Concursos NC UFPR

Resolva questões de NC UFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1064993 | Português, Morfologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

Literatura para ver

Georgina Martins

“Mas eles não são cegos, como é que não conseguem ler Machado de Assis?” Em 2008, esta foi a minha resposta ao pedido de ajuda de uma aluna do curso de especialização em literatura infantil e juvenil da Faculdade de Letras da UFRJ. Ela era professora do Ensino Médio da rede pública e precisava de sugestões metodológicas para ensinar literatura aos seus alunos surdos. Minha resposta, na verdade, minha pergunta, foi resultado do meu primeiro espanto diante de uma questão a qual sequer poderia supor que se tornaria minha principal indagação e meu maior desafio na prática docente.
A professora desejava que seus alunos surdos lessem Machado de Assis, o que, para minha ignorância, não se constituía em um problema diferente daqueles que a grande maioria dos professores de literatura enfrenta. Por isso me pus a sugerir os mais batidos conselhos: ler com eles, explicar a sintaxe de Machado, mostrar que a estrutura frasal é mais complexa do que a dos textos com os quais estão acostumados, fazer um passeio pelo contexto histórico e cultural do Brasil do século XIX, e, principalmente, fazê-los acreditar que a professora deles é uma leitora, e todo aquele papo de educação pelo exemplo.
A professora me repetiu que os alunos eram surdos e que, por isso, tinham muitas dificuldades com a leitura,logo, ensinar literatura para eles não era uma tarefa fácil. Confesso que não entendi quase nada do problema,porqueminha ignorância no assunto me fazia pensar que a surdez não se configurava em impedimento para o aprendizado da língua portuguesa.
Movida pela curiosidade em adentrar em um universo de novas possibilidades e pelo desejo de ajudar a tal aluna, procurei auxílio com a professora Deize Santos, que, à época, atuava no departamento de linguística da Faculdade de Letras. Coincidentemente, ela estava às voltas com a aprovação de dois importantes cursos nessa área – uma graduação em Letras-Libras e uma pós-graduação em tradução e interpretação em língua de sinais – e não mediu esforços em partilhar todo conhecimento que havia acumulado sobre o tema. Três anos depois, por ocasião da aprovação do curso de “pós”, convidou-me para ministrar a disciplina de literatura infantil e juvenil para a turma de surdos e ouvintes que começava na Faculdade de Letras. A experiência não só me fez rever toda prática de ensino, como ainda proporcionou minha plena realização profissional, confirmando a crença de que ensinar literatura é preciso e aprender literatura é um direito de todo ser humano.
Tenho por hábito começar minhas aulas buscando esclarecer a origem e a natureza do objeto sobre o qual vamos nos debruçar durante o período letivo, daí a necessidade de começar investigando, juntamente com a turma, os diferentes modos de conceituar literatura e seus principais gêneros discursivos, como poesia e prosa, para, logo em seguida, entrar na discussão sobre o literário e o literal, tendo como suporte as noções linguísticas de denotação e conotação. Mas como fazer isso com alunos surdos que não têm a língua portuguesa como primeira língua?
Descobri que os surdos acabam por ser estrangeiros na própria pátria. Era preciso pensar o ensino de literatura de outro modo, uma literatura para ver, e só depois para ler […]


Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/literatura-para-ver/. Adaptado.
As expressões logo e porque, destacadas no texto, podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, por, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1064994 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Considere o seguinte texto:

Ex•tin•ção
Extinguir é apagar um incêndio. Essa é a primeira acepção do verbo latino “exstinguere”, daí o nosso “extintor” vermelhinho. O fogo aparece exaustivamente como metáfora do amor e da vida: “que não seja imortal, posto que é chama”, reza o verso de Vinicius de Moraes; “a chama dele se apagou”, dizemos quando alguém morre. E assim o sentido de “extinguir” também se alastra, de “apagar a vida do fogo” para “apagar o fogo da vida”. […]
Hoje, um dos maiores incêndios que o homem precisa apagar é a própria extinção: o apagamento iminente de 1 milhão de espécies de animais e vegetais do planeta. Nunca na história da humanidade tantos seres vivos estiveram ameaçados, conforme mostra o relatório lançado em maio de 2019 pela IPBES, uma plataforma de pesquisa das Nações Unidas. Extinguir também é destingir: o mundo vai perdendo seu colorido e ficando desbotado. Quase sempre, entendemos “extinguir” como verbo reflexivo, e isso nos leva a acreditar que as espécies se extinguem sozinhas. Ou ainda adotamos uma frase feita na voz passiva, “as espécies estão ameaçadas de extinção”, que omite o agente: ameaçadas por quem?

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/lexico/2019/06/09/A-chama-que-o-homem-apaga.-E-com-ela-vai-a-vida-no-planeta. Adaptado.

Do último parágrafo do texto, é possível depreender a definição de verbo reflexivo e de voz passiva: ação do sujeito que reflete sobre ele mesmo e ação em que se omite o agente, respectivamente. O autor utiliza a construção desse parágrafo para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1064995 | Português, Problemas da Língua Culta, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

Me lembro com clareza de todas as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona Ilka. Curioso: por que escrevi “Dona Ilka” e não Ilka? Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o “Dona”, _______ se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo ainda não se usava o “tia”. Elas podiam ser boas e até maternais, _______ decididamente não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era aluno “bem-comportado”. Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo lembrar _______. O fato é que fui posto de castigo.Queconsistia em ficar de pé num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá pra ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média.) Mas o que eu nunca esqueci foi a Dona Ilka ter me chamado de“santinho do pau oco”.
Ser bem-comportado em aula não era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha boa conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram poucas as vezes ______ um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.


