Questões de Concursos Públicos: UTFPR

Resolva online questões de UTFPR para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q331022 | Matemática, Teoria dos Conjuntos Numéricos, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

Um supermercado fez uma pesquisa com seus clientes, no período de uma semana, e constatou que 180 pessoas compraram feijão da marca A e 220 compraram feijão da marca B. Assinale a alternativa que apresenta o número de pessoas que compraram feijão das duas marcas, sendo que foram pesquisadas 350 pessoas e todas elas compraram feijão neste período.

2 Q384974 | Biologia, Biologia Celular, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

O tecido cartilaginoso possui uma matriz firme e flexível, resistente a tensões mecânicas e que participa da sustentação do corpo. Em relação a esse tecido, assinale a afirmativa correta.

3 Q333071 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

Calmamente, pela estrada vinha um boiadeiro tocando suas vacas. No meio de duas vacas, havia uma vaca. Na frente de duas vacas havia uma vaca e atrás de duas vacas havia uma vaca. Indique o número de vacas que esse boiadeiro levava pela estrada.

5 Q322416 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado AEE. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.

I) O AEE pode ocorrer fora do espaço escolar, assim, a frequência do aluno matriculado no ensino básico será garantida com o processo pedagógico adaptado.

II) O AEE desenvolve um currículo flexível com crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, facilitando a inclusão na escola regular.

III) A organização e a garantia de serviços de apoio pedagógico especializado, ou de qualquer alternativa encontrada, são da competência das escolas que é regulamentada pelos conselhos de Educação.

IV) Todos os professores que trabalham em classes regulares podem atuar em serviço de apoio pedagógico especializado, caso a SRM localiza na mesma escola de atuação.

V) São constituídas de materiais didáticos e pedagógicos sem adaptações para que seja favorecida a inclusão.

Estão corretas apenas:

6 Q387235 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

As características físicas, estruturais e de contenção de um laboratório determinam o tipo de microrganismo que pode ser manipulado em suas dependências. Sobre a classificação dos laboratórios, segundo o nível de Biossegurança, é correto afirmar que:

7 Q383402 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

Sobre a estocagem e armazenamento de produtos e resíduos químicos, é correto afirmar que:

8 Q340385 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Social, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

Uma pesquisa foi realizada com 450 enfermeiras, sobre a preferência das luvas da marca A e B. O resultado foi o seguinte:

• 213 gostam da marca de luva A.

• 206 gostam da marca de luva B.

• 44 não gostam de nenhuma das duas marcas.

Assinale a alternativa que apresenta o número de enfermeiras que gostam das duas marcas.

10 Q329046 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Ensino Médio

Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica.

Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica.

( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.

( ) A direção é centralizada em uma pessoa.

( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas.

( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade.

( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente.

( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.

( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.