Questões de Concursos: UNESP

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1 Q682034 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que:

2 Q684882 | Português, Morfologia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

Assinale a frase incorreta.

3 Q685104 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

Assinale a oração correta:

4 Q694344 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

Conceber as relações do planejamento educativo com o Projeto Político-pedagógico da instituição requer que excluamos a seguinte consideração:

5 Q690048 | Português, Crase, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

Assinale a oração incorreta:

6 Q682057 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) promulgam que:
A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos.
B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações.
C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando.

7 Q683550 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

A criança como sujeito ativo e de direitos é tratada como:
I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce.
II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam.
III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida.
IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana.

8 Q688399 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

A criança brasileira tem conquistado lugar no discurso político-científico contemporâneo e se tornado alvo de atenção das políticas públicas. Especialmente o documento composto por Campos e Rosemberg (2009) – atualmente em sua segunda versão – valida o sentido da criança com sujeitos de direitos. Particularmente, o documento expressa que as crianças brasileiras têm:

9 Q686345 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

Assinale a alternativa correta gramaticalmente:

10 Q686133 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano.
Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:
I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada
ao longo da história e também produzem cultura.
II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade.
III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
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