Luis Fernando Verissimo.O nariz e outra crônicas. São Paulo: Ática, 1995. Adaptado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1064996 | Matemática, Álgebra, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Em uma cafeteria, um grupo de pessoas comprou 2 cafés espressos e 3 cappuccinos, totalizando R$ 31,50. Outro grupo de pessoas comprou 5 cafés espressos e 2 cappuccinos, totalizando R$ 37,50. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o preço do café espresso nessa cafeteria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1064997 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Uma peça usada na construção civil tem formato de paralelepípedo com dimensões 7 cm, 8 cm e 10 cm e é feita utilizando cimento em um molde no mesmo formato e dimensões da peça. Um pedreiro vai usar 200 L de cimento para fazer peças desse tipo. Desconsiderando a espessura do molde e sabendo que 1000 cm3 equivalem a 1 L, assinale a alternativa que apresenta a quantidade máxima de peças que esse pedreiro poderá fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1064998 | Matemática, Progressões, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Allan observou uma cultura de bactérias durante uma semana. No primeiro dia, havia 5760 bactérias nessa colônia e, nos dias seguintes, havia sempre a metade da quantidade de bactérias do dia anterior. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de bactérias que havia no sétimo dia de observação de Allan.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1033566 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Uma sorveteria tem 6 opções de sabores de sorvete, 3 opções de caldas, 2 opções de tamanhos de casquinhas e 3 opções de tamanhos de potes. Pode-se preparar pedidos com uma opção de sabor de sorvete, uma opção de calda e uma opção de casquinha ou de pote. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de pedidos distintos que podem ser feitos nessa sorveteria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1033567 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico Administrativo, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

Trinta e duas pessoas foram entrevistadas para saber qual marca de sabonete usam: Refrescante ou Bom Cheiro. Dos entrevistados, 15 disseram que usam Bom Cheiro, 12 disseram que usam ambas as marcas, e 10 disseram que não usam nenhuma das duas. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade total de pessoas que usam Refrescante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1033568 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, NC UFPR, 2024

O professor Walter elaborou 5 questões para um trabalho de Matemática. Cada aluno poderia escolher, entre elas, 4 questões para resolver. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de trabalhos distintos que os alunos de Walter podem fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1026447 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Técnico em Farmácia, UFPR, NC UFPR, 2024

Para azulejar um cômodo de 30 m2, foram utilizadas 4 caixas de azulejos. Quantas caixas desse azulejo serão necessárias para azulejar uma casa de 75 m2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1026448 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Técnico em Farmácia, UFPR, NC UFPR, 2024

Em uma disciplina, o professor fará o cálculo final da nota dos alunos utilizando média ponderada. A Prova 1 terá peso 1, a Prova 2 terá peso 2, e a Prova 3 terá peso 3. Cada prova vale 100 pontos. Um aluno tirou 80 na Prova 1 e 65 na Prova 2. Qual deve ser a nota da Prova 3 desse aluno para que a nota final dele seja 60?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1026449 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Técnico em Farmácia, UFPR, NC UFPR, 2024

Em um campeonato de basquetebol, uma partida não termina empatada e sempre há um vencedor. Considere que, durante um campeonato desse, um time disputou 82 partidas e venceu 12 partidas a mais do que perdeu. O número de derrotas desse time foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1069357 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Cadete, CBM PR, NC UFPR, 2023

“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada [...]. [...] Não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem”.
DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução: Bento Prado Jr. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 37.
Considerando a importância do método para a filosofia de Descartes, assinale a alternativa que contém um dos preceitos para bem direcionar-se o espírito e, assim, adquirir-se conhecimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1069358 | Filosofia, A Política, Cadete, CBM PR, NC UFPR, 2023

No Tratado da Tolerância, Voltaire argumenta que a condenação de Jean Calas à morte, em 9 de março de 1762, foi um erro judiciário fomentado pela intolerância. Levando em consideração essa obra, assinale a alternativa que corresponde à posição de Voltaire diante desse acontecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1069359 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Cadete, CBM PR, NC UFPR, 2023

De acordo com o texto A arte diante do mal radical, de Thierry de Duve, a decisão do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque de expor uma série de fotos de pessoas mantidas em campos de extermínio pelo regime de Pol Pot (líder do Khmer Vermelho cambojano entre 1975 e 1979 e responsável pelo massacre sistemático de milhares de civis durante esse período):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1069360 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Cadete, CBM PR, NC UFPR, 2023

“Até pouco tempo atrás, quando queríamos sustentar uma afirmação sem argumentar demais, bastava dizer: ‘É comprovado cientificamente.’ Mas essa tática já não tem mais a mesma eficácia, pois a confiança na ciência está diminuindo. Vivemos hoje um clima de ceticismo generalizado, uma descrença nas instituições que favorece a disseminação de negacionismos, encampados por governos com políticas escancaradamente anticientíficas”.
ROQUE, Tatiana. O negacionismo no poder. Como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política. Revista Piauí, n. 161, fev. 2020.
Considerando os elementos mobilizados no texto de Roque, assinale a alternativa que apresenta uma medida que, se implementada, aumentaria a confiança da população no discurso científico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q683584 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Em relação às diferenças entre treinamento e desenvolvimento, assinale a alternativa que apresenta o foco das ações de desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q945239 | Administração Geral, Administração Científica, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

O conceito de homo economicus, segundo o qual toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais está diretamente relacionado a qual teoria da administração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q945240 | Administração Geral, Abordagem Contingencial da Administração, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A abordagem da administração segundo a qual não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional e que a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo é a abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q945241 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborada com base no ambiente externo à organização (macroambiente) e no ambiente interno (microambiente). Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico. Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.