Questões de Concursos: UECE

Prepare-se para a prova com questões de UECE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q42422 | Direitos Humanos, Agente Penitenciário, SEJUS CE, UECE

De acordo com o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, resolução aprovada em Paris em 10 de dezembro de 1948, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
( ) Toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e gozar asilo em outros países.
( ) O direito de procurar e gozar asilo em outros países pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum.
( ) Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
( ) Todos são iguais perante a lei e têm direito, mas nem todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A sequência correta de cima para baixo é:

2 Q322402 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

3 Q324213 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

4 Q484741 | Geografia, Conferências e Tratados Ambientais, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

O relatório conhecido como “Os limites do Crescimento” é uma importante publicação que trata da utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos, caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade. Esse documento está associado

5 Q477749 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmácia, SES CE, UECE

Considere as seguintes afirmativas sobre xaropes:

I - Uma das características dos xaropes é a sua elevada viscosidade.

II - A dissolução do açúcar para obtenção de um xarope pode efetuar-se a frio ou a quente.

III - A preparação de um xarope a quente tem a vantagem de o aquecimento atuar como uma esterilização.

IV - A ação do oxigênio constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

V - A exposição à luz constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

São corretas:

6 Q322814 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE

Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,

7 Q325507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE

A educação a distância (EaD) vem se desenvolvendo de forma bastante acelerada no Brasil, especialmente por suas características de romper com as barreiras de espaço e tempo, apresentar um grau de flexibilidade superior à educação presencial e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação em ambientes previamente preparados com interface amigável e graus de interação diversos. Os ambientes tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são conhecidos como

8 Q327272 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações:

I. A cultura é o alimento da educação.

II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.

III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.

IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.

É correto o que se afirma em:

9 Q474271 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Lutas são entendidas não somente como as modalidades de combate formais, mas, também, como prática da luta informal, tal como os jogos de lutas. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.

10 Q384543 | Biologia, Evolução, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Relacione os defensores das principais hipóteses sobre a origem da vida com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Jan Baptiste Van Helmont

2. Francesco Redi

3. Louis Pasteur

4. Aleksandr Ivanovich Oparin

5. Stanley Miller

( ) Adepto da biogênese, fez um experimento onde colocou alimentos em vários vidros e deixou alguns fechados com gaze e outros abertos: nos fechados, as moscas não apareceram.

( ) Ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira, demonstrando, assim, que os microrganismos estavam no ar.

( ) Adepto da teoria da abiogênese, acreditava que quando se espreme uma roupa de baixo suja, um fermento drenado da roupa reveste o trigo e o transforma em camundongo.

( ) Recriou, em laboratório, as condições da atmosfera primitiva dentro de um balão de vidro, submetido a altas temperaturas e constante ação de descargas elétricas. Ao fim de certo tempo, ele observou o acúmulo de aminoácido no interior do balão.

( ) Lançou a hipótese de que a vida se originou a partir da combinação entre os gases existentes na atmosfera primitiva que, sob a ação das descargas elétricas e dos raios ultravioleta, formariam estruturas químicas complexas, conhecidas hoje como aminoácidos.

A sequência correta de cima pra baixo é:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.