Questões de Concursos: UNAMA

Prepare-se para prova com questões de UNAMA de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q326030 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na:

"Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).

Sobre Educação Popular, é correto afirmar:

1- A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo- nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.

2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.

3- Defender para a educação popular uma ortodoxia que ela jamais teve, ou pretendia ter, não seria tão sensato. Pelo contrário, uma de suas especificidades estava exatamente no seu caráter iconoclasta e, em conseqüência, na quase impossibilidade de enquadrar as práticas em algum tipo de definição que lhes fizesse jus.

4- De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subaltern

4 Q321134 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:

6 Q351751 | Artes, Elementos da linguagem visual, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que diz respeito aos elementos de visualidade e suas relações compositivas, é correto afirmar:

7 Q640697 | Informática, Linguagens, Técnico em Gestão de Informática, CPC PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere a definição da seguinte struct escrita em linguagem de programação C.

struct endereco

{ char logradouro [50];

int numero;

char cidade[30];

char estado[2]; }

end1, end2;

A alternativa que manipula corretamente a struct acima definida é:

8 Q352121 | Artes, Fotografia Fotógrafo, Auxiliar de Serviços Operacionais em Fotografia, SEJUDH PA, UNAMA

As câmeras fotográficas digitais estão programadas para que utilizemos a iluminação adequada para cada cena, mas temos que ajustá-las de acordo com a luz disponível. O mecanismo desse ajuste é chamado: