Questões de Concursos: Agente Administrativo III

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1 Q894079 | Direito Administrativo, Contratação Direta, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A licitação é o meio adotado pelo ordenamento jurídico para o controle sadio e legítimo dos gastos públicos, tanto no tocante à coordenação das quantias liberadas para fazer frente às necessidades dos interesses primários e secundários da Administração quanto no que atine à oportunização da genuína participação competitiva dos interessados, corolário do princípio republicano e esperada em um Estado Democrático de Direito.

(MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo, p. 1128. Editora Saraiva.)


São hipóteses de dispensa de licitação, EXCETO:

2 Q894080 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O trabalho em equipe possui sinergia positiva por meio do esforço coordenado, resultante dos esforços individuais em um nível de desempenho maior que a simples soma delas. A relação interpessoal é uma vertente importante pela qual o comportamento humano possibilita o trabalho em equipe, no qual, havendo empatia e compreensão mútua, fatores essenciais à real participação das pessoas na atividade a ser desenvolvida, e que são baseadas na lealdade e confiança.


(ROBBINS, 2005; CHIAVENATO, 2010.)

Considerando o disposto, as relações interpessoais em equipes, em que a compreensão mútua apresenta seu mais alto nível, são aquelas em que a confiança

3 Q894084 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A cultura organizacional é composta de vários elementos que direcionam, condicionam e determinam o comportamento dos indivíduos nas organizações, dentre os quais se destacam os valores, que se classificam em três tipos: aparentes, declarados e operantes (SCHEIN, 2009; SANTOS, 2021). Relacione adequadamente o tipo de valor às suas respectivas características.

1. Valores aparentes. 2. Valores declarados. 3. Valores operantes.

( ) Mensagens publicadas e que traduzem a cultura dominante da organização, aparecendo, nos discursos oficiais, projetos, publicidade e comportamentos cotidianos de cada indivíduo.
( ) Referências que guiam as decisões estratégicas e os modos de funcionamento da organização, exprimindo normas, tentando influenciar comportamentos indesejáveis e excluir os insatisfatórios.
( ) Não são expressamente expostos, sendo visíveis nos acontecimentos e decisões; se revelam nas escolhas dos heróis, definições de sucesso e nas comunicações externas.

A sequência está correta em

4 Q884312 | Direito Administrativo, Agente Administrativo III, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

A Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais para licitações e contratos administrativos, visa garantir a eficiência, a competitividade e a transparência nas contratações públicas. Em determinadas situações, no entanto, a licitação se torna inexigível (art. 74) ou dispensável (art. 75), a depender das circunstâncias. Considerando os princípios da nova Lei, assinale a alternativa que representa corretamente um caso de inexigibilidade de licitação.

5 Q894085 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Os conceitos e ideias do estudo sobre o comportamento organizacional possuem foco interdisciplinar e no modelo básico de comportamento organizacional, há três níveis de análise do estudo: nível individual; nível do grupo; e, nível da organização (ROBBINS, 2005). Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível de análise micro-organizacional analisa o comportamento humano individual dentro da organização, envolvendo questões sobre a habilidade, a motivação e a satisfação, permitindo que a busca pelo controle e previsão do comportamento do indivíduo seja compreendido e as razões das ações e das decisões tomadas por ele no contexto do trabalho sejam explicadas.
II. O nível de análise macro-organizacional possibilita analisar a necessidade de modificação da configuração da organização informal devido a desajustes e incompatibilidades entre as estruturas forma e informal, a partir do comportamento grupal dos indivíduos, enquanto elementos da estrutura formal e informal, visando à compreensão de como se inter-relacionam e interferem na eficácia da organização.
III. O nível de análise meso-organizacional examina questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência, a cultura, o ambiente, compreendendo a organização como partes separadas e independentes de um sistema, considerando a necessidade de influenciar o comportamento em cada uma delas para sua adaptação e sobrevivência ao longo do tempo.

Está correto o que se afirma apenas em

6 Q884311 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Agente Administrativo III, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o art. 6º da Lei nº 14.133/2021, analise as assertivas abaixo:

I. Concorrência é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.
II. Concurso é a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.
III. Leilão é a modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.

Quais estão corretas?

7 Q894082 | Gestão de Pessoas, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A gestão por competências e a gestão do conhecimento surgiram para responder a questões particulares do cenário organizacional e os focos principais das duas abordagens são a competência, o conhecimento e a inovação, mas cada abordagem conduz a diferentes raciocínios de gestão (CARBONE et al., 2009). Constitui-se em um dos impactos na gestão resultante da abordagem da gestão do conhecimento:

8 Q894081 | Gestão de Pessoas, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) nas organizações é influenciada por diferentes fatores, dentre eles são considerados como principais: condições de trabalho, compensação, relação chefe/subordinado, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização e ambiente de trabalho (CHIAVENATO, 2014). Dentre os fatores apresentados, aquele que pressupõe a igualdade de oportunidades, os relacionamentos interpessoais e grupais e o senso comunitário é:

9 Q894083 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Determinada empresa de tecnologia está expandindo suas operações para novos mercados e pretende garantir um suporte especializado em áreas como desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética, buscando, assim, promover a inovação e excelência técnica. A estrutura indicada é aquela em que existam especialistas que possam colaborar em: formar e conduzir equipes em áreas-chave; outros departamentos para desenvolver soluções criativas e tecnologicamente avançadas; operar em um mercado dinâmico e competitivo devido à rápida adaptação às mudanças do mercado; e, desenvolver funções de planejamento e controle nas áreas de finanças e orçamento, de produção e de qualidade etc. Considerando as informações, a estrutura organizacional que a empresa se refere é a organização:

10 Q894086 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O ser humano vem sendo cada vez mais valorizado nas organizações, pois, quando o colaborador se sente parte integrante da vida organizacional, torna-se mais comprometido, participante e engajado e, para que isso aconteça, a comunicação tem papel essencial, pois, se administrar é fazer as coisas acontecerem por meio das pessoas, e para as pessoas poderem fazer as coisas de modo eficiente e eficaz, torna-se necessário comunicar constantemente a elas o que deve ser feito, como quando, quanto.

(CHIAVENATO, 2020.)

Sobre o processo de comunicação empresarial, analise as afirmativas a seguir.

I. As organizações se comunicam com seus clientes externos, como consumidores, fornecedores, governo, concorrentes etc. e com seus clientes internos, como funcionários, colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados.
II. A comunicação interna promove a interação e integração das pessoas, departamentos e áreas, para que cada um busque alcançar metas e objetivos diferentes e sem integração.
III. A comunicação externa tem como alguns de seus objetivos construir a imagem da organização, atender às exigências dos consumidores, adequar os colaboradores para o aumento da competição no mercado.

Está correto o que se afirma em
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