Questões de Concursos: UECECEV Prepare-se para a prova com questões de UECECEV de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. UECECEV Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q903270 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais: I. O ensino de Ciências deve ampliar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como promover a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. II. O ensino de Ciências deve possibilitar que os alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. III. No ensino de Ciências, deve-se avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. Sobre as três afirmações acima apresentadas, é correto dizer que a) todas são verdadeiras e possuem relação entre si. b) a primeira é verdadeira, mas a segunda e a terceira são falsas. c) a primeira é falsa, mas a segunda e a terceira são verdadeiras. d) a primeira e a terceira são verdadeiras, mas a segunda é falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q903264 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Atente para o seguinte excerto de um artigo intitulado “A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver”, de Wildner Theves e Nestor André Kaercher (2020), que aborda exemplos práticos da vivência do espaço geográfico na perspectiva da criança: “Uma menina indígena haverá de ter uma visão diferente de natureza de um infante urbano. São vivências espaciais distintas. Em julho, no Rio Grande do Sul, nossa circulação pelas ruas é menos convidativa do que no verão. Pense você seus exemplos! Meninas podem andar tão livres na rua como os meninos, sobretudo ao anoitecer? Por meio de exemplos e perguntas direcionadas aos alunos, a ação docente na mediação didática assume papel fundamental”. Compreende-se que a criança não é uma “folha em branco”, tendo suas dimensões e percepções sobre o espaço geográfico e como este se organiza. Pensando a prática docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao ensino de Geografia, é correto afirmar que a) os professores devem pensar o espaço geográfico apenas como urbano e/ou rural, compreendendo-o enquanto espaço padronizado, estanque, ausentando-se da dimensão política e crítica. b) os professores devem desenvolver propostas didáticas tendo como base os livros didáticos e outros impressos, seguindo esta referência enquanto estratégia principal do seu trabalho. c) os professores devem desenvolver estratégias didáticas para compreensão do espaço geográfico, levando em consideração, exclusivamente, o estudo dos mapas, imagens e globos. d) os professores devem desenvolver propostas didáticas em que a espacialidade seja desenvolvida com o intuito de provocar a atividade criadora, ampliando as visões de mundo dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q903232 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Philippe Ariès, historiador francês, é autor de obras de grande repercussão como História social da criança e da família (1960). Este livro mostra como a sociedade muda quando as atitudes daqueles que a compõem mudam. É considerado um dos pioneiros no campo de estudo das mentalidades. Considerando as concepções de Ariès sobre criança e infância, atente para as seguintes afirmações: I. A criança, por muito tempo, não foi vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias, e sim, homens de tamanho reduzido. II. Acredita que a criança não deve deixar de ser criança, pois ela precisa experimentar a vida e viver cada etapa com toda intensidade. III. A criança tão logo alcançasse a capacidade de suprir-se fisicamente, adentrava no mundo adulto, portanto a permanência dela era breve no seio familiar. Faz parte das concepções de Ariès sobre criança e infância somente o que consta em a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) I e III apenas. d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q882573 | Medicina, Resoluções do CFM, Agente Fiscal, CREMEC, UECECEV, 2024Atente para o que se afirma a seguir sobre o Conselho Federal de Medicina e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) O mandato de seus membros será meramente honorífico e durará 5 (cinco) anos. ( ) É composto por 28 (vinte e oito) conselheiros titulares. ( ) Para a candidatura a vaga de conselheiro federal, o médico necessita ser conselheiro do Conselho Regional de Medicina em que está inscrito. ( ) Na primeira reunião ordinária, será eleita a sua diretoria, composta de presidente, vice-presidente, secretário geral, primeiro e segundo secretários, e tesoureiro, na forma do regimento. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) F, F, V, F. b) F, V, F, V. c) V, F, V, F. d) V, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q903231 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024De acordo com o Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. No que diz respeito às características da avaliação na educação infantil, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação: 1. Instrumentos; 2. Objeto; 3. Conceito; 4. Finalidade. ( ) O “Conhecimento de mundo” subdividido em movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática. ( ) Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo educativo como um todo. ( ) Nesta etapa está desvinculada da questão classificatória, punitiva ou ainda promocional. ( ) Fichas de acompanhamento, relatórios ou portfólios. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) 2, 4, 3, 1. b) 3, 4, 2, 1. c) 4, 2, 1, 3. d) 2, 1, 3, 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q903226 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o cuidado I. é algo indissociável ao processo educativo. II. desvincula-se da ação da família, circunscrevendo-se à unidade escolar. III. deve ser considerado no âmbito da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil. IV. é o ponto de partida para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de saúde e bem-estar. Estão corretas as complementações contidas em a) II, III e IV apenas. b) I e III apenas. c) I, II, III e IV. d) I, II e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q882574 | Medicina, Resoluções do CFM, Agente Fiscal, CREMEC, UECECEV, 2024Analise a seguinte afirmação: “A renda do Conselho Federal de Medicina é composta por 20% (vinte por cento) da totalidade do imposto sindical pago pelos médicos, e, 1/2 da taxa de expedição das carteiras profissionais e das multas aplicadas pelos Conselhos Regionais”. Sobre essa afirmação, é correto afirmar que é FALSA, a) pois o percentual é composto por 30% do imposto sindical. b) pois a Lei se refere a 1/3 das taxas de expedição de carteiras profissionais e multas aplicadas pelos Conselhos Regionais. c) pois o percentual é composto por 26% do imposto sindical. d) pois a Lei se refere a 1/5 das taxas de expedição de carteiras profissionais e multas aplicadas pelos Conselhos Regionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q903225 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024No tocante à avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) orientam que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças que garantam a I. observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na primeira etapa da Educação Básica. III. utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). IV. continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias voltadas a diferentes momentos de transição da criança (casa/instituição de Educação Infantil, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental, e demais transições vivenciadas no interior da instituição de ensino). Estão corretas as complementações contidas em a) I, II e III apenas. b) II, III e IV apenas. c) I, II, III e IV. d) I e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q903229 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Assinale a opção que corresponde à concepção de criança apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). a) A criança é um sujeito de direitos: direito à educação, ao cuidado, à vida e à saúde, mediante a efetivação de uma proposta pedagógica que permita o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. b) A criança é sujeito histórico e de direitos, o que torna imprescindível que as propostas pedagógicas da Educação Infantil busquem assegurar que ela disponha de todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. c) A criança é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. d) A criança é um sujeito de direitos e alvo central no âmbito do planejamento curricular e das propostas pedagógicas da Educação Infantil, mediante a realização de atividades, projetos e avaliações que ajam em função do desenvolvimento sadio, integral e harmonioso da criança até seis anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q903228 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Atente para o seguinte enunciado: São os primeiros grafismos que imitam a escrita e são também expressões criativas das crianças. Começam quando a criança consegue rabiscar com um lápis, giz ou caneta com firmeza. Embora possam parecer apenas rabiscos aleatórios, sem nenhum sentido, são essenciais para o desenvolvimento infantil. Considerando as primeiras formas de manifestação da escrita das crianças, é correto afirmar que a descrição acima corresponde à fase denominada a) garatuja. b) icônica. c) pré-silábica. d) alfabética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q903270 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais: I. O ensino de Ciências deve ampliar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como promover a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. II. O ensino de Ciências deve possibilitar que os alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. III. No ensino de Ciências, deve-se avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. Sobre as três afirmações acima apresentadas, é correto dizer que a) todas são verdadeiras e possuem relação entre si. b) a primeira é verdadeira, mas a segunda e a terceira são falsas. c) a primeira é falsa, mas a segunda e a terceira são verdadeiras. d) a primeira e a terceira são verdadeiras, mas a segunda é falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q903264 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Atente para o seguinte excerto de um artigo intitulado “A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver”, de Wildner Theves e Nestor André Kaercher (2020), que aborda exemplos práticos da vivência do espaço geográfico na perspectiva da criança: “Uma menina indígena haverá de ter uma visão diferente de natureza de um infante urbano. São vivências espaciais distintas. Em julho, no Rio Grande do Sul, nossa circulação pelas ruas é menos convidativa do que no verão. Pense você seus exemplos! Meninas podem andar tão livres na rua como os meninos, sobretudo ao anoitecer? Por meio de exemplos e perguntas direcionadas aos alunos, a ação docente na mediação didática assume papel fundamental”. Compreende-se que a criança não é uma “folha em branco”, tendo suas dimensões e percepções sobre o espaço geográfico e como este se organiza. Pensando a prática docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao ensino de Geografia, é correto afirmar que a) os professores devem pensar o espaço geográfico apenas como urbano e/ou rural, compreendendo-o enquanto espaço padronizado, estanque, ausentando-se da dimensão política e crítica. b) os professores devem desenvolver propostas didáticas tendo como base os livros didáticos e outros impressos, seguindo esta referência enquanto estratégia principal do seu trabalho. c) os professores devem desenvolver estratégias didáticas para compreensão do espaço geográfico, levando em consideração, exclusivamente, o estudo dos mapas, imagens e globos. d) os professores devem desenvolver propostas didáticas em que a espacialidade seja desenvolvida com o intuito de provocar a atividade criadora, ampliando as visões de mundo dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q903232 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Philippe Ariès, historiador francês, é autor de obras de grande repercussão como História social da criança e da família (1960). Este livro mostra como a sociedade muda quando as atitudes daqueles que a compõem mudam. É considerado um dos pioneiros no campo de estudo das mentalidades. Considerando as concepções de Ariès sobre criança e infância, atente para as seguintes afirmações: I. A criança, por muito tempo, não foi vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias, e sim, homens de tamanho reduzido. II. Acredita que a criança não deve deixar de ser criança, pois ela precisa experimentar a vida e viver cada etapa com toda intensidade. III. A criança tão logo alcançasse a capacidade de suprir-se fisicamente, adentrava no mundo adulto, portanto a permanência dela era breve no seio familiar. Faz parte das concepções de Ariès sobre criança e infância somente o que consta em a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) I e III apenas. d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q882573 | Medicina, Resoluções do CFM, Agente Fiscal, CREMEC, UECECEV, 2024Atente para o que se afirma a seguir sobre o Conselho Federal de Medicina e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) O mandato de seus membros será meramente honorífico e durará 5 (cinco) anos. ( ) É composto por 28 (vinte e oito) conselheiros titulares. ( ) Para a candidatura a vaga de conselheiro federal, o médico necessita ser conselheiro do Conselho Regional de Medicina em que está inscrito. ( ) Na primeira reunião ordinária, será eleita a sua diretoria, composta de presidente, vice-presidente, secretário geral, primeiro e segundo secretários, e tesoureiro, na forma do regimento. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) F, F, V, F. b) F, V, F, V. c) V, F, V, F. d) V, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q903231 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024De acordo com o Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. No que diz respeito às características da avaliação na educação infantil, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação: 1. Instrumentos; 2. Objeto; 3. Conceito; 4. Finalidade. ( ) O “Conhecimento de mundo” subdividido em movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática. ( ) Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo educativo como um todo. ( ) Nesta etapa está desvinculada da questão classificatória, punitiva ou ainda promocional. ( ) Fichas de acompanhamento, relatórios ou portfólios. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) 2, 4, 3, 1. b) 3, 4, 2, 1. c) 4, 2, 1, 3. d) 2, 1, 3, 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q903226 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o cuidado I. é algo indissociável ao processo educativo. II. desvincula-se da ação da família, circunscrevendo-se à unidade escolar. III. deve ser considerado no âmbito da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil. IV. é o ponto de partida para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de saúde e bem-estar. Estão corretas as complementações contidas em a) II, III e IV apenas. b) I e III apenas. c) I, II, III e IV. d) I, II e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q882574 | Medicina, Resoluções do CFM, Agente Fiscal, CREMEC, UECECEV, 2024Analise a seguinte afirmação: “A renda do Conselho Federal de Medicina é composta por 20% (vinte por cento) da totalidade do imposto sindical pago pelos médicos, e, 1/2 da taxa de expedição das carteiras profissionais e das multas aplicadas pelos Conselhos Regionais”. Sobre essa afirmação, é correto afirmar que é FALSA, a) pois o percentual é composto por 30% do imposto sindical. b) pois a Lei se refere a 1/3 das taxas de expedição de carteiras profissionais e multas aplicadas pelos Conselhos Regionais. c) pois o percentual é composto por 26% do imposto sindical. d) pois a Lei se refere a 1/5 das taxas de expedição de carteiras profissionais e multas aplicadas pelos Conselhos Regionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q903225 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024No tocante à avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) orientam que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças que garantam a I. observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na primeira etapa da Educação Básica. III. utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). IV. continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias voltadas a diferentes momentos de transição da criança (casa/instituição de Educação Infantil, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental, e demais transições vivenciadas no interior da instituição de ensino). Estão corretas as complementações contidas em a) I, II e III apenas. b) II, III e IV apenas. c) I, II, III e IV. d) I e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q903229 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Assinale a opção que corresponde à concepção de criança apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). a) A criança é um sujeito de direitos: direito à educação, ao cuidado, à vida e à saúde, mediante a efetivação de uma proposta pedagógica que permita o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. b) A criança é sujeito histórico e de direitos, o que torna imprescindível que as propostas pedagógicas da Educação Infantil busquem assegurar que ela disponha de todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. c) A criança é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. d) A criança é um sujeito de direitos e alvo central no âmbito do planejamento curricular e das propostas pedagógicas da Educação Infantil, mediante a realização de atividades, projetos e avaliações que ajam em função do desenvolvimento sadio, integral e harmonioso da criança até seis anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q903228 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024Atente para o seguinte enunciado: São os primeiros grafismos que imitam a escrita e são também expressões criativas das crianças. Começam quando a criança consegue rabiscar com um lápis, giz ou caneta com firmeza. Embora possam parecer apenas rabiscos aleatórios, sem nenhum sentido, são essenciais para o desenvolvimento infantil. Considerando as primeiras formas de manifestação da escrita das crianças, é correto afirmar que a descrição acima corresponde à fase denominada a) garatuja. b) icônica. c) pré-silábica. d) alfabética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro